Clube do Chery
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Clube do Chery

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Teste dos 100 dias

+13
Gluck
superkyo
Steve
Marcio5150
pehlma
thiagomandrade
Vinicar
GabrielHabib
Joao
Mário.A
Karol - Fpolis SC
Maggiolino
fantomman
17 participantes

Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo  Mensagem [Página 2 de 3]

26Teste dos 100 dias - Página 2 Empty Postagem do 7º dia de testes Sáb Ago 27, 2011 1:35 pm

fantomman


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

É ESTRANHO, É ESTRANHO. MAS NADA DE OUTRO MUNDO

7º Dia

Decepcionei-me, mas nem tanto. O título deste post também poderia ser esse. A minha experiência com o Chery QQ para o Teste dos 100 dias resultou em algo no estilo “mais do mesmo”, afinal, todos os pontos observados pelos meus colegas em seus depoimentos também foram notados por mim. Porém, creio que ainda seja possível recomendar o “chinesinho” para ocupar uma vaga na sua garagem, desde que você se encaixe no perfil que descreverei ao final deste texto.

Os cerca de 80 km rodados com o Chery QQ marcaram minha estreia em veículos chineses. Até então, conhecia o QQ apenas por fotos e por alguns exemplares que vi passando ao meu lado no trânsito. E confesso que até então, a minha impressão sobre o compacto oriental era positiva. Achava o QQ bonito, principalmente na parte interna (o exterior não me agradava, embora não o achasse muito feio). O acabamento de cor creme e o painel digital me agradavam bastante e, por isso, ao saber que teria a oportunidade de conduzir o Chery, acabei criando uma certa expectativa (em demasia, talvez).

O resultado é que acabei me decepcionando. Os primeiros quilômetros com o carro foram suficientes para perceber os problemas relatados por meus colegas. O visual agradável acabou não sendo suficiente para “compensar” os aspectos negativos. O banco do motorista, por exemplo, não é dos mais confortáveis. A suspensão me pareceu mole demais e os freios não transmitem muita confiança. Os freios, mesmo com o auxílio do ABS, exigem uma certa adaptação até se encontrar a modularidade correta.

Por fim, a cabine apresenta muitas fontes de ruídos, como os vidros elétricos, o painel e o volante (principalmente ao se esterçar com o pisca acionado). Sem falar no rádio, que também apresentou defeitos. Ao longo da minha condução, foi comum o aparelho aumentar e diminuir o som “automaticamente”, gerando incômodos.

Bem, após este relato cheio de aspectos negativos, pode parecer estranho, mas mantenho o que afirmei no início do texto: o Chery QQ pode, sim, ser uma boa opção de compra. O seu motor 1.1 não deixa a desejar com relação ao desempenho na cidade e o seu porte e a direção hidráulica proporcionam muita praticidade e agilidade no trânsito.

Acredito que o Chery QQ não foi projetado para os entusiastas por carros. Mas quem deseja um meio de transporte barato e ágil, ou aqueles que necessitam de um segundo veículo na garagem e não abrem mão de itens de conforto e segurança (trio elétrico, airbag, direção hidráulica, freio com ABS e MP3 Player), não pode ignorar o compacto oriental. Mas vale lembrar que, como o nosso Teste ainda está no começo, não é possível ter uma noção concreta sobre a manutenção.

fonte: testedos100dias.com.br/cheryqq/

27Teste dos 100 dias - Página 2 Empty Re: Teste dos 100 dias Dom Ago 28, 2011 10:56 am

GabrielHabib


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Acho que o cara ta sendo bastante "carrasco" ,
Será que ele e assikm com todo carro? Se for nao vai sobrar nenhum só com elogios. . .

28Teste dos 100 dias - Página 2 Empty Teste 100 valor Seg Ago 29, 2011 11:33 am

Marcio5150


Proprietário Celer
Proprietário Celer

Meus comentários perguntando o porquê da diferença de resultados no teste de frenagem da própria revista Carro Online (onde o QQ foi vencedor) e do teste dos 100 dias simplesmente foram excluídos.

São totalmente ridículos. Deixam publicar comentários de "trolls" e excluem perguntas pertinentes.

Perderam toda a credibilidade na minha opinião.

29Teste dos 100 dias - Página 2 Empty 8°, 9° e 10° dias Seg Ago 29, 2011 1:05 pm

fantomman


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

PEQUENO VELOZ

Durante o final de semana, tive a grande oportunidade de avaliar melhor o QQ dos 100 Dias. Com um churrasco marcado em Bom Jesus dos Perdões a 77 quilômetros de São Paulo não pensei duas vezes em testar o seu desempenho na estrada, embora seja um carro de proposta urbana.

Antes de pegar estrada o tanque estava com apenas ¼ de combustível, mandei abastecer 20 Litros de gasolina comum, lembrando que seu tanque tem apenas 35 litros e ao ligar o QQ, o medidor de combustível apontava tanque quase cheio. Também calibrei os pneus conforme o manual do proprietário recomenda 32 psi carga média.

Depois chegou a hora de fazer uma parada no supermercado para as compras do churrasco. Após passar as compras no caixa, veio a surpresa, realmente os 190 litros de porta-malas não cabem muita coisa.

