Clube do Chery
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Clube do Chery

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

qual combustível usar? aditivada ou comum?

+6
Nelson Júnior
Daniel
qu1nh0
r_picagli
Vinicar
mcprofessor38
10 participantes

Ir à página : Anterior  1, 2

Ir para baixo  Mensagem [Página 2 de 2]

Vinicar


Motor Acteco 1.6
Motor Acteco 1.6

robson escreveu:
felipemaraschin escreveu:Pessoal, desculpem a intromissão, mas acho que cabe um comentário aqui:

Octanagem (ou nível de octano) é o nível de resistência do combustível à detonação. E o que é detonação? É o fenômeno de "explosão" do combustível dentro do cilindro. No motor o combustível tem que "QUEIMAR", que é diferente de "explodir". A QUEIMA é um fenômeno controlado que tem direção, sentido e velocidade, chamado "FRENTE DE CHAMA". Já a detonação, ou explosão, não é e, em casos extremos, pode causar danos sérios ao interior do motor, tais como perfuração da cabeça do pistão, quebra da canaleta do pistão, etc.

Existem duas formas normalizadas para medir octanagem. A medida RON (maior) e a medida MON (menor). A diferença entre as duas é a forma com a qual é efetuado o ensaio para obtenção dos valores. No Brasil utilizamos a média aritmética desses valores (também conhecido com índice AKI), onde encontramos 87 octanas para a gasolina comum, 91 para a gasolina Premiun e 95 para a Poddium (vendida apenas pela BR).
Como o Cielo é importado é necessário verificar se a informação no manual refere-se a medida ROM, MOM ou a média das duas. Eu ACREDITO que o valor dito como 93 octanas é a medida ROM e que a nossa gasolina comum deve funcionar perfeitamente, mas tem que confirmar no manual (para a gasolina comum é especificado o valor mínimo de 92 octanas RON).

Se o Cielo foi desenvolvido para trabalhar com 93 octanas (média dos ensaios), então o ideal realmente é trabalhar usando gasolina Poddium. Mas se a medida mencionada for 93 octanas ROM, então a gasolina comum vai funcionar perfeitamente e utilizar Poddium não vai resultar em melhor desempenho do motor (só o dono do posto é que vai ficar mais feliz Very Happy )

Outro ponto que foi muito discutido no post em relação a troca entre combustíveis: A ANP determina que os tipos de gasolina sejam miscíveis, ou seja, que seja possível efetuar a mistura sem causar NENHUM dano ao motor (isso também vale para diesel, lubrificantes, etc.). A gasolina aditivada possui uma pequena adição de detergente que não tem por objetivo limpar o sistema de injeção, mas diminuir taxa com a qual os depósitos ocorrem. Se a troca de combustível realmente resultasse em desprendimento de resíduos do sistema, muita gente sairia do posto diretamente para a oficina (muitas pessoas usam gasolina comum e por vezes colocam aditivada). Essa hipótese não é razoável pois geraria mais problemas do que soluções em campo (ruas).
O que pode causar esse desprendimento de resíduos é um produto utilizado em oficinas para fazer o flush no sistema de injeção (um purgante), levando a sujeira para o interior do motor e expelindo com a queima.
A utilização de gasolina aditivada retarda o acúmulo de impurezas na linha de injeção. Não tem ação de retirar os resíduos que já se encontram no sistema, ou seja, não há problema algum em trocar de um combustível para outro (gasolina aditivada não é purgante). Sei que esse assunto é polêmico e que provavelmente eu serei metralhado por aqui (Very Happy), mas antes disso verifiquem se alguém já foi parar na oficina por que, ao efetuar a troca de comum para aditivada, houve desprendimento de resíduos e entupimento de bicos (eu não conheço nenhum caso desses).

Um abraço!!!

No manual diz ≥93 Octanas (RON) na pag 105; agora o curioso é o óleo, que nesta pag. diz 10W40 e na pag. 122 diz 15W40, no minimo curioso...

É 15W40 OU 10W40 ISSO VAI DEPENDER DO CLIMA DA CIDADE.

mcprofessor38

mcprofessor38
Ex-Proprietário Chery
Ex-Proprietário Chery

robson escreveu:
VINICAR escreveu:
No manual diz ≥93 Octanas (RON) na pag 105; agora o curioso é o óleo, que nesta pag. diz 10W40 e na pag. 122 diz 15W40, no minimo curioso...

É 15W40 OU 10W40 ISSO VAI DEPENDER DO CLIMA DA CIDADE.

Voltando ao consumo... estava usando Podium e decidi mudar para comum (num posto de minha confiança) para ver o desempenho. Resumindo:

PODIUM: carro mais solto. No computador de bordo de 9 a 12 L/Km (média de 9,5 Km/L) na cidade e de 7 a 9 (média de 13 Km/L) na estrada.
COMUM: carro mais amarrado. No computador de bordo de 13 a 11 L/Km (média de 8,3 Km/L) na cidade. Não fiz o teste da estrada...

Pela diferença no resultado, acho que para o bolso vale mais a pena botar a comum... rsrsrs...
A diferença no desempenho do carro não é significativa. O carro fica um pouquinho mais preso, com dificuldade de arrancada, porém sem problemas para o centro urbano.


_______________________________
EX-CIELO SEDAN PRATA 11/11
MCProfessor yesgood

qu1nh0

qu1nh0
Motor Acteco 1.5
Motor Acteco 1.5

eu só uso aditivada... (90% das vezes Supra da br)

umas semanas atrás botei mais de meio tanque de podium... nao notei grandesssss mudancas. meu consumo tem ficado sempre na media de 9/100 no maximo 9.5 ( 11km/L / 10,5km/L ) .

Se a podium fosse mais barata ou eu tivesse mais grana, acho que valeria a pena usar, pois com certeza é de melhor qualidade e o carro vai trabalhar melhor e durar mais, porém fica inviavel pra nós meros mortais, principalmente se vc roda mto com o carro. Acho que quem roda no maximo 10km por dia com o carro, valeria a pena.

abraco

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 2 de 2]

Ir à página : Anterior  1, 2

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos