Pessoal, desculpem a intromissão, mas acho que cabe um comentário aqui:
Octanagem (ou nível de octano) é o nível de resistência do combustível à detonação. E o que é detonação? É o fenômeno de "explosão" do combustível dentro do cilindro. No motor o combustível tem que "QUEIMAR", que é diferente de "explodir". A QUEIMA é um fenômeno controlado que tem direção, sentido e velocidade, chamado "FRENTE DE CHAMA". Já a detonação, ou explosão, não é e, em casos extremos, pode causar danos sérios ao interior do motor, tais como perfuração da cabeça do pistão, quebra da canaleta do pistão, etc.
Existem duas formas normalizadas para medir octanagem. A medida RON (maior) e a medida MON (menor). A diferença entre as duas é a forma com a qual é efetuado o ensaio para obtenção dos valores. No Brasil utilizamos a média aritmética desses valores (também conhecido com índice AKI), onde encontramos 87 octanas para a gasolina comum, 91 para a gasolina Premiun e 95 para a Poddium (vendida apenas pela BR).
Como o Cielo é importado é necessário verificar se a informação no manual refere-se a medida ROM, MOM ou a média das duas. Eu ACREDITO que o valor dito como 93 octanas é a medida ROM e que a nossa gasolina comum deve funcionar perfeitamente, mas tem que confirmar no manual (para a gasolina comum é especificado o valor mínimo de 92 octanas RON).
Se o Cielo foi desenvolvido para trabalhar com 93 octanas (média dos ensaios), então o ideal realmente é trabalhar usando gasolina Poddium. Mas se a medida mencionada for 93 octanas ROM, então a gasolina comum vai funcionar perfeitamente e utilizar Poddium não vai resultar em melhor desempenho do motor (só o dono do posto é que vai ficar mais feliz
)
Outro ponto que foi muito discutido no post em relação a troca entre combustíveis: A ANP determina que os tipos de gasolina sejam miscíveis, ou seja, que seja possível efetuar a mistura sem causar NENHUM dano ao motor (isso também vale para diesel, lubrificantes, etc.). A gasolina aditivada possui uma pequena adição de detergente que não tem por objetivo limpar o sistema de injeção, mas diminuir taxa com a qual os depósitos ocorrem. Se a troca de combustível realmente resultasse em desprendimento de resíduos do sistema, muita gente sairia do posto diretamente para a oficina (muitas pessoas usam gasolina comum e por vezes colocam aditivada). Essa hipótese não é razoável pois geraria mais problemas do que soluções em campo (ruas).
O que pode causar esse desprendimento de resíduos é um produto utilizado em oficinas para fazer o flush no sistema de injeção (um purgante), levando a sujeira para o interior do motor e expelindo com a queima.
A utilização de gasolina aditivada retarda o acúmulo de impurezas na linha de injeção. Não tem ação de retirar os resíduos que já se encontram no sistema, ou seja, não há problema algum em trocar de um combustível para outro (gasolina aditivada não é purgante). Sei que esse assunto é polêmico e que provavelmente eu serei metralhado por aqui (
), mas antes disso verifiquem se alguém já foi parar na oficina por que, ao efetuar a troca de comum para aditivada, houve desprendimento de resíduos e entupimento de bicos (eu não conheço nenhum caso desses).
Um abraço!!!