Com apenas três caixas de cerveja, meia dúzia de refrigerante (2 litros) e dois sacos de carvão, o compartimento de bagagens já estava saturado, ficando para fora do veículo metade das compras. Para minha sorte, estávamos em apenas três pessoas no veículo, o jeito foi levar o restante das compras no banco de trás.

Já na estrada sentido interior pela rodovia Fernão Dias, o Chery QQ teve um ótimo desempenho, no trajeto de ida e volta inclusive na parte de subidas na Serra da Cantareira e em Mairiporã, mesmo estando com o ar-condicionado ligado, três ocupantes e as bagagens.



Enfim devido ao seu peso potência e a boa relação de marchas, o “chinesinho” mostrou que é possível encarar viagens com bastante economia de combustível e sem passar vergonha.

fonte: testedos100dias.com.br/cheryqq/



Última edição por fantomman em Seg Ago 29, 2011 1:07 pm, editado 2 vez(es)

30Teste dos 100 dias - Página 2 Empty Re: Teste dos 100 dias Seg Ago 29, 2011 3:11 pm

Steve


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Assim como postei no comments lá, eu posto aqui.
Quem participa há algum tempo deste fórum já viu msgs minhas anteriores, e vou dar um alerta:

Eu tenho um QQ e neste fim de semana fiz o percurso – SBC – Praia grande.

O carro realmente tem um motor valente, que não deixa na mão, mesmo com o ar ligado.

Mas na volta, eu fiquei com muito, mas muito medo mesmo.
O asfalto estava raspado, para fazerem o recapeamento sabe? Com aquelas ranhuras.
Meu carro literalmente andava como UM CARANGUEIJO. Ele andava de lado, tive que fazer muita força e ter muita calma para manter o carro reto a 75km na imigrantes. Não é brincadeira, não é falando mal do carro, não há nada desregulado (após esta ”viagem” meu carro está com 1275km). É perigoso mesmo em estradas que não estão perfeitas. Meu carro andava de lado pessoal, não imaginam o medo que senti.


Quando vocês entrarem em pista semelhante, reduz na hora, pq esses pneus finíssimos não aguentaram me manter na pista.

31Teste dos 100 dias - Página 2 Empty 11º e 12º dias Qui Set 01, 2011 12:09 pm

fantomman


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Chinês Racional

Finalmente tive a oportunidade de dar uma “voltinha” com nosso novo protagonista do Teste dos 100 dias. Neste meu primeiro contato, rodei nada menos do que 312 km a bordo do carro mais barato do Brasil e me surpreendi – positivamente -, principalmente com relação ao motor 1.1 16V. Graças a uma pequena viagem até a cidade de Campinas, interior de São Paulo, consegui mesclar bem o percurso com o QQ, variando entre nossas congestionadas vias e a Rodovia dos Bandeirantes.

Imediatamente é possível notar que a qualidade na hora da montagem foi deixada em segundo plano dentro e fora do carro. Falta esmero no painel, no encaixe das peças e no interior do carro , mas confesso que acabei deixando isso de lado quando notei o desempenho razoável do Chery. O motor trabalha bem na cidade, juntamente com o câmbio de 5 marchas que, para trajetos reduzidos, é bastante satisfatório. Na estrada, porém, essa esperteza se acanha. É melhor não arriscar ficar na pista da esquerda e se preparar para as reduzidas.



Um dos pontos negativos que mais se destacaram na estrada foi o isolamento acústico do carro (ou a falta dele). Tanto o som dos pneus em contato com o asfalto, quanto o barulho do motor lançado para dentro do habitáculo do carro aumentam a sensação de falta de atenção com a qualidade da carroceria. Isso também aconteceu na cidade, mas, como nessa condição a rotação é mais baixa, aquela história de “ouvir o motor” fica menos evidente.

Fecho a minha primeira impressão do Chery, concordando que o carro parece frágil e o acabamento não pode ser considerado um primor, em comparação aos carros vendidos hoje no Brasil. Contudo, com o bom valor pedido pela marca chinesa, associado aos itens de série e o motor bem acertado do QQ, não seria nenhum absurdo apenas pensar nele como uma opção para trajetos urbanos. Logicamente, pensando apenas no custo benefício.

Fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

32Teste dos 100 dias - Página 2 Empty 13º dia Sex Set 02, 2011 8:02 am

fantomman


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

DÉJÀ VU

A primeira vez que tive contato com o QQ ele era pré-série. Era começo de 2011 e a Chery ainda preparava o carro para o lançamento oficial no Brasil. Mesmo assim, comparamos o pequeno carro com o Effa M100. O Chery se saiu bem, vitória mais por deficiência do Effa do que por qualidades próprias.

Agora o carro está nas ruas em sua versão definitiva e pude finalmente experimentá-lo. Mudou muito em relação ao pré-série? Não. Porém, como esse é o um teste longo, hoje vou me concentrar em um ponto somente: acabamento.



O painel que era na cor creme nas primeiras unidades de teste, agora é na cor cinza no QQ definitivo. Os tecidos dos bancos também mudaram de padronagem. Parece um conjunto de cores mais harmônico aos olhos, porém, o tato revela que a qualidade do acabamento não mudou. Os plásticos ainda tem vãos exagerados entre si e rebarbas. A textura das peças não é agradável ao toque. E o design parece atrapalhado, com soluções estranhas como o botão de faróis com ajuste de rolagem.



