Clube do Chery
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Clube do Chery

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Preço fixo da substituição de óleo e filtro de óleo

+10
Vinicar
Dan Floripa
Pedro
yuriduarte
kkbatera
Casinha
Goldman
Antz.Br
Myll2013
DiegonamorandoQQ
14 participantes

Ir à página : Anterior  1, 2

Ir para baixo  Mensagem [Página 2 de 2]

Dan Floripa


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Vinicar, eu sei o que estou fazendo, mas obrigado pelo conselho.

Um abraço!

Dan.

Vinicar

Vinicar
Motor Acteco 1.6
Motor Acteco 1.6

Na verdade, vc acha que sabe o que está fazendo rs. Vc ñ respeitou nem o API do óleo recomendado.
Mas tudo bem o carro é seu, e o motor tb.

Dan Floripa

Dan Floripa
Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Como falei, eu sei o que estou fazendo.
Os motores não mudaram sua construção e, o clima no Brasil não esfriou a ponto de ter que mudar a viscosidade do óleo de um motor que trabalha aqui (clima tropical) e, as leis da física não mudaram.

Aqui vai uma tabela que vem no manual da Kawazaki:

Preço fixo da substituição de óleo e filtro de óleo - Página 2 2srw

A construção deses motores (das motos) não é muito diferente de um motor de carro e, esses motores trabalham com quase três vezes a rotação máxima dos motores dos nossos carros.
Óleo sintético semi-sintético é bom para clima frio (e necessário em climas polares como Canadá, parte dos EUA, Rússia e outros países)).

Antigamente os veículos eram tropicalizados (adaptações como troca da válvula termostática, adequação do tipo de óleo, combustível, suspensão etc), hoje em dia do jeito que é feito para usar no país natal, vem para o Brasil (os Astras importados sofrem até hoje com temperatura e, a solução é simples, basta trocar a termostática para uma que abra com menos temperatura como a do Monza).

Reparem no trânsito a quantidade de carros relativamente novos que estão fumando (os Renaut Clio são os que mais vejo aqui em Floripa). São motores relativamente novos e já fumam, isso que nem chegaram aos 200.000km que seria a metade da vida útil do motor. Adivinhem qual o óleo que esses motores usam (sintético 5w30 ou semi-sintético 10w40).

Nos manuais  de serviço e do proprietário da Honda Civic (foi o que li no formato original), mas os das motos dizem a mesma coisa. Diz que o motor não pode trabalhar com álcool em nenhuma quantidade (o mesmo se aplica a quase todas as montadoras de carros, motos e ATVs), mas ao chegar no Brasil e serem traduzidos, essa informação é retirada do manual por ordem das montadoras.

Quando falo que sei o que estou fazendo, não é da boca para fora. Meu pai foi mecânico da Motormac Cummins (20 anos ou mais)  e, cresci em meio a motores. Trabalhei em mecânica automotiva, fui trabalhar como operador de turismo, motorista de carreta e, voltei para mecânica só que agora, trabalho com motos.

Dá uma olhada:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Por experiência, descobrimos algumas falcatruas que as montadoras fazem, para induzir o consumidor ao erro.

Um abraço!

Dan.

Vinicar

Vinicar
Motor Acteco 1.6
Motor Acteco 1.6

Amigão, vc falou, falou e não falou nada rs.
Questão de sintético ou semi-sintético ñ tem nada a ver com clima.
Já a viscosidade sim, é relacionada com o clima do país que o motor vai trabalhar.

Outra coisa... motor só queima óleo se não tiver manutenção. Seja óleo 10w30, 10w40, 0w40 até 20w50.

Mas repito, vc está criando um atrito desnecessário no seu motor novo. Criando desgaste prematuro do mesmo, e ainda ñ está usando a carga de aditivo recomendada pelo manual.

Dan Floripa

Dan Floripa
Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8



Veremos se consigo ser mais claro.

Óleo com viscosidade muito baixa (que é o caso dos sintéticos e semi-sintéticos) como qualquer óleo, quando aquecem afinam. Por já ser um óleo fino, afinam mais ainda (fica parecendo uma água suja). Não lubricando as partes móveis devidamente, gerando atrito, calor e barulho. Pois o óleo não consegue manter a película e proteger as partes móveis. Isso causa desgaste prematuro dos anéis de segmento, cilindro, haste e guia de válvulas, casquilhos, mancais fixo e móveis, árvore de manivela, etc. Por isso vemos tantos carros com motores pouco rodados fumando. Outro problema é que o intervalo entre as trocas é muito longo 10.000 km (vide o que aconteceu com os Mareas), isso gera muita borra no sistema de lubrificação reduzindo a capacidade de lubrificação e reduzindo a vida útil do motor.
Esses óleos foram desenvolvidos para climas polares -30c° -40c° (onde chegam a usar óleo 0w5), onde o óleo tem que estar líquido o suficiente para poder lubrificar o motor nas partidas a frio, injustificáveis no Brasil.

Um abraço!

Dan.

mateustavernari


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Pessoal, pra quem for do Rio, mais precisamente da zona oeste, o óleo Lubrax Tecno 15w40 tá R$16 no centro automotivo Gregório em Campo Grande. Abraço!

pedrora


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

não encontrei aqui em Fortaleza, mas me disseram que o da Celene 15w40S SM é o mesmo, isso procede, alguém pode me ajudar? Att.

Vinicar

Vinicar
Motor Acteco 1.6
Motor Acteco 1.6

Vc pode usar qualquer marca, porém, tem que respitar o API SL (ou maior), e viscosidade 10w40 ou 15w40.

Marcelo F Conceição


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Boa Tarde, algum colega sabe informar qual a quantidade de óleo necessário para substituição do motor e caixa de cambio?
Obrigado,
Marcelo Ferreira

Dan Floripa

Dan Floripa
Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8


Para quem quer tirar algums dúvidas sobre o tipo de óleo:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Um abraço!

Dan.

mariscobsb


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Então o óleo deve ser API SL (ou maior) com viscosidade 10w40 ou 15w40. Trocando com o filtro são 3,5 litros de óleo, mas se não trocar o filtro, quantos litros de óleo cabe?

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 2 de 2]

Ir à página : Anterior  1, 2

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos