Clube do Chery
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Clube do Chery

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

qual combustível usar? aditivada ou comum?

+6
Nelson Júnior
Daniel
qu1nh0
r_picagli
Vinicar
mcprofessor38
10 participantes

Ir à página : 1, 2  Seguinte

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 2]

mcprofessor38

mcprofessor38
Ex-Proprietário Chery
Ex-Proprietário Chery

Gostaria de saber se alguém já utilizou gasolina aditivada? e se mudou o desempenho e consumo do carro?

Eu não li o manual todo, mas sei que alguns carros não permitem o uso de aditivada, como o Symbol, Palio 1.0. Geralmente pela baixa octanagem no motor.

Continuo usando comum e identifico diferenças de consumo na mudança de postos (devido a (má) qualidade do combustível).

E alguém já colocou GNV ou pensa em colocar? Question


_______________________________
EX-CIELO SEDAN PRATA 11/11
MCProfessor yesgood

Vinicar

Vinicar
Motor Acteco 1.6
Motor Acteco 1.6



GNV ñ é muito bom para o comando de válvulas. GNV perde garantia.

Vinicar

Vinicar
Motor Acteco 1.6
Motor Acteco 1.6



r_picagli

r_picagli
Motor Acteco 1.6
Motor Acteco 1.6

Vou falar com base em motores de COMPETICAO de motos.

Em competicao de MOTOS, a preferencia e' sobre a Podium da BR.

Em motos com nacionais o ganho nao e' espetacular, mas surpreende os pilotos assim que a usam. Nas importadas o desempenho e' realmente surpreendente.

Sao motores feitos para DESEMPENHO e portanto merecem gasolina com melhores octanagens e a da BR se comporta muito melhor neste quisito.

Para veiculos com motores FLEX, o ganho nao e' muito grande visto que a ADAPTACAO para rodar tanto com alcool como com gasolina nao traz desempenho nem para um nem para outro combustivel.

No caso dos carros chineses que ainda estao apenas com um tipo de combustivel (gasolina), pode ser vantajoso no quesito desempenho, mas nao existe relatos o suficiente para comprovar tal assunto. Da mesma forma para o quesito limpeza comentado pela High torque.

Minha recomendacao e' que voce experimente e veja como se comporta o seu veiculo neste quesito. De preferencia use um trecho longo (viajens com mais de um tanque de consumo) para que possa avaliar possiveis alteracoes no desempenho do veiculo.

Quanto ao uso de GAS.

Ja exite relatos aqui no forum de que alguns proprietarios ja o fizeram, mas nao ha comentarios sobre o resultado da modificacao.

Com certeza as css vao questionar a garantia do motor.

Quanto a economia e' vantajoso, porem o retorno do investimento se da' apos 40 mil km. (desde que feita dentro dos criterios de instalacao do INPI).

Como toda adaptacao, apesar de estar bem mais confiavel que os primeiros modelos nao regulamentados, aumenta as idas a mecanicos (particulares, visto que css nao vai por a mao neste motor) por conta de problemas no sistema de gas.

Pessoalmente nao coloquei aditivada no Tiggo ainda e nao tenho nehuma intensao de me utilizar de gas, mesmo rodando 1500 a 2000 km/mes.

Creio que tudo vai da relacao Custo X Beneficio para cada proprietario e protanto cabe so' a voce validar e decidir qual o melhor para o seu carro.

[]

qu1nh0

qu1nh0
Motor Acteco 1.5
Motor Acteco 1.5

desde que comprei meu cielo, até agora só usei aditivada... em maioria a supra da BR..

só nao coloco podium pq ai o dinheiro vai faltar heeheheh


com certeza o motor vai render melhor com uso de aditivada, visto que foi feito para a gasolina de lá que com certeza é melhor que a nossa.. o motor pode até ter sido um pouco adaptado aqui para a nossa, mas mesmo assim acredito que usar aditivada é melhor, mas como disseram, cada um tem que testar e ver o que acha.

Daniel

Daniel
Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Costumo utilizar gasolina premium por causa da maior octanagem.

Acredito que estes aditivos que colocam em nossa gasolina não prestam para muita coisa, apenas para fazer propaganda.

Quando não posso abastecer com gasolina premium (podium, supra, premium, etc..) uso comum mesmo.

Nelson Júnior

Nelson Júnior
Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Bom galerinha é assim.........