O volante também denuncia o pouco capricho na montagem. Um vão entre a tampa da buzina e o aro é tão grande que é possível ver a peça por dentro. Os carpetes aplicados de maneira equivocada não inspiram qualidade. Pelo menos nada desmontou ou saiu na minha mão, vamos ver se isso continua pelo resto do teste.

fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

33Teste dos 100 dias - Página 2 Empty Re: Teste dos 100 dias Sáb Set 03, 2011 1:03 am

superkyo

superkyo
Motor Acteco 1.1
Motor Acteco 1.1

Link do teste não tá entrando aqui.

Só patada no QQ por enquanto kkkkk, mas da pra sentir um preconceito pelo menos por esse ultimo post divulgado aqui onde no final aparece o seguinte "Pelo menos nada desmontou ou saiu na minha mão..." não me lembro de nada parecido em teste de outros carros mesmo quando criticavam, era sempre em tom mais formal e não escrachando assim.

34Teste dos 100 dias - Página 2 Empty Re: Teste dos 100 dias Sáb Set 03, 2011 9:38 am

Maggiolino

Maggiolino
Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Eu sou um fusqueiro de coração, tenho nove VW's refrigerados a ar, e um entusiasta de qq modelo da VW com motor boxer.

As críticas que fazem ao QQ agora, muito se assemelham ao tom dos testes que a 4Rodas fazia do Fusca nos anos 70 e 80, e ao que disseram da volta do Fusca em 93.

A crítica, às vezes, tem menos de técnica e mais de subjetivismo.

O Fusca provou ser um vencedor, e virou lenda.

Vamos ver o que o destino reserva ao QQ. Wink

35Teste dos 100 dias - Página 2 Empty Re: Teste dos 100 dias Sáb Set 03, 2011 4:36 pm

superkyo

superkyo
Motor Acteco 1.1
Motor Acteco 1.1

Hoje já consegui acessar o teste do QQ e li todos os relatos já.

36Teste dos 100 dias - Página 2 Empty Re: Teste dos 100 dias Seg Set 05, 2011 4:10 pm

Mário.A

Mário.A
Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

15º, 16º e 17º dias Pequeno Notável...
Até que enfim uma avaliação mais dentro da proposta do QQ de um carro Urbano...
O repórter foi muito feliz e concordo com tudo o que ele escreveu nesta fase......

37Teste dos 100 dias - Página 2 Empty Re: Teste dos 100 dias Ter Set 06, 2011 2:44 pm

Maggiolino

Maggiolino
Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

18° dia

Um dos detalhes que mais chamam a atenção (positivamente) da cabine do Chery QQ é o grande painel de instrumentos digital. Aquele fundo azul fica muito bonito à noite e graças ao controle de luminosidade, não cansa a vista durante longos períodos. Realmente, esse detalhe é um diferencial perto do Fiat Mille, por exemplo, que mantém um painel analógico bastante simplório. Contudo, é preciso ressaltar alguns detalhes no dispositivo do QQ.

É compreensível um delay em um painel digital, mas nesta unidade do Chery esse fator é muito evidente. Suponhamos uma velocidade de 40 km/h. Assim que freio o carro, mesmo depois de estacionado, o velocímetro acusa uma velocidade, demorando uma média de 4s para aparecer o “zero” no painel azul. Para quem gosta de andar em cima do limite de velocidade, é bom levar em consideração que o velocímetro pode estar entre 3 km/h a 4 km/h acima da velocidade.



Esse fundo azul que você vê na foto, como já foi dito anteriormente, proporciona um visual moderno ao Chery, colocando o chinês a frente de vários modelos mais caros por aqui. Entretanto, nas duas vezes que fiquei com o carro, percebi uma oscilação de energia no painel. Não consegui identificar em que momento isso acontecia; mesmo sem acelerar, em alguns instantes aquele azul aparecia mais forte e mais fraco, repetidas vezes.

O computador funciona normalmente e de forma prática. Para ver o consumo, por exemplo, basta apertar o botão Trip uma vez. Mas é preciso ressaltar que ele é mostrado em L/100km. É bom preparar a calculadora. No geral, o conjunto do painel tem formas harmoniosas e de fácil leitura, os ícones são bem posicionados e a iluminação (tirando o fator pisca-pisca) é agradável. E mais: um carro com painel digital sempre tem aquele ar de tecnologia. Ponto positivo para o QQ.

38Teste dos 100 dias - Página 2 Empty 19º Dia Qua Set 07, 2011 4:51 pm

fantomman


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

19° dia



Ok, quem vê o título deste post pode imaginar que já vou chegar jogando pedra no nosso QQ. Não é bem assim. Meu primeiro contato com o carro da Chery ocorreu ontem, no temível “trânsito das 17 horas” de São Paulo. Eu sabia que precisaria de muita paciência, mas a ideia de testar o modelo nessas condições me fez sair naquele horário mesmo. Então, para as ruas. Ainda com o carro parado, gostei do que vi. Tudo bem, não é um automóvel que surpreende em ponto nenhum, mas eu gosto de colocá-lo onde ele precisa estar: no patamar dos carros mais baratos do país. E, considerando isso, posso dizer que gostei mesmo. A posição de dirigir é consideravelmente confortável, o painel digital é bem interessante e, apesar do tamanho bem pequeno do veículo, não o achei tão apertado assim. E, indo contra algumas indicações anteriores dos colegas do blog, eu não achei o acabamento tão ruim assim, considerando outros modelos do mesmo “nível” que eu já tive a oportunidade de guiar.

