Parabéns, Milton!
Mantenha-se antenado conosco! Como qualquer marca que está se estabelecendo no Brasil, a Chery está se "adaptando", contudo, o problema não é na montadora e sim do brasileiro.
A montadoras consagradas já entraram em uma "dança" que visa maximizar lucros, prestar um serviço de qualidade duvidosa em relação ao que é por ele cobrado e,pior, se apóiam em uma pretensa tradicionalidade que os proprietários pioneiros de um QQ, por exemplo, ousaram desafiar.
Mas, se nós relaxarmos, ela ( Chery) vai dançar na dança das nacionais: A concessionária Chery VIVA, no Rio de Janeiro, tem um "histórico" de depoimentos aqui no Fórum que demonstra uma conduta duvidosa, por exemplo. A chery Dali, de brasília, no extremo oposto, goza de uma reputação menos retocada pelos seus clientes. TODAS não hesitarão em tentar te passar pra traz se você facilitar para eles, pois está no DNA desonesto do Brasileiro tentar levar vantagem e, neste ponto, temos muito a amadurecer ainda tanto os empresários quanto, sobretudo, os consumidores. Neste ponto as palavras de ordem é NÃO SER OMISSO.
Eu estudei o carro antes de comprar e não me arrependi. Tenho desde 2011, mais ou menos ao mesmo tempo, um Ford e um Chery em casa e digo que, embora o Ford seja muito "superior" como carro, prefiro o QQ.
O que mais me incomoda na Ford é a política predatória com o consumidor brasileiro que não é tão abusada assim no resto do Mundo pois as pessoas não deixam. A Revisão por tempo, para mim é o exemplo máximo disso e já falei sobre isso aqui no fórum.
Neste pondo a Chery começou bem mas já está, aos poucos, entrando na dança das nacionais. VOU ME OPOR A ESTE RETROCESSO COM AS FORÇAS QUE TIVER, divulgando , reclamando , me recusando a autorizar serviços, discutindo, interpondo reclamações formais, etc!
Vou explicar meu ponto de vista de modo sucinto:
1) NÃO SE PODE DAR UMA GARANTIA ETERNA pelo simples fato de que as coisas não duram para sempre. Há o fenômeno conhecido da obsolescência programada e a indústria precisa vender para gerar emprego, dentre outras razões;
2) por outro lado, os produtos ditos "duráveis" não podem ser descartáveis e é desejável alguma resistência já que dinheiro ainda não é capim;
3) Há prazos legais de garantia tentando compatibilizar estas duas posições aparentemente antagônicas;
4) Nós ostentamos a marca das empresas nos carros o que é patrimônio intangível delas e temos que entender isso. Por este motivo, a mim é compreensível que, assim como um médico quer ver seu paciente anualmente para aferir tua saúde, as montadoras desejem que os carros por elas produzidos sejam "vistos" de tempos em tempos nas CSS para aferições (Justicaria a revisão por tempo) mas não é por que o paciente foi ao médico e que combinaram incluir alguns remédios no valor da consulta que, sem estar doente, o pobre coitado vai entupir de medicamentos, certo? Neste caso, se o proprietário não rodar com o carro por que viajou a trabalho ou por que está usando uma bicicleta para evitar o engarrafamento e não poluir, vão as montadoras lhe exigir que troque filtros, óleo, etc, que supostamente "venceram" em razão do tempo quando não houve o uso que os consumiria (a FORD FAZ ISSO para os carros que vendeu para os consumidores mas não o faz para os que estão encalhados nas CSS o que anula o pretenso argumento de que óleo oxida, que filtros se deterioram, etc- só pra gente , para eles o ar deve ser diferente!).
5) O parâmetro menos controvertido para aferir desgaste ainda é o uso (kilometragem).Advém daí minha ferrenha opinião de que a revisão seja por kilometragem e a garantia seja por tempo, excluindo-de desta última as peças de desgaste natural que estão atreladas à forma de condução e à nossa tarefa de respeitar os limites e o projeto dos carros, usando-os da forma para a qual eles foram concebidos para serem usados ( Li uma pessoa reclamando do QQ no "http://www.carrosnaweb.com.br/opiniao.asp", dizendo que ele raspava em tudo e que era frágil - o carro anterior do reclamante era um Ford Ecosport e o cara, provavelmente queria meter o QQ onde metia o Ecosport pois embora tenha trocado de carro ia aos mesmos lugares anteriores agora com o QQ, fazenda , estrada de terra, um SEM NOÇÃO!!!)
Resumindo: a Chery não é uma Maravilha. A volks, a Fiat, A ford, A Renault, A citroen, Idem.
Vieram com uma proposta mais racional e com o diferencial dos equipamentos opionais agregados. Depois de quase três anos com o QQ, este se mostrou não-descartável, econômico e entrega o que se comprometeu a entregar. A montadora vem evoluindo mas seu pós-venda ainda é ruim e precisa melhorar. Neste fórum temos buscado encontrar estratégias para contornar os pequenos problemas de peças que tem aparecido mas inda há problemas com as peças maiores e mais pesadas, em razão do custo de frete para as trazer diretamente da China pelo
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] ou outros sites similares. Estes problemas tendem a diminuir com a montagem dos carros no Brasil.
OLHO VIVO E FARO FINO!!!!!!
No mais, parabéns pela aquisição, que o carro te traga alegrias como tem trazido a mim
abraço
yuri