De volta...peguei o carro ontem em Porto Alegre depois de 4 dias no Beto Paraná fazendo a suspensão. Não dá pra resumir a novela toda, então, vou ter que engolir umas partes da trilogia. Traseira: Ele inverteu a bucha principal da bandeja, que possui um rasgo que permite movimentos horizontais mal planejados, e agora só se movimenta verticalmente. Isso precisou da remoção de uma peça metálica que acomoda a bucha e foi parafusada em uma posição um pouco diferente do original...tenho a foto, mas posto depois pois não estou em casa. Só isso, elevou o curso dos amortecedores de 4,3 para 6,5 cm. As batidas secas que pareciam ser APENAS fim de curso dos amortecedores, não eram. Os eixos é que fazem aquele "TUM" principal. Isso não tem solução. Quando a suspensão abre, eles baixam e batem forte dando esse barulho. Melhorou muito com a alteração da bucha, mas acontece ainda em casos extremos. Fiquei satisfeito com o resultado da traseira. O carro tem uma suspensão extremamente mal planejada. Na tentativa de fazê-la independente, deixaram-na muito solta e molenga. Imaginem, que num carro multilink "normal", são em média 8 buchas. No Cielo, tem nada menos que 14...sim 14 Isso faz uma movimentação excessiva na traseira permitindo muito sacolejar e barulhos indesejáveis. Trocar as buchas por embuchamento mais rígido, na opinião dele, só deixaria o carro ainda mais barulhento, pois transmitiria ainda mais a sensação de desconforto para dentro do carro. Foi isso.
Dianteira: Bom...aqui fedeu de vez. Um rangido que fazia quando o carro passava por lombadas ou depressões, parecendo cama de mola velha de bisavó, são as borrachas da barra estabilizadora. Dois lados, e que precisam ser lubrificadas. Em dias de frio intenso aqui no sul, fazia que parecia carro velho caindo aos pedaços, mas assim que o carro fica exposto ao calor, o barulho simplesmente some...assim...do nada. Amortecedores agora de dupla ação, fizeram a contribuição maior. Agora o carro é menos bandolengo, e aceita melhor as irregularidades que vem pela frente. Mas isso foi possível apenas fazendo a transformação, e ainda aumentando a pré carga dos mesmos com mais pressão de gás. Aliado a isso, as molas originais foram removidas e testadas várias diferentes. Umas 6 pelo que vi na bancada deles. Ficou decidido que as molas seriam mais macias, cerca de 0,6mm mais fina, mas com uma têmpera diferenciada, que não tem como medir isso em oficina, apenas testando. Estou com as molas originais no porta malas. Buchas...TODAS, não apresentaram folgas. Bieletas tb não. Mas o motivo principal dos barulhos, continuam sendo SETOR e suspensão molenga. Não me aconselhou a endurecer as buchas, pois acredita que ficaria muito rígido, como na traseira. Enfim...deixei originais. Eles desmontaram, sem exagero, umas 12 vezes a frente do caro para fazer os testes com alternativas. Até sem bieletas ele andou. E o legal, é que é ELE MESMO que anda e testa os carros com os clientes. Galera, assim....quem aqui ainda não sabe, o Beto Paraná é o cara mais bem conceituado no mercado de suspensões no Brasil inteiro. Prepara carros de competição para a Stock e GT3. Então, deixei nas mãos e criatividade dele...apenas confiei. Ele foi claro em dizer que tirou suco de pedra pra melhorar meu carro, mas que além do que ficou, NÃO DÁ!!! O carro tem erros de projeto banais ao olhar dele. E isso não tem cura. Disse que NÃO SÃO OS CHERY, mas sim, a grande maioria dos carros que vem de fora. Só falou bem de um único carro, em termos de supensão...o LANDAU!!! Dei muita risada quando ele comparou....mas tb deu o braço a torcer para o Corolla e o PT Cruiser e Mini Cooper, com ressalvas. Enumerou diversos problemas crônicos de vários carros que beiram os 100 mil reais. Eu tenho, por exemplo, um 308, e confesso que o animal tb não é manso. Tem seus barulhinhos chatos tb. Ou seja, ele me disse que os barulhos que ainda persistirem, devem ser tratados com um volume mais alto no som do rádio...hehehe. Andei com o carro bastante ontem. Com ele e depois com a patroa voltando pra casa. O carro ficou, perto do que estava, uma maravilha. Ou seja, valeu a pena investir no assunto. Mas confesso que impecável não se aplicaria, não; Eventualmente acontecem alguns ruídos estranhos que nem sei de onde possam vir, e a essa altura, tb não quero mais nem saber...senão eu piro. Vai ficar assim está muito melhor do que era, e ponto final. Fo**-se!!!
Quando passo em irregularidades ou lombadas, agora ele entra firme esai sem balançar..ele recupera o nível rápido e firme mesmo. É um carro mais na mão. Com certeza mais gostoso de dirigir. Gastei 1600 reais e acho que foi um bom investimento. Principalmente, por saber que tem coisas nele que JAMAIS serão possíveis de melhorar. Ele mesmo disse que não gostou totalmente do resultado, pois queria poder me entregar o carro ainda melhor, mas foi sincero em dizer que esgotou todas as alternativas possíveis. Imaginem...4 dias na mão dele. Tempo é que não foi o problema aqui, com certeza. Vixi...olha só o que já me estendi!!! Bom...seguinte...opinião própria e conselho pra quem está disposto a dar uma melhorada no carro. Molas mais macias e amortecedores dupla ação na dianteira já vão ser um bom UP. Eu fui além, pq sou muito chato, mas preferi ser a cobaia dessa vez e tomar a frente pra poder ajudar quem precisa de uma luz. Na traseira, seria a inversão dessa bucha que vou postar a foto mais tarde pra vcs terem uma idéia. Melhorou bastante tb. Não mexeria em mais nada, pq dinheiro não é capim...o meu pelo menos é suado, e foi duro pagar essa grana, fora mais outros investimentos em vão que fiz no carro. Coisa de quem é apaixonado por carro....mas convenhamos, que se eu me apaixonasse por uma prostituta gostosa, estaria gastando bem menos; e me divertindo bem mais. (desculpa aí as meninas do Forum -lininha- mas é brincadeira, viu?...piada de mau gosto de homem...hehehe) Aqui eu termino minha jornada “suspensória”!! Agora, como não consigo sossegar...vou abrir meus faróis de novo pra instalar novos angels de CCFL que já comprei há mais de 2 meses e ainda não instalei. Pq Deus me livre....esses de LED são uma piada...Meus projetores já tem CCFL acoplados, mas vou instalar na alta, bem rente a caixa dos refletores, pra ficar mais bacana. Posto os resultados num outro tópico.