Até aí, apenas surpresa boa, mas bastou uma rua para eu constatar duas coisas (que também já foram citadas por aqui): a suspensão é extremamente mole e o freio não passa muita segurança. A primeira trata-se de um ajuste para quem quer conforto, sem “pancadas” ao passar em buraco, mas você acaba sentindo falta de confiança para fazer curvas, mesmo que lentas, ou até mesmo mudanças de faixa. Em determinado ponto do meu trajeto São Paulo-Santo André (cerca de 30 km), peguei uma série de pequenas ondulações e me senti dentro de uma gelatina. O carro ficou pulando, parecia um tobogã. Aí eu pensei: “E se acontece alguma coisa, eu preciso mudar de direção e o carro não responde bem, já que a carroceria está ‘rolando’?”. Bem, infelizmente – ou felizmente? – não pude fazer tal teste, já que o trânsito não permitiu experimentos mais arriscados.



Sobre os freios, creio que seja também uma questão de regulagem, já que, quando você acostuma a pisar um pouco mais forte, passa rapidamente aquela sensação de “xi, não vai parar”. Então, até ter uma opinião mais precisa sobre isso, não digo que o freio seria um ponto negativo do pequeno QQ, mas eu pensaria em um ajuste para ele responder mais rápido. Mas, mesmo não querendo alfinetar isso, a junção da suspensão mole demais com o freio que demora a responder me fez trafegar com certo receio de que as respostas não seriam como eu esperava.

Para finalizar, achei curiosa a reação não muito boa das pessoas à “novidade QQ”. Geralmente, quando você aparece com algum carro novo, seja ele bonito ou feio, nacional ou importado etc, os outros motoristas, os frentistas de postos e qualquer pessoa que vê a novidade para para perguntar. No trânsito, você vê muita gente deixando você passar só para conferir a parte de trás do automóvel. Mas, pela primeira vez dirigindo uma “novidade”, não senti nada disso. Ninguém perguntava, ninguém respeitava muito (talvez pelo tamanho) e, quando faziam comentários, eram um pouco desanimadores, do tipo “xi, é chinês né?”. Mas nada também que você não espere com um dos carros mais baratos disponíveis por aqui.

Amanhã (Cool, farei uma pequena viagem a Mogi Guaçu e poderei sentir melhor as reações do QQ na estrada. Será que a falta de confiança atestada nas ruas esburacadas de São Paulo continuará, ou a situação mudará, mesmo sabendo que o QQ é um modelo com apelo mais urbano do que rodoviário? É o que veremos…

39Teste dos 100 dias - Página 2 Empty Re: Teste dos 100 dias Qui Set 08, 2011 11:42 pm

Maggiolino

Maggiolino
Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Como eu havia antecipado ontem, hoje fiz uma viagem até uma fazenda de Mogi Guaçu. Contando a saída de Santo André até lá, e a volta a Santo André, rodei exatos 423 km, sendo 365 km de rodovias (Bandeirantes, Anhanguera, D. Pedro I e Adhemar de Barros) e o restante na cidade, sempre com bastante trânsito. Primeiramente, posso antecipar que o grande problema do QQ é mesmo a questão da suspensão e da carroceria “deitar” demais nas curvas. Mas isso só acontece com exagero quando o carro passa por buracos ou desníveis consideráveis.

Quando eu consegui trafegar por ruas tranquilas, não esburacadas, o carro se comportou bem. É claro, a suspensão é bem macia, como todos que já postaram aqui já fizeram questão de ressaltar, mas chega a ser aceitável depois de um tempo, quando você se acostuma. Eu lembro que também demorei um pouco para “pegar a mão” do JAC J3 que testamos. Pois bem, peguei a estrada já com aquele receio que eu estava ontem de o carro não ser muito previsível. Mas com a quilometragem, comecei a ficar amigo do QQ e passei a entender melhor as reações dele. Aí, a primeira surpresa: mesmo com apenas 68 cv em seu motor 1.1 l, o carrinho surpreendeu. Eu não sofri com “falta de motor” em momento algum. Por ele ter o maior torque dele em rotações mais baixas, pensei que seria complicado na estrada. É claro, nas retomadas ele dava uma suada, mas nada que comprometesse o desempenho ou que tornasse arriscada a minha viagem. Sobre o motor, ponto positivo para o QQ.

Chegando à tal fazenda, comprovei que o problema do QQ são as irregularidades mesmo. Passei por uma estradinha de terra de cerca de 500 metros. Nos primeiros, nenhum desnível. Pensei: “Poxa, o carrinho se deu bem na terra”. Isso, até chegar o primeiro buraco. Pronto, lá estava o QQ pulando como um boi de rodeio. E assim foi até chegar ao destino, algumas centenas de metros para frente. Ali, tive a certeza do que eu disse nos parágrafos anteriores: a moleza da suspensão do QQ não chega a ser anormal em pisos bem pavimentados, mas em buracos ele – ou quem está dentro? – sofre como poucos. Sobre a estabilidade em alta velocidade (120 km/h, o limite da Rodovia dos Bandeirantes), não chegava a assustar, mas o volante extremamente leve deixa o motorista um pouco tenso e inseguro nas manobras. Ou seja, o que traz conforto na cidade, acaba trazendo um pouco de desconfiança na estrada. E, falando em confiança, a questão dos freios também é de pura adaptação, já que, com o tempo, você aprende a pisar um pouco mais forte. Ainda acho que poderia ser ajustado para uma maior sensibilidade, mas nada grave…

Então, falemos mais um pouco de conforto. Foi uma viagem que, totalizando, passei cerca de 7 horas ao volante, considerando trânsito em São Paulo, momentos de baixa velocidade para procurar caminho etc. Mesmo com a espuma do banco sendo bem macia (até demais), só fui sentir um pouco de desconforto nos metros finais. A posição é agradável e me surpreendeu. Mesmo tendo “normais” 1m75, alguns outros modelos “de entrada” me deixam um pouco torto. Gostei do nível dos itens de série. O ajuste elétrico dos retrovisores funciona perfeitamente, o rádio tem entrada USB, o ABS funciona mesmo (descobri na tal estradinha de terra, quando tive de frear bruscamente para evitar mais um salto desengonçado do QQ), entre alguns outros mimos bacanas oferecidos pelo modelo, o chinês mais barato do país.

Confesso que, depois de hoje, passei a olhar o Chery com outros olhos. É claro, muitas coisas podem ser ajustadas para ele ficar mais bem adaptado (como a rigidez da suspensão – que acaba não se adaptando muito bem às ruas esburacadas como as de São Paulo –, a montagem mais precisa das peças etc), mas não olho mais o QQ com a cara de que “estou em perigo”. Com o tempo, você passa a confiar mais nele. Aquele negócio de guiar sempre alerta, que acaba te cansando mesmo sem perceber, acaba com um pouco de prática. Agora, isso não quer dizer que eu já sairia recomendando o carrinho para os meus amigos. Isso depende de N fatores e uma avaliação um pouco mais longa.

Amanhã traremos os números de consumo do QQ nesta semana, contando, inclusive, com os 423 km rodados hoje. E você, ainda tem receio de um carro chinês como o QQ? Qual seria a “prova” do carro que te traria mais confiança para que você pudesse pensar em comprar um?

40Teste dos 100 dias - Página 2 Empty 21º, 22º e 23º dias Seg Set 12, 2011 7:08 pm

fantomman


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

UM CHINÊS COM QUALIDADES E DEFEITOS

De sexta-feira à noite até hoje pela manhã tive a oportunidade de rodar mais de 200 km com o Cherry QQ. Desde o dia que o vi pela primeira vez, confesso ter desaprovado o design nem um pouco, digamos, arrojado. Acredito que muito se deve ao conjunto de rodas, que me parece bastante simplório. É claro que a traseira achatada também não ajuda nem um pouco.

Até então, minha única experiência com os chineses era o JAC J3, aprovado com ressalvas. Em minha opinião, a grande vantagem de alguns modelos da China que estão chegando ao mercado brasileiro é o fato de terem uma única versão trazendo tudo aquilo que o consumidor deseja em um carro por um preço convidativo: vidros elétricos, direção hidráulica, ar-condicionado, ABS, airbag, entre outros mimos.

Quando entrei no veículo, as piadinhas dos colegas de redação foram invitáveis. Isso porque, no alto dos meus 1,92 m de altura, a cena comigo dentro do chinesinho é bem desproporcional. No entanto, já estou escaldado: tive um Chevrolet Celta duas portas durante quase três anos e sei como é dirigir um carro pequeno quando se tem uma estatura avantajada. Mas o espaço interno do QQ (pelo menos para o motorista) é bem melhor do que o compacto estadunidense. Tanto as pernas como a cabeça ficam em uma posição confortável. A visibilidade também merece destaque.

Em um primeiro contato, muitos detalhes do novo compacto me causaram certa estranheza. A começar pelos retrovisores externos. Posicionados mais perto do motorista, eles fogem bastante do estilo convencional. Depois de meia hora ao volante, já estava acostumado.

No início, ele não transmite muita segurança. Precisei de um bom tempo para começar a confiar nele. Só depois de uns 100 km arrisquei ultrapassar a marca dos 80 km/h. Gostei muito do motor. Esperto, ele responde legal de saída e desenvolve muito bem. Porém, senti falta de potência no final. Já o câmbio deixa muito a desejar. Senti dificuldade em engatar a terceira e quinta marchas. Às vezes, a ré também teima em não entrar.

Quanto à suspensão, definitivamente não foi feita para trafegar no Brasil, onde o asfalto tem imperfeições em grande parte das cidades. Dura, ela não absorve os impactos como deveria. No nosso modelo, em especial, notei um barulho ainda mais forte do lado direito. O design do painel em geral é bacana. O problema é o grafismo: não aprovo as cores e caracteres que foram utilizados. Ao olhar na tela, sempre me vem à cabeça aqueles famosos modelos “ching-ling” de eletrônicos em geral.