As gasolinas aditivada e comum possuem os mesmos componentes quimicos...........são a mesmissima coisa.....

a diferença esta nos aditivos colocados pelos postos, cada bandeira (Shell, BR, Ipiranga, etc.) tem um aditivo detergente proprio que vai diluir as impurezas do combustivel comum deixando assim o sistema de combustivel (tanque, mangueiras, conexões, bicos injetores) limpo. Como consequencia seu motor nao vai sofrer problemas por falta de injeção de combustivel, filtro obstruido, mangueiras entupidas, bico injetor obstruido..........ele nao vai andar mais ou coisa parecida simplesmente nao vai sofrer por causa de obstrução........interprete da seguinte forma, a agua que vc bebe possui cloro, fluor e outros aditivos, se nao houvessem estes aditivos ela seria barrenta mais vc ainda poderia beber......o aditivo limpa a gasolina.........

exemplo meio ruim mais foi tentando simplificar rsrsrsrsrs......

outra coisa, no caso de mudar de comb comum pra aditivado faça primeiro uma limpeza geral no sistema porque se aplicar aditivada de uma vez ela vai dissolver as impurezas que podem passar pelos bicos e devido ao atrito causado aumentar o orificio de injeção fazendo seu motor consumir mais............dai algumas pessoas reclamarem de alto consumo qd utilizam gasolina aditivada...........


Mais uma coisa de acordo com o manual do veiculo deve se usar um combustivel de no minimo 93 octanos, a unica gasolina que fornece esse nivel de octanos no Brasil é a Podium com 95 octanos, a premium vem logo depois com 91 octanos, a comum e a aditivada que é a mesma coisa possui 87 octanos.


espero ter ajudado kker duvida manda ai..........


vlw Very Happy

Vinicar

Vinicar
Motor Acteco 1.6
Motor Acteco 1.6

Nelson Júnior escreveu:Bom galerinha é assim.........

As gasolinas aditivada e comum possuem os mesmos componentes quimicos...........são a mesmissima coisa.....

a diferença esta nos aditivos colocados pelos postos, cada bandeira (Shell, BR, Ipiranga, etc.) tem um aditivo detergente proprio que vai diluir as impurezas do combustivel comum deixando assim o sistema de combustivel (tanque, mangueiras, conexões, bicos injetores) limpo. Como consequencia seu motor nao vai sofrer problemas por falta de injeção de combustivel, filtro obstruido, mangueiras entupidas, bico injetor obstruido..........ele nao vai andar mais ou coisa parecida simplesmente nao vai sofrer por causa de obstrução........interprete da seguinte forma, a agua que vc bebe possui cloro, fluor e outros aditivos, se nao houvessem estes aditivos ela seria barrenta mais vc ainda poderia beber......o aditivo limpa a gasolina.........

exemplo meio ruim mais foi tentando simplificar rsrsrsrsrs......

outra coisa, no caso de mudar de comb comum pra aditivado faça primeiro uma limpeza geral no sistema porque se aplicar aditivada de uma vez ela vai dissolver as impurezas que podem passar pelos bicos e devido ao atrito causado aumentar o orificio de injeção fazendo seu motor consumir mais............dai algumas pessoas reclamarem de alto consumo qd utilizam gasolina aditivada...........


Mais uma coisa de acordo com o manual do veiculo deve se usar um combustivel de no minimo 93 octanos, a unica gasolina que fornece esse nivel de octanos no Brasil é a Podium com 95 octanos, a premium vem logo depois com 91 octanos, a comum e a aditivada que é a mesma coisa possui 87 octanos.


espero ter ajudado kker duvida manda ai..........


vlw Very Happy

outra coisa, no caso de mudar de comb comum pra aditivado faça primeiro uma limpeza geral no sistema porque se aplicar aditivada de uma vez ela vai dissolver as impurezas que podem passar pelos bicos e devido ao atrito causado aumentar o orificio de injeção fazendo seu motor consumir mais............dai algumas pessoas reclamarem de alto consumo qd utilizam gasolina aditivada...........

Para que fazerr limpeza de todo o sistema??? ñ é necessário.!.!.!

mcprofessor38

mcprofessor38
Ex-Proprietário Chery
Ex-Proprietário Chery

VINICAR escreveu:
Nelson Júnior escreveu:Bom galerinha é assim.........

As gasolinas aditivada e comum possuem os mesmos componentes quimicos...........são a mesmissima coisa.....

a diferença esta nos aditivos colocados pelos postos, cada bandeira (Shell, BR, Ipiranga, etc.) tem um aditivo detergente proprio que vai diluir as impurezas do combustivel comum deixando assim o sistema de combustivel (tanque, mangueiras, conexões, bicos injetores) limpo. Como consequencia seu motor nao vai sofrer problemas por falta de injeção de combustivel, filtro obstruido, mangueiras entupidas, bico injetor obstruido..........ele nao vai andar mais ou coisa parecida simplesmente nao vai sofrer por causa de obstrução........interprete da seguinte forma, a agua que vc bebe possui cloro, fluor e outros aditivos, se nao houvessem estes aditivos ela seria barrenta mais vc ainda poderia beber......o aditivo limpa a gasolina.........

exemplo meio ruim mais foi tentando simplificar rsrsrsrsrs......

outra coisa, no caso de mudar de comb comum pra aditivado faça primeiro uma limpeza geral no sistema porque se aplicar aditivada de uma vez ela vai dissolver as impurezas que podem passar pelos bicos e devido ao atrito causado aumentar o orificio de injeção fazendo seu motor consumir mais............dai algumas pessoas reclamarem de alto consumo qd utilizam gasolina aditivada...........


