olá pessoal. tenho o carro com mais de 7000 km rodaros e já usei o ABS e o EBD e funcionam perfeitamente. nao tive esses problemas de freio relatados. aconteceu o problema do freio endurecer e segurar a roda em um gol L 1.6 1986 que eu tinha. o problema eram as borrachas das pinças de freio do gol que, depois de trocadas, fizeram o problema desaparecer. outra falha, também relatada ai em cima ee tive: foi a perda de freio, descendo o alto da boa vista, no rio de janeiro, em um outro carro, um fiat siena stile 1.6 16v 1999. Neste caso, o problema eram as borrachinhas do cilindro mestre de freio que começaram a dar passagem ao fluido de freio. Em ambos os casos, os carros nao tinham ABS.
Com o QQ nenhum problema deste tipo.
O carrinho é muito bom. Seu ponto fraco é a suspensão que tem molas macias e amortecedores fracos. Associado a pressão dos pneus, que o manuaL recomenda 32 libras.
O carro fica com a traseira boba e insegura, PRINCIPALMENTE em pisos irregulares. Percebe-s bem essa falha ao sair de um quebra molas, onde sente-se dois quiques até o amortecedor segurar o carro. Nos nacionais,observa-se um queique só ao sair de um quebra molas urbano até o carro parar de oscilar. Mas , ao se baixar a pressão dos pneus de 32 para 28 libras, a sensação melhora bastante. Para tentar resolver este problema, encomendei, em um site chines, a "schock absorber pring cushion buffer".Trata-se de anéis de borracha semirígida que são encaixados nas molas e complementam o trabalho do amortecedor, além de redusirem a flexibilidade das molas. Os 4 anéis, que para o QQ são dois pares diferentes,custam, já com frete, em torno de R$ 140,00 já entragues no Brasil.Para instalar, só precisa levantar o carro(as molas descomprimem), borrifar água com sabão nas molas com o carro suspenso e encaixar a borracha entre os vãos das molas. cada borracha vem com furos e é recomendável prendê-las com duas abraçadeiras plásticas tipo TR4 para que não se corra o risco de que venhasm a sair.Feito isso é só arriar o carro e as borrachas elas estão fixadas e trabalhando segurando a compressão das molas. abaixo o link do produto que comprei:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]A propaganda diz que melhora muito a performance, conversei por email com os chineses e me afirmaram que estabilidade está ligada muito ao modo de dirigir e as condiçoes das estradas onde o carro roda mas , com certeza o produto auxiliaria dando maior estabilidade em curvas e freadas. como o custo nao foi alto, resolvi testar. Achei a solucao menos agrassiva que trocar asrodas e pneus, como já vi sugerirem no forum. trocar rodas acaba mexendo com o velocímetro já não muito preciso do qq, já que "ele" foi pensado para uma roda aro 13. caso se mude para uma aro 14, vai marcar diferente ( pode até ser que marque melhor ) pois o velocímetro mede cerca de 9% acima da velocidade real. ao se trocar as rodas, a cada giro uma aro 14 uma distancia maior por unidade de tempo é coberta em comparaçãp ao que ocorre com uma aro 13. Com toda certeza influi no velocímetro do carro.
Espero ajudar, principalmente a Mirian Mendes que ainda está se decidindo. A proposta do carro é honesta. minha esposa é quem dirige o nosso QQ. Ela gosta do carro mas nao da suspensão. Vamos ver se melhora com essas borrachas nas molas. No youtube.com tem um video de outra marca diferente da que indiquei acima(comprei específica para o qq).
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]forte abraço
Yuri