Para quem pretende adquirir o Cherry ou já tem um, deixo um conselho: não coloque estojos de CD no porta-luvas, pois o barulho é quase insuportável. Querem saber se compraria um Cherry QQ? Por R$ 23 990, não. Se ele fosse uns R$ 5 000 mais barato e tivesse a procura de um compacto, certamente. E você, caro leitor, acha o preço praticado pela Cherry justo?

fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

41Teste dos 100 dias - Página 2 Empty Re: Teste dos 100 dias Sáb Set 17, 2011 8:56 am

Vinicar

Vinicar
Motor Acteco 1.6
Motor Acteco 1.6

Novas opiniões

24º Dia

Ao se deixar levar pelo pré-conceito, podemos até julgar o QQ um tanto quanto desqualificado para o mercado brasileiro, devida uma série de fatores que minimizam a qualidade dos produtos chineses, mas, ao dirigi-lo tive parte desse pensamento por água abaixo.

Um ponto negativo desse veículo é seu visual nada atrativo e pouco convincente. Com seu design humilde e bastante redondo, o QQ me lembra um pouco aquelas antigas “Towners”, porém no tamanho mini. Já em relação à sua dirigibilidade no trânsito paulista o modelo popular da Chery se mostrou bem eficiente. Apesar de seu baixo torque nas arrancadas ele não deixa a desejar quando atingi altas rotações, onde ele tem um bom desenvolvimento e continuidade do motor, porém, não podemos contar é claro, com a estabilidade do modelo em alta velocidade, que se mostrou vulnerável ao atingir os 115km/h.

Em relação à tecnologia e conforto interno o “QQzinho” tem, na minha opinião, um nota muito boa. O modelo vem com itens atrativos como: ar condicionado, direção hidráulica, duplo airbag, painel digital, faróis de neblina dianteiros e traseiros, vidros, travas e retrovisores elétricos e rádio AM/FM com CD Player MP3 com entrada USB e cartão de memória.

O Chery QQ conta ainda com aviso sonoro e luminoso do cinto de segurança desatado, luz de aviso de baixo nível de combustível, limpador e desembaçador traseiro, itens que realmente trazem esse carro para a disputa no mercado brasileiro.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

42Teste dos 100 dias - Página 2 Empty Re: Teste dos 100 dias Sáb Set 17, 2011 8:57 am

Vinicar

Vinicar
Motor Acteco 1.6
Motor Acteco 1.6

Mudando conceitos
25º Dia

Não tem jeito; por mais que você se esforce para evitar, a origem do Chery QQ sempre acaba voltando à mente quando se está a bordo dele. Foi o que aconteceu comigo durante o meu primeiro contato com o compacto. Mas o detalhe é que, no final, isso acabou não sendo um fator negativo. Vamos ao relato.

Ao entrar no QQ, a primeira estranheza foi causada pelo acionamento dos faróis, feita por meio de um controle similar a um dimmer. Já a ergonomia, felizmente, não merece muitas críticas. Os comandos estão à mão e o quadro de instrumentos tem boa visualização. O espaço disponível não é dos maiores, mas é adequado ao porte do veículo. No quesito visibilidade, surge a segunda estranheza: os retrovisores – principalmente o do lado do motorista – estão muito recuados e mesmo oferecendo um bom campo de visão, exigem uma certa adaptação para se acostumar com eles.

Mas foi em movimento que o carrinho mais me surpreendeu. Confesso que esperava um desempenho bem mais modesto do motor 1.1 de 68 cv e 9,2 mkgf, mas ele mostrou disposição. Não chegou a ser empolgante, é verdade, mas foi muito melhor do que eu esperava. O câmbio, por sua vez, é ruidoso (a caixa “ronca”, principalmente em 2ª e 3ª marchas) e os engates não são os mais precisos do mundo, mas, ao menos, não enroscam.

Outro aspecto que merece críticas é a suspensão, muito macia (bem ao gosto dos chineses) e barulhenta. Além disso, como o QQ tem dimensões compactas e é relativamente leve (890 kg em ordem de marcha) e ainda conta com rodas de aro 13″, ele acaba sacolejando demais ao trafegar pelo castigado asfalto paulistano. Já sobre piso bom (coisa rara na cidade), o carro parece “navegar” em alguns instantes, por conta da maciez da suspensão. Os freios, por sua vez, não são muito moduláveis, mas param bem o carro.

Resumindo, o QQ acabou me surpreendendo favoravelmente. Para quem precisa de um segundo carro na garagem, o pequeno chinês me pareceu capaz de atender a essa necessidade. Só que, mesmo assim, é preciso corrigir alguns detalhes. E a suspensão me parece que é o principal deles.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

43Teste dos 100 dias - Página 2 Empty Re: Teste dos 100 dias Sáb Set 17, 2011 9:00 am

Vinicar

Vinicar
Motor Acteco 1.6
Motor Acteco 1.6

Primeiro barulhinho…
26º Dia

Já conheço bem o QQ. Sei de seu barulho interno e temos isto aferido em nossa ficha de testes. No entanto, voltando a noite com o Chery notei um ruído novo. Depois de um pouco descobri que o problema estava na coluna de direção. A peça parece raspar com o painel quando o volante esterça mais que 180° para qualquer um dos lados.