Mais uma coisa de acordo com o manual do veiculo deve se usar um combustivel de no minimo 93 octanos, a unica gasolina que fornece esse nivel de octanos no Brasil é a Podium com 95 octanos, a premium vem logo depois com 91 octanos, a comum e a aditivada que é a mesma coisa possui 87 octanos.


espero ter ajudado kker duvida manda ai..........


vlw Very Happy

outra coisa, no caso de mudar de comb comum pra aditivado faça primeiro uma limpeza geral no sistema porque se aplicar aditivada de uma vez ela vai dissolver as impurezas que podem passar pelos bicos e devido ao atrito causado aumentar o orificio de injeção fazendo seu motor consumir mais............dai algumas pessoas reclamarem de alto consumo qd utilizam gasolina aditivada...........

Para que fazerr limpeza de todo o sistema??? ñ é necessário.!.!.!

Então tô usando gasolina errada!!!!!!!????????


_______________________________
EX-CIELO SEDAN PRATA 11/11
MCProfessor yesgood

qu1nh0

qu1nh0
Motor Acteco 1.5
Motor Acteco 1.5

qual seria a gasolina premium ?

é a top do posto shell ?

pq no BR tem a comum, supra e podium

no ESSO tem comum, aditivada e gold?!

no shell tem a comum, power e premium?!


qt a mudanca brusca de comum para aditivada, o que ocorre é como o amigo disse, a gasolina aditivada contem aditivos que ajudam na limpeza do sistema, assim, se voce sempre usou gasolina comum desde o inicio e um dia zerar o tanque e encher de aditivada, pode ocorrer dos aditivos da gasolina diluirem as impurezas que estao "grudadas" no sistema da outra gasolina comum e assim vai entupindo, piorando a situacao. O recomendado nestes casos é voce ir mudando aos poucos, para o sistema acostumar e diluiar aos poucos.

Vinicar

Vinicar
Motor Acteco 1.6
Motor Acteco 1.6

mcprofessor38 escreveu:
VINICAR escreveu:
Nelson Júnior escreveu:Bom galerinha é assim.........

As gasolinas aditivada e comum possuem os mesmos componentes quimicos...........são a mesmissima coisa.....

a diferença esta nos aditivos colocados pelos postos, cada bandeira (Shell, BR, Ipiranga, etc.) tem um aditivo detergente proprio que vai diluir as impurezas do combustivel comum deixando assim o sistema de combustivel (tanque, mangueiras, conexões, bicos injetores) limpo. Como consequencia seu motor nao vai sofrer problemas por falta de injeção de combustivel, filtro obstruido, mangueiras entupidas, bico injetor obstruido..........ele nao vai andar mais ou coisa parecida simplesmente nao vai sofrer por causa de obstrução........interprete da seguinte forma, a agua que vc bebe possui cloro, fluor e outros aditivos, se nao houvessem estes aditivos ela seria barrenta mais vc ainda poderia beber......o aditivo limpa a gasolina.........

exemplo meio ruim mais foi tentando simplificar rsrsrsrsrs......

outra coisa, no caso de mudar de comb comum pra aditivado faça primeiro uma limpeza geral no sistema porque se aplicar aditivada de uma vez ela vai dissolver as impurezas que podem passar pelos bicos e devido ao atrito causado aumentar o orificio de injeção fazendo seu motor consumir mais............dai algumas pessoas reclamarem de alto consumo qd utilizam gasolina aditivada...........


Mais uma coisa de acordo com o manual do veiculo deve se usar um combustivel de no minimo 93 octanos, a unica gasolina que fornece esse nivel de octanos no Brasil é a Podium com 95 octanos, a premium vem logo depois com 91 octanos, a comum e a aditivada que é a mesma coisa possui 87 octanos.


espero ter ajudado kker duvida manda ai..........


vlw Very Happy

outra coisa, no caso de mudar de comb comum pra aditivado faça primeiro uma limpeza geral no sistema porque se aplicar aditivada de uma vez ela vai dissolver as impurezas que podem passar pelos bicos e devido ao atrito causado aumentar o orificio de injeção fazendo seu motor consumir mais............dai algumas pessoas reclamarem de alto consumo qd utilizam gasolina aditivada...........

Para que fazerr limpeza de todo o sistema??? ñ é necessário.!.!.!

Então tô usando gasolina errada!!!!!!!????????

Ñ tem gasolina errada, vc bota a que achar melhor e vc mesmo aditiva.

Nelson Júnior

Nelson Júnior
Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Vini

vai me desculpar por dizer mais o senhor esta equivocado........como o qu1nh0 esclareceu qd vc so usa gasolina comum e de repente por ocasiao do destino resolve mudar pra aditivada ou aditivar a comum RECOMENDA-SE fazer uma limpeza no sistema que por acaso não é tão complicado assim.

mcprofessor38

Então tô usando gasolina errada!!!!!!!????????

rsrsrsrsrs

Não precisa entrar em pânico, não existe gasolina errada, existe gasolina APROPRIADA, como eu disse anteriormente:

"de acordo com o manual do veiculo deve se usar um combustivel de no minimo 93 octanos, a unica gasolina que fornece esse nivel de octanos no Brasil é a Podium com 95 octanos, a premium vem logo depois com 91 octanos, a comum e a aditivada que é a mesma coisa possui 87 octanos."

Os engenheiros que estudaram anos, fizeram doutorado, mestrado, e o escambau a quatro projetaram o acteco 1.6 que equipa nossos carros Cielo para obter a melhor taxa de emissões, desempenho e economia com o combustivel citado acima, ou seja, isto siginifica que se vc utiliza um combustivel que possui octanagem abaixo da especificada para o motor, ele nao tera as melhores taxas de desempenho, emissoes e economia..............mas nao siginifica que com a gasolina comum seu carro nao vai andar ou vai estragar..........ele so nao tera o melhor desempenho possivel........

Concluindo, a afirmação "Ñ tem gasolina errada, vc bota a que achar melhor e vc mesmo aditiva." esta parcialmente incorreta, realmente nao tem gasolina errada, tem gasolina APROPRIADA, e o aditivo so serve pra limpar o sistema e evitar corrosao, nao eh nenhum turbo nao, aconselho tambem vc comprar seu proprio aditivo porque nao existe fiscalização para gasolina aditivada que comprove que o posto realmente aditivou a gasolina, entao se nao optar por um combustivel de mais de 93 octanos (PODIUM) e abastecer com comum compre o aditivo e faça vc a aditivação. Frisando novamente que aditivar nao aumenta indice de octanos, aditivo so serve pra limpar o sistema e evitar corrosao.

qu1nh0

qual seria a gasolina premium ?

é a top do posto shell ?

pq no BR tem a comum, supra e podium

no ESSO tem comum, aditivada e gold?!

no shell tem a comum, power e premium?!

Cara de nome assim nao me recordo qual é qual mas vou te falar do que sei, aditivada, supra e vpower sao so aditivadas tenho certeza............ gold, premium e podium sao as de maior octanagem. Creio eu que a unica bandeira que ofereça gasolina de 95 oct seja a BR com a podium, as outras sao 91oct mais nao tenho certeza desta informação e nao to fazendo propraganda pq so abasteço no Ipiranga rsrsrsrsrsrs............

Espero ter ajudado galerinha............kker coisa manda ai...........

(VINI por favor nao desmereça anos de estudo, pesquisas e testes exaustivos com meras afirmações sem fundamento cientifico baseadas no "achismo".)

kvictor


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

mcprofessor38 escreveu:Gostaria de saber se alguém já utilizou gasolina aditivada? e se mudou o desempenho e consumo do carro?

Eu não li o manual todo, mas sei que alguns carros não permitem o uso de aditivada, como o Symbol, Palio 1.0. Geralmente pela baixa octanagem no motor.

Continuo usando comum e identifico diferenças de consumo na mudança de postos (devido a (má) qualidade do combustível).

E alguém já colocou GNV ou pensa em colocar? Question


Faço sempre o mesmo trajeto pois só uso o carro na estrada e percebi que a gasolina aditivada aumenta o consumo do carro em uns 7% com relação à gasolina comum. A partir daí só uso a aditivada a cada 4 tanques p/ limpar o sistema.




Vinicar

Vinicar
Motor Acteco 1.6
Motor Acteco 1.6

[quote="Nelson Júnior"]Vini

vai me desculpar por dizer mais o senhor esta equivocado........como o qu1nh0 esclareceu qd vc so usa gasolina comum e de repente por ocasiao do destino resolve mudar pra aditivada ou aditivar a comum RECOMENDA-SE fazer uma limpeza no sistema que por acaso não é tão complicado assim.

ñ sou eu que estou equivocado aqui.!.! isso eu tenho certeza.!.!.1

Nelson Júnior

Nelson Júnior
Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

[quote="VINICAR"]
Nelson Júnior escreveu:Vini

vai me desculpar por dizer mais o senhor esta equivocado........como o qu1nh0 esclareceu qd vc so usa gasolina comum e de repente por ocasiao do destino resolve mudar pra aditivada ou aditivar a comum RECOMENDA-SE fazer uma limpeza no sistema que por acaso não é tão complicado assim.

ñ sou eu que estou equivocado aqui.!.! isso eu tenho certeza.!.!.1


Por sua certeza tenho pena do motor do seu carro............Sorte pro seu mecanico que vai ficar bem feliz com o cliente fiel..............


Eu to tentando ajudar nosso amigo com a duvida dele e você ao inves de procurar saber das coisas baseado em achismo fica dando paltpite errado.........


