Cristiane Magnussen
mande verificarem os cabos da bateria ,também.
Tinha um siena 1.6 16v stile que apagou assim, igual ao seu.-Estava em brasilia indo para o trabalho e pimba! o carro apagou no eixinho L e todos atras freando e desviando, milagrosamente ele voltou a funcionar como o seu e eu ainda segui mais um pouco pra tirar o carro dali e nao causar um engarafamanto ou um acidente. Chamei o socorro do seguro, depois de umas ressuscitadas do carro, como eu estava a 2 km do estacionamento do anexo do bloco "n" da esplanada dos ministerios,parei no estacionamento do anexo. Chegou o socorro eletrico, olharam, olharam e nada! Colocou a culpa no motor do vidro eletrico.... mas como o carro nao dava sintoma nenhum, foi oo mecânico embora e me mandou levar em uma oficina deles para posterior avaliação.
Eu mesmo descobri o problema minutos depois que o cara da moto com bauzinho escrito "socorro eletrico 24h" se foi: o cabo de aterramento da bateria do siena tinha um segundo cabo mais fino que era outro aterramento do veículo, provavlmente de um sistema secundário ou do próprio módulo. Este cabo era preso por uma corca de 6mm ou 8mm (menor que a do gorne da bateria) que não estava bem apertada e, com o funcionamento do carro come esta porca frouxa, a resistividade ia diminuindo a amperagem ia aumentando. O módulo deveria estar compensando e o carro andava, mas a porca frouxa causava um efeito de aquecimento chamado efeito joule, as propriedades eletricas de resistividade e amperagem se modificavam a ponto de fugir dos parametros do modulo do carro( melhor hipotese) ou derreter alguma coisa( pior hipotese), depois de apertar o cabo o carro funcinou mas de modo erratico pois a memoria devia , a meu ver estar saturada estava saturada com as informaóes adquiridas com o cabo frouxo e o modulo nao tinha memoria para os calculos normais de funcionamento do carro( devemos pensar no computador de um carro como o antigo videogame atari pois o processador do ATARI aquentava muito calor, o que quero dizer é qoe para ser resistente ao calor como o gerado por um carro fechado no sol, o processador não pode ser muito sofisticado pois computadores sofisticados demandam muita refrigeração). Fiz , eu mesmo um "reset": desconectei os dois cabos da bateria, uni o positico e o negativo da bateria ( desconectada da bateria, claro) deixei tudo ligado, ventilador, farol , ( claro que nada acendia, so estava descarregando capacitores do carro com os sistemas ligados e o carro sem bateria) e subi pra trabalhar( já estava atrsado mesmo). no fim do expediente, liguei os cabos da bateria e o carro leu a memoria de fabrica com os parâmetros iniciais de funcionamento e parecia um relojinho. Rodei mais 2,5 anos sem problemas até vender o carro.MORAL A HISTÓRIA:tive um problema igual ao que vc relatou, causado por um dos cabos da bateriaa frouxo. ambos , eu e a chery, NO TEU CASO, zeramos a memoria do carro e ele ficou otimo mas vc nao nos relatou se o cara achou a causa. No meu caso EU ACHEI A CAUSA QUE ERA O CABO FROUXO e no seu vc nada disse a este respeito. DETERMINE A CSS que continue investigando E VERIRIQUE POSSIVEIS FALHAS DE ATERRAMENTO que tendem a se manifestar com vibração do carro em funcionamento e com aquecimento seguido de dilatação de metais.Sem achar a causa e só zerando memória o problema pode voltar. Iria fatalmente voltar no meu siena se eu tivesse me contentado com o diagnóstico do auto eletrico que a seguradora me mandou.
Boa sorte
Yuri
Última edição por yuriduarte em Qua Mar 20, 2013 12:03 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : erros estúpidos de digitação que me dão vergonha de escrever para vocês, amigos!!!!)