Incomoda bastante, principalmente em manobras em baixa velocidade para encaixar o carrinho naquela vaga difícil. Para completar a “sinfonia” interna, o sistema de som é mais desafinado que aquele seu amigo do karaokê. Não só a acústica é mal pensada, como também o volume do som fica variando de maneira equivocada.

Na próxima revisão, marcada para os 10.000 km, pediremos que esses aspectos sejam observados e sanados. Todo o atendimento prestado pela concessionária será relatado aqui. Em breve também teremos aqui o consumo fechado nesses primeiros 30 dias de teste.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

44Teste dos 100 dias - Página 2 Empty Re: Teste dos 100 dias Sáb Set 17, 2011 9:04 am

Vinicar

Vinicar
Motor Acteco 1.6
Motor Acteco 1.6

Atendendo a pedido
27º Dia

Lendo os comentários mais recentes deixados em nosso Blog dos 100 dias, um que me chamou os olhos foi o escrito pelo nosso fiel leitor Corsário Viajante, em 14 de setembro, que disse: “Poupem trabalho e repitam o mesmo post 100 vezes, não vai mudar nada pelo andar da carruagem. Pô, só de cabeça aqui já tem mais de cinco sugestões”. Atendendo ao pedido, eis abaixo as respostas:

- O Manual do Proprietário é completo? Ele explica bem?

R: Em partes! O Manual do Proprietário QQ3 que está no porta-luvas do nosso carro não traz diversas informações básicas referentes ao modelo que estamos avaliando. Por exemplo:

Introdução

A partir da página 8 onde está o índice Quadro de Símbolos, o símbolo de uma carroceria com as duas portas abertas define que se trata de luz de advertência de porta (s) aberta (s). No entanto, ao abrir uma das quatro portas do nosso QQ com o motor em funcionamento nenhuma luz se acendeu no painel! Contraditoriamente ao que verifiquei no site oficial da importadora ([Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] ao selecionar a foto do QQ na página inicial e em seguida baixar a ficha técnica lá está claro que entre os equipamentos de série o QQ tem Luz de aviso de porta aberta, juntamente com baixo nível de combustível e cinto de segurança desatado — estas duas últimas luzes acendem! Resta saber se no nosso carro justamente a luz das portas está queimada ou realmente ela não foi prevista para o pacote Brasil.

Capítulo 5 – Painel de Instrumentos

Nele, entre as páginas 64 e 69, onde contempla o instrumento digital, não encontramos nenhuma referência de como ajustar o relógio digital.

Capítulo 6 – Sistema de Áudio

Existem dois modelos de rádio: Áudio Baoling (opcional) na página 72 e Áudio VDO (opcional) na página 75. Nenhum dos modelos que curiosamente ainda oferecem toca-fitas é igual ao que está instalado em nosso carro.
Especificações e Dados Técnicos

Neste capítulo, a partir da página 107, foi onde encontramos mais informações desencontradas. A começar pelo motor, que do nosso carro tem o código SQR472F, o manual descreve que ele é SOHC (comando de válvulas único no cabeçote). No entanto, na Ficha Técnica descrita no site e também na capa plástica que reveste o motor do carro está escrito que o motor do QQ é DOHC (comando de válvulas duplo no cabeçote!). Outra informação desencontrada entre o site da marca e o Manual do Proprietário do carro diz respeito ao peso. O site diz que o QQ pesa 890 kg, já no Manual ele pesa 1 040 kg. Mas não é só o Manual do Proprietário que traz informações erradas: a etiqueta de calibragem dos pneus que está localizada na coluna da porta do motorista também! Repare, na foto, que a etiqueta mostra que o pneu do QQ tem as medidas de um esportivo: 205/55 R16 91V/W! Contudo, as medidas originais do QQ são: 155/65 R13.

- Como anda o consumo?

R: Segundo as nossas medições realizadas tanque a tanque e considerando que diversos motoristas dirigem à sua própria maneira, no trecho urbano nosso QQ tem feito a média de 9,6 km/litro. Quanto ao consumo rodoviário, neste final de semana o nosso QQ enfrentara uma viagem de cerca de 1 000 km pela primeira vez. Na segunda-feira teremos a sua média em estrada.

- Peças de reposição são difíceis? Pneus, óleo, retrovisores, estas peças custam caro, são fáceis de achar, tem pronta entrega?

R: Segue, abaixo, uma pequena relação das peças básicas incluindo os preços das primeiras revisões cotadas pelo nosso assistente de testes Leonardo Barboza:

Cesta de Peças/Preços

ITENS QQ

Par de amortecedores dianteiros R$ 279,70

Jogo de pastilhas de freio dianteiro R$ 67,39

Farol esquerdo$ 534,26

Filtro de Ar (elemento)R$ 23,29

Amortecedores traseiros (valor unitário)R$ 97,56

Retrovisor esquerdo R$ 149,38

Lanterna Traseira L/D R$ 141,53

Jogo de velas (valor unitário)R$ 25,96

Filtro de óleo (valor unitário)R$ 12,22

Filtro de combustível (valor unitário)R$ 17,00

Para-Choque TraseiroR$ 284,74

Capa do para-choque dianteiro R$ 384,48

Para-choque dianteiro completoR$ 673,28

PREÇO DE REVISÃO CHERY

Modelo – QQ

Revisão 2.500 kmR$ 99,00

Revisão 10.000 kmR$ 149,00

Revisão 20.000 kmR$ 199,00

Revisão 30.000 kmR$ 149,00

- Oficinas e concessionárias Chery, poderia visitar uma e pedir para conhecer as instalações?