Espero contribuir com minhas colocações e aprender algo com vocês que foram decisivos pra compra do meu Cielo, kker duvida manda ai.............

vlw Very Happy

Nelson Júnior

Nelson Júnior
Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Achei um video bem legal no youtube............ o cara explica direitinho sobre o uso de combustivel aditivado................



mcprofessor38

mcprofessor38
Ex-Proprietário Chery
Ex-Proprietário Chery

Nelson Júnior escreveu:Vini

vai me desculpar por dizer mais o senhor esta equivocado........como o qu1nh0 esclareceu qd vc so usa gasolina comum e de repente por ocasiao do destino resolve mudar pra aditivada ou aditivar a comum RECOMENDA-SE fazer uma limpeza no sistema que por acaso não é tão complicado assim.

mcprofessor38

Então tô usando gasolina errada!!!!!!!????????

rsrsrsrsrs

Não precisa entrar em pânico, não existe gasolina errada, existe gasolina APROPRIADA, como eu disse anteriormente:

"de acordo com o manual do veiculo deve se usar um combustivel de no minimo 93 octanos, a unica gasolina que fornece esse nivel de octanos no Brasil é a Podium com 95 octanos, a premium vem logo depois com 91 octanos, a comum e a aditivada que é a mesma coisa possui 87 octanos."

Os engenheiros que estudaram anos, fizeram doutorado, mestrado, e o escambau a quatro projetaram o acteco 1.6 que equipa nossos carros Cielo para obter a melhor taxa de emissões, desempenho e economia com o combustivel citado acima, ou seja, isto siginifica que se vc utiliza um combustivel que possui octanagem abaixo da especificada para o motor, ele nao tera as melhores taxas de desempenho, emissoes e economia..............mas nao siginifica que com a gasolina comum seu carro nao vai andar ou vai estragar..........ele so nao tera o melhor desempenho possivel........

Concluindo, a afirmação "Ñ tem gasolina errada, vc bota a que achar melhor e vc mesmo aditiva." esta parcialmente incorreta, realmente nao tem gasolina errada, tem gasolina APROPRIADA, e o aditivo so serve pra limpar o sistema e evitar corrosao, nao eh nenhum turbo nao, aconselho tambem vc comprar seu proprio aditivo porque nao existe fiscalização para gasolina aditivada que comprove que o posto realmente aditivou a gasolina, entao se nao optar por um combustivel de mais de 93 octanos (PODIUM) e abastecer com comum compre o aditivo e faça vc a aditivação. Frisando novamente que aditivar nao aumenta indice de octanos, aditivo so serve pra limpar o sistema e evitar corrosao.

qu1nh0

qual seria a gasolina premium ?

é a top do posto shell ?

pq no BR tem a comum, supra e podium

no ESSO tem comum, aditivada e gold?!

no shell tem a comum, power e premium?!

Cara de nome assim nao me recordo qual é qual mas vou te falar do que sei, aditivada, supra e vpower sao so aditivadas tenho certeza............ gold, premium e podium sao as de maior octanagem. Creio eu que a unica bandeira que ofereça gasolina de 95 oct seja a BR com a podium, as outras sao 91oct mais nao tenho certeza desta informação e nao to fazendo propraganda pq so abasteço no Ipiranga rsrsrsrsrsrs............

Espero ter ajudado galerinha............kker coisa manda ai...........

(VINI por favor nao desmereça anos de estudo, pesquisas e testes exaustivos com meras afirmações sem fundamento cientifico baseadas no "achismo".)


Quando eu tinha um corsa sedan 1.8, colocava a PODIUM, vez ou outra, e sentia uma boa diferença no desempenho do carro. Só não examinei o consumo pq meu corsa era GNV e passava a maior parte do tempo no gás - o desempenho aferido era com o carro na gasolina (antes q vcs briguem... hehehe...).

Agora... caso eu deseje colocar PODIUM no meu carro vou precisar limpar o sistema? não dá pra esperar esvaziar o tanque e colocar a aditivada?

Mais uma coisa: sempre encho o tanque até o automático e rodo até chegar próximo a reserva para reabastecer. Não costumo ficar colocando gasolina de km em km... rsrsrs...


_______________________________
EX-CIELO SEDAN PRATA 11/11
MCProfessor yesgood

Nelson Júnior

Nelson Júnior
Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Agora... caso eu deseje colocar PODIUM no meu carro vou precisar limpar o sistema? não dá pra esperar esvaziar o tanque e colocar a aditivada?

Se sempre utilizou comum é recomendável, não obrigatório, fazer uma limpeza sim......caso nao ache necessidade pode so colocar aditivada...........ou se preferir o que é melhor ainda coloque comum e aditive vc mesmo.......vai no posto abastece compra numa auto peças que é mais barato um aditivo bom e aplica..........se achar muito trabalhoso rsrsrsrsrs pode colocar aditivada direto no posto mesmo, é melhor que usar so comum, isso sem duvida.

Mais uma coisa: sempre encho o tanque até o automático e rodo até chegar próximo a reserva para reabastecer. Não costumo ficar colocando gasolina de km em km... rsrsrs...

não tem problema algum, so nao pode dexar a lampada de reserva acender, se isto acontece com frequencia no balanço do combustivel dentro do tanque a bomba pode pegar ar na sucção e queimar..........

r_picagli

r_picagli
Motor Acteco 1.6
Motor Acteco 1.6

mcprofessor38 escreveu:
Agora... caso eu deseje colocar PODIUM no meu carro vou precisar limpar o sistema? não dá pra esperar esvaziar o tanque e colocar a aditivada?

Mais uma coisa: sempre encho o tanque até o automático e rodo até chegar próximo a reserva para reabastecer. Não costumo ficar colocando gasolina de km em km... rsrsrs...

Temos que olhar para o quanto o seu carro ja' rodou com gasolina comum (ou pior, batizada).

Apos 30.000 km o circuito ja' possui algum deposito seja no tanque (tanque, bomba, tubulacao), seja no cabecote (coletor, valvulas, bicos, velas) entao se recomenda a limpeza total do sistema.

Com 15.000 km talvez os bicos ja acumulem residuos, mas a troca por combustivel aditivado pode recuperar esse ponto. Se quiser garantir peca uma limpeza dos bicos e troque as velas.

Pode alternar entre comum e aditivada, mas para melhor performance indica-se manter sempre o mesmo tipo de combustivel.

Notar que Podium possui maior octanagem e portanto tera um rendimento melhor que apenas aditivada ou comum (ou batizada).

[]

Nelson Júnior

Nelson Júnior
Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Segundo a página 59 do manual do Cielo

"Combustível
Informações Gerais
Seu veículo foi projetado para cumprir todas
as regulamentações sobre emissões e fornecer
uma excelente economia de combustível
utilizando gasolina sem chumbo de alta qualidade
com uma classificação de octanagem
mínima de 93.
O veículo funcionará com combustíveis comuns
sem chumbo com uma classificação de
octanagem mínima de 93 à 98 para combustíveis
premium sem chumbo.

Além da utilização de gasolina sem chumbo
com a classificação de octanagem apropriada,
é recomendado gasolina que contenha
aditivos de estabilidade, detergentes e anti
corrosivos.
A utilização de gasolina que contenha esses
aditivos pode ajudar a melhorar a economia
de combustível, reduzir as emissões, e manter
o desempenho do veículo.
Gasolina de má qualidade pode causar problemas
como partida difícil, paradas repentinas,
e falhas. Se você presenciar esses tipos
de problemas depois do reabastecimento,
tente outra marca de gasolina antes de considerar
o reparo no veículo."

Lembrando novamente a diferença entre os combustíveis segue tabela:

qual combustível usar? aditivada ou comum? Unledeaj

mcprofessor38

mcprofessor38
Ex-Proprietário Chery
Ex-Proprietário Chery


qual combustível usar? aditivada ou comum? Unledeaj[/quote]


Apesar do preço absurdo ($3,6/Lt) estou usando a Podium.

senti diferença no desempenho e na economia (para melhor). Vou continuar com a experiência.


_______________________________
EX-CIELO SEDAN PRATA 11/11
MCProfessor yesgood

renesantos


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Uma dica para começar a usar a aditivada é não encher o tanque só de aditivada, pois como já foi dito, o detergente/dispersante pode acabar removendo partes maiores dos resíduos deixados pelo uso da gasolina comum, entupindo ou dificultando o fluxo nos bicos injetores. Por isso também é recomendada a limpeza do sistema.

Pode-se começar utilizando 1/4 de aditivada por um tempo, depois passando para metade, e 3/4.

Eu utilizo aditivada 5 a 6 vezes de 7 que abasteço. Deixo para a injeção detectar o combustível e fazer a mistura.

Outro ponto é que a gasolina aditivada não é 100% combustível, algo menor de 5% se não me engano são os aditivos, portanto, é natural que o rendimento não seja exatamente o mesmo que da gasolina comum. Se a cada 100 litros de combustível 5 forem aditivos, o rendimento será em cima dos 95 litros restantes.

felipemaraschin

felipemaraschin
Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Pessoal, desculpem a intromissão, mas acho que cabe um comentário aqui:

Octanagem (ou nível de octano) é o nível de resistência do combustível à detonação. E o que é detonação? É o fenômeno de "explosão" do combustível dentro do cilindro. No motor o combustível tem que "QUEIMAR", que é diferente de "explodir". A QUEIMA é um fenômeno controlado que tem direção, sentido e velocidade, chamado "FRENTE DE CHAMA". Já a detonação, ou explosão, não é e, em casos extremos, pode causar danos sérios ao interior do motor, tais como perfuração da cabeça do pistão, quebra da canaleta do pistão, etc.

Existem duas formas normalizadas para medir octanagem. A medida RON (maior) e a medida MON (menor). A diferença entre as duas é a forma com a qual é efetuado o ensaio para obtenção dos valores. No Brasil utilizamos a média aritmética desses valores (também conhecido com índice AKI), onde encontramos 87 octanas para a gasolina comum, 91 para a gasolina Premiun e 95 para a Poddium (vendida apenas pela BR).
Como o Cielo é importado é necessário verificar se a informação no manual refere-se a medida ROM, MOM ou a média das duas. Eu ACREDITO que o valor dito como 93 octanas é a medida ROM e que a nossa gasolina comum deve funcionar perfeitamente, mas tem que confirmar no manual (para a gasolina comum é especificado o valor mínimo de 92 octanas RON).

Se o Cielo foi desenvolvido para trabalhar com 93 octanas (média dos ensaios), então o ideal realmente é trabalhar usando gasolina Poddium. Mas se a medida mencionada for 93 octanas ROM, então a gasolina comum vai funcionar perfeitamente e utilizar Poddium não vai resultar em melhor desempenho do motor (só o dono do posto é que vai ficar mais feliz Very Happy )

Outro ponto que foi muito discutido no post em relação a troca entre combustíveis: A ANP determina que os tipos de gasolina sejam miscíveis, ou seja, que seja possível efetuar a mistura sem causar NENHUM dano ao motor (isso também vale para diesel, lubrificantes, etc.). A gasolina aditivada possui uma pequena adição de detergente que não tem por objetivo limpar o sistema de injeção, mas diminuir taxa com a qual os depósitos ocorrem. Se a troca de combustível realmente resultasse em desprendimento de resíduos do sistema, muita gente sairia do posto diretamente para a oficina (muitas pessoas usam gasolina comum e por vezes colocam aditivada). Essa hipótese não é razoável pois geraria mais problemas do que soluções em campo (ruas).
O que pode causar esse desprendimento de resíduos é um produto utilizado em oficinas para fazer o flush no sistema de injeção (um purgante), levando a sujeira para o interior do motor e expelindo com a queima.
A utilização de gasolina aditivada retarda o acúmulo de impurezas na linha de injeção. Não tem ação de retirar os resíduos que já se encontram no sistema, ou seja, não há problema algum em trocar de um combustível para outro (gasolina aditivada não é purgante). Sei que esse assunto é polêmico e que provavelmente eu serei metralhado por aqui (Very Happy), mas antes disso verifiquem se alguém já foi parar na oficina por que, ao efetuar a troca de comum para aditivada, houve desprendimento de resíduos e entupimento de bicos (eu não conheço nenhum caso desses).

Um abraço!!!

robson

robson
Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

felipemaraschin escreveu:Pessoal, desculpem a intromissão, mas acho que cabe um comentário aqui:

Octanagem (ou nível de octano) é o nível de resistência do combustível à detonação. E o que é detonação? É o fenômeno de "explosão" do combustível dentro do cilindro. No motor o combustível tem que "QUEIMAR", que é diferente de "explodir". A QUEIMA é um fenômeno controlado que tem direção, sentido e velocidade, chamado "FRENTE DE CHAMA". Já a detonação, ou explosão, não é e, em casos extremos, pode causar danos sérios ao interior do motor, tais como perfuração da cabeça do pistão, quebra da canaleta do pistão, etc.

Existem duas formas normalizadas para medir octanagem. A medida RON (maior) e a medida MON (menor). A diferença entre as duas é a forma com a qual é efetuado o ensaio para obtenção dos valores. No Brasil utilizamos a média aritmética desses valores (também conhecido com índice AKI), onde encontramos 87 octanas para a gasolina comum, 91 para a gasolina Premiun e 95 para a Poddium (vendida apenas pela BR).
Como o Cielo é importado é necessário verificar se a informação no manual refere-se a medida ROM, MOM ou a média das duas. Eu ACREDITO que o valor dito como 93 octanas é a medida ROM e que a nossa gasolina comum deve funcionar perfeitamente, mas tem que confirmar no manual (para a gasolina comum é especificado o valor mínimo de 92 octanas RON).

Se o Cielo foi desenvolvido para trabalhar com 93 octanas (média dos ensaios), então o ideal realmente é trabalhar usando gasolina Poddium. Mas se a medida mencionada for 93 octanas ROM, então a gasolina comum vai funcionar perfeitamente e utilizar Poddium não vai resultar em melhor desempenho do motor (só o dono do posto é que vai ficar mais feliz Very Happy )

