Opa amigos do forum, estou querendo comprar um qq, fiz um test-drive, então segue minhas impresões do carrinho:
Ao chegar à concessionária, o visual realmente encanta, ele é muito bonitinho, os detalhes de alinhamento não são tão gritantes quanto falam, mas dizer que eles não existem já é um pouco demais. Quando o vendedor me passou a chave, a primeira boa impressão, o alarme já vai integrado na chave, diferente dos nacionais que quando possuem alarme, somos obrigados a utilizar um chaveiro com a chave e com o alarme ao lado, fazendo um penduricalho.
Realmente os acessórios são os grandes atrativos do qq, ao regular o banco, noto ao lado a abertura do porta-malas e da tampa de combustível, o design e composição do painel são bem balanceados, muito melhor do que a aqueles moldados em peça quase única como o do celta. Ao acionar a chave, o painel de instrumentos realmente encanta. Digital num colorido bem "cool" como a proposta do carro, a regulagem de retrovisores elétricos é outro grande ponto. Após a partida, o ar condicionado, logo começou a gelar bem, excelente, ainda mais quando se mora no nordeste, calor o ano todo. Começamos o nosso trajeto, a embreagem é bem baixa e macia, mas após alguns poucos testes rápidos para encontrar o tempo ideal, cumpre bem o seu papel, ainda mais quando se espera o "anda e pára" das capitais nacionais em tráfego intenso. Saímos em direção a avenida e ao sair da concessionária um pequeno trajeto com buracos habituais e a suspensão passou pouco da vibração destes. O carrinho logo desenvolve bem, mesmo com o ar ligado e 3 pessoas a bordo com peso médio de 70 Kg por cada passageiro, e ao fazer o retorno pra aproveitar o sinal amarelo precisei acelerar um pouco mais e fazer a curva mais bruscamente, a sensação foi a de fazer uma curva fechada num uno a 40 km/h, mas no qq logo a estabilidade foi restabelecida, e seguimos o nosso trajeto, o câmbio tem um engate um pouco frouxo, no início do test-drive eu engatei e reengatei a 1ª marcha por umas duas vezes, antes de sair para certificar-me de que a marcha havia entrado. Logo estávamos a 80 km/h em 4ª e seguindo para a 5ª. Realmente ao atingir velocidade acima de 100 km/h, o carro fica levinho demais, estávamos em uma leve descida e com uma curva rápida à frente, senti realmente a necessidade de tirar o pé do acelerador e na curva precisei pisar no freio, ainda que de leve para restabelecer a segurança. Um detalhe, muitas vezes banal para alguns, mas pra mim fez o qq ganhar bons pontos, foi que mesmo sendo um carro compacto, o espaço para o pé esquerdo é bem confortável, diferente do fiesta que em viagens a perna esquerda fica retraída, devido à ausência de espaço. Após trafegar cerca de 2 km, tínhamos chegado ao ponto combinado e só me restavam 2 km que seria o retorno para a concessionária, para poder fazer o retorno, precisamos passar por um trecho com algumas lombadas e a maciez da suspensão me agradou, não senti nada batendo. Novamente, fiz a curva de retorno acelerando bem e realmente a suspensão não foi desenhada para uma pegada mais esportiva, muito menos o carro. A leve descida, agora se tornava em uma íngreme subida e aí me surgiu uma dúvida: O qq daria conta da subida com ar ligado, 3 pessoas a bordo e sem espaço pra acelerar bem? E num é que ele deu conta! Não foi preciso reduzir, apenas pisar um pouco mais na 4ª, mas se o carro fosse meu eu reduziria para poupar o motor! =) Mas nada alarmante, quanto ao ruído, o motor é meio barulhentinho, algo como o Clio próximo de 3500 RPM, sendo que o qq estava a 2500 - 2800 RPM deve ser por isso ele já vir com som USB de série. Chegamos bem! Ele cumpriu muito bem o que prometia um carro urbano, leve, compacto aonde seu motor 1.1 vai bem.