R: Na próxima semana o nosso QQ estará com a quilometragem próxima da revisão dos 10 000 km. Será a nossa primeira oportunidade para averiguar como será o atendimento, tanto para o carro quanto para nós. Provavelmente a revisão será feita em alguma cidade próxima da capital paulista.

Até o próximo post!

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

45Teste dos 100 dias - Página 2 Empty Re: Teste dos 100 dias Qua Nov 09, 2011 10:47 pm

Maggiolino

Maggiolino
Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Quem do fórum tem acompanhado ou comentado?

46Teste dos 100 dias - Página 2 Empty Re: Teste dos 100 dias Seg Nov 14, 2011 4:26 pm

Gluck


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Maggiolino escreveu:Quem do fórum tem acompanhado ou comentado?


Interessante como tem figuras que entram no forum pra falar mal.

Tem dois aqui que só colam os pontos negativos. O novo Palio nem chegou nas ccs e já tem recall.
A Autoesporte ja elegeu o novo Palio o Carro do Ano 2012 e ele nem chegou nas CCS e nem o ano começou. Tudo comprado. E quando o novo Siena chegar vão eleger o quê? o carro do Ano 2060? E acham que nós somos dementes pra não perceber essas fraudes.
Não importa, e sabemos que o QQ não é perfeito. O que importa é que estamos cansados de pagar prêços de carro de luxo e receber carro de lixo.
Não adianta, só descansarei quando a Fiat falir ou for embora. Fora mafiosos italianos ladrões. Porque o QQ custa 25 e o Fiat 500 60 mil? Mesm omelhorando um pouco as peças não é para isso tudo. Só tem 2 lugares. E ninguem diz nada. Qual é, imprensa safada e vendida, toda ela?

47Teste dos 100 dias - Página 2 Empty Re: Teste dos 100 dias Ter Nov 15, 2011 2:39 pm

rafaelgazz


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

No teste dos 100 dias do QQ, 72ª dia para ser mais exato, o pessoal ligou para algumas Concessionária e a Concessionária Shangai garante colocar rodas de liga leve até aro 15” sem a perda de qualidade e garantia.

Roda liga leve aro 13” c/ pneus originais R$ 1.200,00

Roda liga leve aro 14” c/ pneus 165/60 R14 R$ 2.600,00

Roda liga leve aro 15” c/ pneus 175/65 R15 R$ 3.300,00


Isso procede? então o QQ pode ter rodas aro 15” c/ pneus 175/65 R15??

48Teste dos 100 dias - Página 2 Empty Re: Teste dos 100 dias Dom maio 06, 2012 7:34 pm

outcast


Banido
Banido

Eu não concordo com o pedal ser muito próximo eu calço 42 e me sinto extra confortavel e achei estranho a css vender rodas aro 15 para QQ

49Teste dos 100 dias - Página 2 Empty Re: Teste dos 100 dias Seg maio 07, 2012 10:58 am

Alex Oliveira

Alex Oliveira
Proprietário QQ
Proprietário QQ

O problema não são os aros 15", mas os pneus utilizados. Com aro 13" e pneus 155/65 (originais) o conjunto roda+pneu fica com 53,17cm de altura. Com aro 14" e pneus 165/60, o conjunto chega a 55,36cm, o que ainda é razoável (altura 4% maior). Mas com roda 15" e pneus 175/65, o conjunto chega a 60,85cm de altura total, 14% mais de altura. Acho difícil isso não causar problemas na suspensão e sistema de direção.
Também causaria alterações muito grandes no velocímetro e no hodômetro. Um giro do conjunto original corresponde a 1,67m, enquanto um giro do conjunto proposto para o aro 15" corresponderia a 2,14m. Isso é 28% a mais. Quando o velocímetro mostrasse, por exemplo, 100Km/h, o carro estaria realmente a 128 Km/h.
Ou seja, bonito deve ficar com aro 15". Mas será que compensa?


_______________________________
Alex Oliveira

Chery QQ Shocked

50Teste dos 100 dias - Página 2 Empty Re: Teste dos 100 dias Seg maio 07, 2012 12:58 pm

outcast


Banido
Banido

Meu mecanico do monza que eu tinha ,eu sempre queria colocara aros 16 no carro ele dizia que iria consumir mais combustivel. Será que isso é verdade.

51Teste dos 100 dias - Página 2 Empty Re: Teste dos 100 dias Seg maio 07, 2012 1:02 pm

Convidado


Convidado

Quanto maior o aro mais fino é o pneu e mais dura fica a marcha, o carro pula mais, perde estabilidade e tende a se desconjuntar.l Não se engane aro 16 ou 17 só dão certo nos carros que já são fabricados para usa-los.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 2 de 3]

Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos