Concordo com o Alex, vai dar muita diferença no velocímetro, você vai ter perda de desempenho principalmente na aceleração, o conjunto motor/câmbio não estão com relações adequadas para esse diâmetro dos pneus e rodas. você estará alongando a relação do carro.
Pode haver sim, mas não tenho certeza, um aumento da velocidade máxima (pra quê????) e uma possível melhora no consumo pois a cada giro do motor você conseguirá rodar até 28% mais que com os aros originais, mas esse ganho pode ser perdido no momento que você precisará de mais força do motor para chegar à velocidade de cruzeiro. Em uma estrada onde não há acelerações constantes o carro certamente irá ficar mais econômico, porém instável com o aumento na altura com relação ao solo... são muitos fatores a serem ponderados.
O dia que for trocar os pneus de "Caloi 10" do meu QQ pretendo colocar 165/65R13 (a Pirelli fabrica essa medida, mas acho que não será fácil encontrar) ou 165/70R13 para não alterar muito as medidas e ganhar mais corpo.
Com relação às rodas, sou fã das rodas de ferro... nunca troquei roda de ferro por liga leve, já fiz o contrário em um Passat que tinha, catei uma guia estragou uma das rodas 13" (175/70) e aproveitei a deixa para trocar por 4 rodas de ferro 14" com perfil do pneu 185/65 para não dar diferença no velocímetro.
No meu Siena a medida original é 175/70R14, na última troca cheguei a olhar o 185/65 apesar da vendedora insistir no 185/60, quando ela calculou em uma planilha no Excel, ela se convenceu que traria problemas para mim, no final das contas mantive o 175 por causa do consumo e da maior durabilidade (garantia de 70.000 contra 50.000 do 185)