A minha avaliação final:
Não posso ser um teleguiado, por após ter lido especialistas alertando sobre a suspensão, eu dizer que o problema do carro é a suspensão! Isso seria injusto, sou apenas um consumidor e dessa forma eu trataria a suspensão como eficiente e a embreagem macia de maneira positiva para o tráfego urbano, agora quanto a curvas bruscas, o carro não foi feito para essa pegada esportiva, talvez se em outra versão a suspensão fosse mais baixa, diminuindo o centro de gravidade do carro e com rodas maiores e pneus mais largos isso seria completamente resolvido e ele seria ainda mais superior aos seus concorrentes diretos (leia-se Celta, Uno e Ka).
Mas pra mim, pontos negativos são:
O Engate das marchas poderia ser um pouco melhor algo como se sentíssemos uma articulação sendo engatada (fiquei alguns momentos pensando o que utilizar como exemplo, mas só me vem a idéia de algo semelhante a um estalo de uma parte do nosso corpo, algo como um som tipo "clôc" ou "tloc"), mesmo assim ainda é melhor do que o som de ferro raspando, além disso, achei um pouco baixa a alavanca de câmbio. Outro ponto a acrescentar negativamente é o acabamento do volante, feito de plástico rígido, poderiam ter utilizado ao menos o volante padrão das montadoras, aquela espuma escura comum moderadamente macia. Os pneus por sua vez não sei se agüentam bem os buracos, pedras que encaramos, parece pneu barato de supermercado.
Pontos Neutros:
Abrir e fechar de portas, mala e capô, muito superior ao do Uno (som de lata de óleo batendo), semelhante ao do Clio, celta e gol. Acabamento, não é uma maravilha de alinhamento, como seria em um carro acima de R$ 50.000,00, mas está na faixa dos de R$ 25.000,00 condizente com a concorrência. Visibilidade neutra, não há pontos cegos graves. Motorização compatível com a proposta do carro, urbano, a Chery preferiu o consumo ao invés da potência, mas mesmo assim ele anda bem, não tem tanto aquele ar de carro amarrado com o ar condicionado ligado.
Pontos positivos:
4 portas, ABS, Air-bag, Direção hidráulica, ar-condicionado, travas, alarme, vidros e retrovisores elétricos, som com cd player e USB, farol de milha, abertura do porta-malas e combustível por alavancas dentro do carro, limpador e desembaçador traseiro, brakelight, aerofólio, painel digital com função de estimativa de consumo, tudo isso de série! Além do consumo prometido pelo fabricante e da garantia de 3 anos e preço de revisão fixo (será mesmo?)
Não vamos ser hipócritas e dizer que os defeitos apresentados pelo qq, não estão presentes também nos outros nacionais, 130Km/h é suficiente, carro 1000 foi feito pra cidade, se vamos pegar estrada com qualquer outro carro 1.0, temos que saber das limitações, de estabilidade, velocidade final e de retomada, Uno e celta não deviam ser utilizados em estradas, mas não é o que vemos na prática, há ainda aqueles que arriscam até ultrapassagens arriscadas dentro desses carros de entrada.
O ponto positivo dessa entrada maciça dos chineses é que vai pôr em cheque a hegemonia das 4 grandes potências do mercado automobilismo brasileiro, o mesmo ar de insegurança que ronda a Chery e a JAC Motors hoje, também rondou a Honda, Toyota e a Hyundai, e hoje a segurança das marcas são comprovadas nas ruas, no duelo, Civic x Corolla e o i30, tão aclamado pela crítica. A prova disso tudo é que é possível colocar no mercado um carro com acessórios indispensáveis a um preço justo. Quanto a minha opção de compra acho que já foi decidida, vamos de qq, só me resta ver agora como será o pós-compra, isso eu não tenho como saber ainda. Espero ter ajudado aos indecisos quanto ao qq, sou apenas um consumidor que busca a melhor relação custo x benefício.
Abraço a todos.