Outro ponto que foi muito discutido no post em relação a troca entre combustíveis: A ANP determina que os tipos de gasolina sejam miscíveis, ou seja, que seja possível efetuar a mistura sem causar NENHUM dano ao motor (isso também vale para diesel, lubrificantes, etc.). A gasolina aditivada possui uma pequena adição de detergente que não tem por objetivo limpar o sistema de injeção, mas diminuir taxa com a qual os depósitos ocorrem. Se a troca de combustível realmente resultasse em desprendimento de resíduos do sistema, muita gente sairia do posto diretamente para a oficina (muitas pessoas usam gasolina comum e por vezes colocam aditivada). Essa hipótese não é razoável pois geraria mais problemas do que soluções em campo (ruas).
O que pode causar esse desprendimento de resíduos é um produto utilizado em oficinas para fazer o flush no sistema de injeção (um purgante), levando a sujeira para o interior do motor e expelindo com a queima.
A utilização de gasolina aditivada retarda o acúmulo de impurezas na linha de injeção. Não tem ação de retirar os resíduos que já se encontram no sistema, ou seja, não há problema algum em trocar de um combustível para outro (gasolina aditivada não é purgante). Sei que esse assunto é polêmico e que provavelmente eu serei metralhado por aqui (Very Happy), mas antes disso verifiquem se alguém já foi parar na oficina por que, ao efetuar a troca de comum para aditivada, houve desprendimento de resíduos e entupimento de bicos (eu não conheço nenhum caso desses).

Um abraço!!!

No manual diz ≥93 Octanas (RON) na pag 105; agora o curioso é o óleo, que nesta pag. diz 10W40 e na pag. 122 diz 15W40, no minimo curioso...

Vinicar

Vinicar
Motor Acteco 1.6
Motor Acteco 1.6

robson escreveu:
felipemaraschin escreveu:Pessoal, desculpem a intromissão, mas acho que cabe um comentário aqui:

Octanagem (ou nível de octano) é o nível de resistência do combustível à detonação. E o que é detonação? É o fenômeno de "explosão" do combustível dentro do cilindro. No motor o combustível tem que "QUEIMAR", que é diferente de "explodir". A QUEIMA é um fenômeno controlado que tem direção, sentido e velocidade, chamado "FRENTE DE CHAMA". Já a detonação, ou explosão, não é e, em casos extremos, pode causar danos sérios ao interior do motor, tais como perfuração da cabeça do pistão, quebra da canaleta do pistão, etc.

Existem duas formas normalizadas para medir octanagem. A medida RON (maior) e a medida MON (menor). A diferença entre as duas é a forma com a qual é efetuado o ensaio para obtenção dos valores. No Brasil utilizamos a média aritmética desses valores (também conhecido com índice AKI), onde encontramos 87 octanas para a gasolina comum, 91 para a gasolina Premiun e 95 para a Poddium (vendida apenas pela BR).
Como o Cielo é importado é necessário verificar se a informação no manual refere-se a medida ROM, MOM ou a média das duas. Eu ACREDITO que o valor dito como 93 octanas é a medida ROM e que a nossa gasolina comum deve funcionar perfeitamente, mas tem que confirmar no manual (para a gasolina comum é especificado o valor mínimo de 92 octanas RON).

Se o Cielo foi desenvolvido para trabalhar com 93 octanas (média dos ensaios), então o ideal realmente é trabalhar usando gasolina Poddium. Mas se a medida mencionada for 93 octanas ROM, então a gasolina comum vai funcionar perfeitamente e utilizar Poddium não vai resultar em melhor desempenho do motor (só o dono do posto é que vai ficar mais feliz Very Happy )

Outro ponto que foi muito discutido no post em relação a troca entre combustíveis: A ANP determina que os tipos de gasolina sejam miscíveis, ou seja, que seja possível efetuar a mistura sem causar NENHUM dano ao motor (isso também vale para diesel, lubrificantes, etc.). A gasolina aditivada possui uma pequena adição de detergente que não tem por objetivo limpar o sistema de injeção, mas diminuir taxa com a qual os depósitos ocorrem. Se a troca de combustível realmente resultasse em desprendimento de resíduos do sistema, muita gente sairia do posto diretamente para a oficina (muitas pessoas usam gasolina comum e por vezes colocam aditivada). Essa hipótese não é razoável pois geraria mais problemas do que soluções em campo (ruas).
O que pode causar esse desprendimento de resíduos é um produto utilizado em oficinas para fazer o flush no sistema de injeção (um purgante), levando a sujeira para o interior do motor e expelindo com a queima.
A utilização de gasolina aditivada retarda o acúmulo de impurezas na linha de injeção. Não tem ação de retirar os resíduos que já se encontram no sistema, ou seja, não há problema algum em trocar de um combustível para outro (gasolina aditivada não é purgante). Sei que esse assunto é polêmico e que provavelmente eu serei metralhado por aqui (Very Happy), mas antes disso verifiquem se alguém já foi parar na oficina por que, ao efetuar a troca de comum para aditivada, houve desprendimento de resíduos e entupimento de bicos (eu não conheço nenhum caso desses).

Um abraço!!!

No manual diz ≥93 Octanas (RON) na pag 105; agora o curioso é o óleo, que nesta pag. diz 10W40 e na pag. 122 diz 15W40, no minimo curioso...

É 15W40 OU 10W40 ISSO VAI DEPENDER DO CLIMA DA CIDADE.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 2]

Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos