Clube do Chery
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Clube do Chery

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Meu QQ com duas semanas e quase 500 km

+4
Fábio Vieira
kleberbrandao
felipemaraschin
Eduardo Aloy Pinheiro
8 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Meu QQ com duas semanas e quase 500 km Empty Meu QQ com duas semanas e quase 500 km Ter Ago 09, 2011 1:37 am

Eduardo Aloy Pinheiro


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Peguei meu QQ agora no final de julho na Rubra (Barra), RJ, após quase 3 meses de espera. Paguei os R$ 22.990 combinado na reserva, mais R$ 590 de emplacamento. Não me deram nenhum brinde (a não ser chaveirinho...) e coloquei tapetes + protetor de cárter por R$ 280. Seguro total com a Liberty/Indiana em 10 x R$ 163.

Primeiras impressões: Carro realmente muito confortável, bem macio (mas sacoleja bastante em ondulações, buracos e desníveis - mas em pistas boas, anda muito bem), direção muito sensível (o que não é ruim, é só se acostumar), espaço interno (para 4 passageiros) bastante bom, torque até surpreende (em comparação com carros 1.0). Por enquanto com ruídos internos aceitáveis - botei umas tiras de feltro na saída de ar central e na moldura do painel, pois estava vibrando), sem ruídos dos bancos, tampão, painéis laterais etc; barulho do motor começa a incomodar a partir de 90 a 100 km/h. Embreagem é realmente bem baixa, mas o engate das marchas é bem preciso e suave, não arranhando em nenhuma marcha. Freios excelentes - o ABS funciona realmente (já tive que dar freiada violenta em um quebra-mola, e segurou direitinho, sem travar as rodas).

Problemas: Luz de neblina traseira só acende do lado esquerdo. A Rubra diz que é assim mesmo (fui ver, nem tem lâmpada nem fio), mas acho muito estranho. Alarme realmente não toca a buzina, luz no painel de porta aberta também não acende. O ar-condicionada até gela bem, mas depois de um certo tempo, fica ligando/desligando o compressor. Não me parece ser relacionado a demanda momentânea de potência do motor e não chega a comprometer a temperatura interna, mas é perceptível que o ar sai menos frio. Quero ver no verão...
Alguém está tendo esses tipos de problemas?

2Meu QQ com duas semanas e quase 500 km Empty Re: Meu QQ com duas semanas e quase 500 km Ter Ago 09, 2011 10:35 am

felipemaraschin

felipemaraschin
Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Bom dia Eduardo;

Primeiramente parabéns pela sua compra!

Fiquei com uma dúvida sobre sua observação do ABS: você sentiu o pedal de freio trepidar? Nossos carros (eu tenho um face, mas o sistema é o mesmo) tem um sistema de ABS de 4 canais, ou seja, cada roda tem um sensor de rotação. Quando damos uma freada "mais forte", esse sensor informa ao módulo se a roda travar e esse módulo manda um sinal para a "válvula de alívio do ABS" (não sei se o nome é exatamente esse), que libera o fluxo de óleo, diminuindo momentaneamente o esforço de frenagem naquela roda para que a mesma não trave. Mas esse tempo é muito pequeno e, logo após diminuir a pressão, a válvula fecha e o esforço na roda aumenta de novo. Se novamente a roda travar, a operação se repete. Esse "abre e fecha válvula" se reflete no pedal de freio por meio do cilindro mestre (que pressuriza o sistema quando pisamos no pedal), causando a sensação de trepidação. Não acho que seja o caso, mas algumas pessoas chegam a se assustar com a trepidação no pedal e tiram o pé no momento da freada, podendo até causar um acidente (já fiquei sabendo de vários casos Very Happy )
Por mais que a freada tenha sido forte, se o pedal não trepidou, provavelmente o ABS não foi acionado.

Sobre o compressor, é realmente estranho que ele fique chaveando, pois a cada troca de funcionamento, altera-se a carga sobre o motor e isso piora o cenário para emissões. Não sei qual é a lógica de funcionamento nos carros da Chery, mas geralmente compressores automotivos devem ficar ligados o tempo todo em que o ar-condicionado estiver funcionando. Alguns sistemas possuem dois componentes chamados pressostato (medidor de pressão), um para desarmar o compressor em caso de alta pressão de gases (evitando explosão do sistema) e outro para desarmar em caso para baixa pressão de gases. Nesse segundo caso, como o óleo do sistema é abastecido junto com o gás (tem que ser medido em gramas Very Happy ), baixa pressão provavelmente também vai indicar baixo nível de óleo, podendo causar danos no compressor e/ou na válvula de alívio, que são os componentes mais caros do sistema.
Outra possibilidade é que o QQ tenha um relay temporizador, que desliga o compressor determinadas condições. Essa alternativa era utilizada em veículos com motor 1.0 mais antigos, mas as próprias fábricas acabavam retirando essa peça para redução de custo.

Sobre a luz de neblina, acho estranho que a fábrica tenha gastado $$ para colocar aquela lanterna e simplesmente não ter lâmpada nem chicote que vá até lá.
Não sei o que a legislação diz, mas o carros que me recordo tinham apenas uma lanterna de neblina no para-choque traseiro, mas se o QQ tem duas, ambas tem que funcionar, até pq, no ato da vistoria anual, se alguma lanterna não funcionar, o Detran não libera o documento do veículo. Já tive problemas com meu antigo carro pq uma das lâmpadas do faról de neblina estava queimada na vistoria (queimou a caminho do Detran...). O Faról de neblina não é obrigatório do veículo, tanto que vários carros não tem esse recurso, ou é apenas opcional, mas eu tive que ir trocar a lâmpada e voltar no Detran para que eles liberassem o documento do carro. Não vou ficar surpreso se eles adotarem o mesmo comportamento para as lanternas de neblina.

Em relação a luz indicadora de porta aberta, você chegou a verificar se o comportamento se repete quando as portas do carona e dos passageiros também estiverem abertas? Talvez seja um problema no switch da porta do motorista.

De qualquer forma, acho que é necessário falar com a css sobre esses problemas, especialmente sobre o comportamento do compressor. Sobre a lanterna de neblina, se a css insistir que o sistema é assim mesmo, sugiro pegar isso por escrito para evitar futuras dores de cabeça com o Detran.

Um abraço!

Eduardo Aloy Pinheiro


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Olá Felipe,

Agradeço seu tempo em responder e os comentários tão fundamentados.

Com relação ao ABS - vc. tem razão, não senti a costumeira "vibração" que já experimentei em outros carros. Pelo que vc. disse, creio então que o ABS realmente não atuou (e não que seja algum aperfeiçoamento do sistema para evitar trepidação). Mas que o carro parou sem desvios e sem travamento, parou.

O ar é que acho que é defeito mesmo, embora já tenha tido essa experiência com carros mais antigos - por exemplo, Classe A (1.6) e Fiesta 1.0 - em que o próprio manual informava que para não restringir potência do motor em situações de maior demanda, o compressor era desligado momentaneamente. Mas no caso do QQ ele desliga até ladeira abaixo (embora seja bem rápido); ou seja, deve ser alguma regulagem de termostato. Foi pedir uma verificação na revisão dos 2500 km.

A luz no painel para indicar alguma porta aberta não acende mesmo, embora a luz de cortesia acenda quando qualquer uma é aberta (menos a tampa traseira). Assim, não deve ser problema do interruptor. Acho que alguém já postou sobre esse mesmo problema. Economia barata.

Por fim, com relação à luz de neblina traseira "caolha", vou seguir seu conselho: pedir uma declaração da css sobre esse tal "padrão europeu" que eles afirmam adotar, para evitar problemas com o Detran.

Reitero meu agradecimento pelo seu retorno.

Eduardo

kleberbrandao

kleberbrandao
Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Realmente, o QQ nao tem alguns "opcionais" mas ele vem preparado para ser instalados.

Falei com a vendedora da Chery, e realmente a luz de porta aberta nao acende, mas tem como instalar.

Tem uma entrada pra quem quiser colocar uma luz na porta mesmo que acende ao ser aberta (como no Cielo)

Farol Neblina.

Auto falante traseiro..... enfim.

sao detalhes, mas que podem ser ajeitados.

5Meu QQ com duas semanas e quase 500 km Empty Problemas Ter Ago 16, 2011 2:22 pm

Fábio Vieira


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Boa tarde, vou tentar ajuda, pois peguei meu QQ quinta passada!
Eduardo Aloy Pinheiro escreveu:Olá Felipe,

Agradeço seu tempo em responder e os comentários tão fundamentados.

Com relação ao ABS - vc. tem razão, não senti a costumeira "vibração" que já experimentei em outros carros. Pelo que vc. disse, creio então que o ABS realmente não atuou (e não que seja algum aperfeiçoamento do sistema para evitar trepidação). Mas que o carro parou sem desvios e sem travamento, parou.

Fábio: Não precisei testar o ABS a ponto de saber se funciona ou não e não saberia o que dizer pois nunca tive carro com ABS (a não ser que trave as rodas).

O ar é que acho que é defeito mesmo, embora já tenha tido essa experiência com carros mais antigos - por exemplo, Classe A (1.6) e Fiesta 1.0 - em que o próprio manual informava que para não restringir potência do motor em situações de maior demanda, o compressor era desligado momentaneamente. Mas no caso do QQ ele desliga até ladeira abaixo (embora seja bem rápido); ou seja, deve ser alguma regulagem de termostato. Foi pedir uma verificação na revisão dos 2500 km.

Fábio: O ar resfria bem rápido, não notei se o compressor fica alternando como vc disse, vou testar hj.

A luz no painel para indicar alguma porta aberta não acende mesmo, embora a luz de cortesia acenda quando qualquer uma é aberta (menos a tampa traseira). Assim, não deve ser problema do interruptor. Acho que alguém já postou sobre esse mesmo problema. Economia barata.

Fábio: Tenho esse mesmo problema, a luz do painel não acende quando abre-se uma porta, não tenho luz de cortesia, a lanterna de neblina tbm não acende no painel (deveria pois o farol de neblina acende no painel).

Por fim, com relação à luz de neblina traseira "caolha", vou seguir seu conselho: pedir uma declaração da css sobre esse tal "padrão europeu" que eles afirmam adotar, para evitar problemas com o Detran.

Fábio: se vc notar nos peugeot 206 e 207 eles têm apenas uma lanterna de neblina central na traseira, os Kadets tbm só tinham uma lanterna de neblina na esquerda. Com o QQ o que ocorre é que lá fora eles utilizam duas lanternas de neblina e aqui no Brasil por lei é só uma. Trabalho com extrusão de perfis plásticos e entendo um pouco de injeção, posso te garantir que o gasto com molde novo para um parachoque só com uma lantena não compensaria, por isso eles manteram o mesmo parachoque.

Tenho um outro problema, não consigo abrir o porta malas na chave, dá medo de quebrar pq eu tento girar e ela não vai.


Reitero meu agradecimento pelo seu retorno.

Eduardo

6Meu QQ com duas semanas e quase 500 km Empty Re: Meu QQ com duas semanas e quase 500 km Sáb Ago 20, 2011 11:08 pm

simas14

simas14
Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Boa noite, Eduardo!

Tirei meu QQ na Rubra também, no início desse mês. Wink

Fiz uma viagem até Seropédica nesses dias e notei o mesmo que você: o compressor do ar-condicionado desliga em determinados momentos, sem qualquer necessidade de força adicional do motor (estava na Brasil em velocidade constante e no plano). Como estava um clima razoavelmente frio, e coloquei o ar em velocidade mínima, acredito que seja alguma espécie de termostato, para manter a temperatura no mínimo enquanto o interior do habitáculo já estava geladíssimo.

Já passei por algumas poucas e boas com o QQ, incluindo um motoqueiro estatelando a 90km/h na minha frente na Linha Vermelha (3 metros de distancia) e consegui desviar sem capotar (o carro não capota no teste do alce Very Happy).

Além disso, empenei uma roda num buraco ridículo nas ruas lunares do Recreio, entortou o aro até o local que fixa o pneu e o mesmo perdeu pressão até esvaziar (ainda tive o preju de desempenar a roda, mas fiz o serviço numa autorizada da Michellin; detalhe: o pneu, apesar do impacto e do entorte da roda, saiu intacto).

Para melhorar, meu câmbio veio com o trambulador quebrado (a css em Campinho trocou sem qualquer custo), o que enroscava e travava a alavanca do câmbio por vezes impedindo de engatar a primeira e a ré; e a CSS sumiu com o botão de liga/desliga do rádio (usaram enquanto consertavam o carro, pois estava numa estação que eu não ouço e com o botão desaparecido), além de ter deixado o para-brisa da frente frouxo, quando na verdade eu pedi pra ajustar uma barulheira no limpador traseiro (que foi consertado).

Ufa!! Isso do dia 04/08 até agora!! hahahaha!

Enfim, o alarme antifurto dele não tem buzina, não acende a luz das portas e a luz de neblina traseira tb é unilateral.

Vamos com sorte agora, neh?? pirat

Abraços!

mcprofessor38

mcprofessor38
Ex-Proprietário Chery
Ex-Proprietário Chery

felipemaraschin escreveu:Bom dia Eduardo;

Fiquei com uma dúvida sobre sua observação do ABS: você sentiu o pedal de freio trepidar? ... Não acho que seja o caso, mas algumas pessoas chegam a se assustar com a trepidação no pedal e tiram o pé no momento da freada ...

Eu quase entrei na estatística dos acidentes... rsrsrs... levei um susto com a trepidação do meu Cielo...

felipemaraschin escreveu:Sobre o compressor, é realmente estranho que ele fique chaveando ... Outra possibilidade é que o QQ tenha um relay temporizador, que desliga o compressor determinadas condições.

Tive um Palio que desarmava vez ou outra. Pensei que o sistema fosse igual ao de casa, que desarma quando chega a seu limite de temperatura (pura ignorância minha...hehehe). Mas será que não é a mesma coisa que acontece com o Cielo na recirculação do Ar?

felipemaraschin escreveu:... mas o carros que me recordo tinham apenas uma lanterna de neblina no para-choque traseiro, mas se o QQ tem duas, ambas tem que funcionar...

No Symbol é a mesma coisa, somente uma das luzes de neblina funcionava. Parecia que faltava lâmpada, porém não tinha soquete e nem o chicote chegava até lá. No caso da vistoria é só não ligar a luz de neblina, pois as lanternas vermelhas passam por "olhos de gato".

felipemaraschin escreveu:Em relação a luz indicadora de porta aberta, você chegou a verificar se o comportamento se repete quando as portas do carona e dos passageiros também estiverem abertas? Talvez seja um problema no switch da porta do motorista.

É a indicação de porta aberta que não funciona ou a luz de cortesia que não acende? São coisas distintas, que podem não fazer parte do veículo.

De resto, basta passar na CCS e esperar pelas explicações e soluções...


_______________________________
EX-CIELO SEDAN PRATA 11/11
MCProfessor yesgood

8Meu QQ com duas semanas e quase 500 km Empty Luz lateral Dom Set 04, 2011 10:28 pm

hassunomo


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

kleberbrandao escreveu:Realmente, o QQ nao tem alguns "opcionais" mas ele vem preparado para ser instalados.

Falei com a vendedora da Chery, e realmente a luz de porta aberta nao acende, mas tem como instalar.

Tem uma entrada pra quem quiser colocar uma luz na porta mesmo que acende ao ser aberta (como no Cielo)

Farol Neblina.

Auto falante traseiro..... enfim.

sao detalhes, mas que podem ser ajeitados.

Boa noite Kleber, e usuários...

Gostaria de saber se o QQ´s de vocês a luz dos braços internos (vidros elétricos) a luz acende (os led´s)... pois o meu vieram apagados (acho que vou ter que voltar na CSS)

felipemaraschin

felipemaraschin
Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Pessoal, apenas uma observação do ABS (acho que o ABS do Face é igual ao do QQ):

Há alguns dias precisei dar uma freada mais brusca e o ABS entrou. A trepidação é bem seca e dá pra assustar um pouco. O meu antigo carro tb tinha ABS e a trepidação era muito mais "suave". Só tem que tomar cuidado para não tirar o pé do freio no susto kkk.

Um abraço!!!

10Meu QQ com duas semanas e quase 500 km Empty parabéns e boa sorte Sex Set 30, 2011 12:29 pm

fccardoso


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Parabéns pelo QQ e boa sorte com ele (sorte também ajuda com carros nacionais rsrs)

Quanto a ter duas semanas e 500km, nem esquenta, o meu com dois dias já tinha 1870km mais ou menos, dos quais mais de 1300km foram rodados num dia só. Será que já amaciei o coitado rsrsrs???

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos