Clube do Chery
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Clube do Chery

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

O meu QQ travou o freio repentinamente...

+3
outcast
Pedro
glaux
7 participantes

Ir à página : 1, 2  Seguinte

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 2]

1O meu QQ travou o freio repentinamente... Empty O meu QQ travou o freio repentinamente... Sáb Fev 09, 2013 5:24 pm

glaux

glaux
Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Olá!

Meu QQ tem só 2000km e apresentou um problema bizarro, ontem (07/02/2013) estava a maior chuva (SP-SP) e após atravessar uma valeta com muita água, enxurrada e barrenta, depois de uma quadra o carro vez barulhão, parei o carro e fui ver se algo estava preso, nada.

Voltei a andar e normal, passei, segunda, terceira e novamente barulho muito alto. Depois o barulho só se apresentava ao pisar no freio, parecia que era algo na roda ferro com ferro raspando, tipo disco com disco.

Como comprei o carro já com 500KM rodados e não na concessionária, sem garantia dos 3 anos (pois o pessoal da loja não fez a troca de óleo após 6 meses da compra), levei no mecânico e ele foi andar comigo pra ver o que há, dai ele desenvolveu velocidade e puxou o freio de mão e apertou o freio dizendo que havia entrado água nos freios... tipo, depois que ele fez isso eu disse "O carro é ABS" ele perguntou "é ABS?" bom, de fato, após ele fazer isso o carro realmente parou com o barulho quando pisava no freio, mas... do nada ele freio sozinho!!!!

O próprio mecânico ficou assustado, por sorte, não havia ninguém atrás da gente... o cara tinha desenvolvido uns 60km e ficamos muito assustados. Ele pediu pra deixar o carro na oficina pra ver o que há...

Gente, alguém tem ideia do que pode ser? Esse mecânico não provocou o defeito puxando o freio de mão com o carro em movimento e apertando o freio?

Triste, pois estou cismada com a segurança do QQ... imagina parar do nada em pleno movimento sem a gente acionar o freio... as luzes do painel (ABS) acendem normalmente os 4 segundinhos ao ligar o carro.

Aguardo a ajuda de vocês, muito obrigada!

Convidado


Convidado

Olá,
Na garantia do QQ não fala nada de revisão aos seis meses, mas somente aos 2500Km que tem tolerância até os 3000, de modo que o seu carro aparentemente está na garantia e você pode leva-lo a uma autorizada para ver do que se trata. Apesar de todas as discussões a respeito, a garantia da Chery quebra o maior galho e não deve ser desprezada.

Quem te vendeu deve ter te entregado uma especie de pasta contendo a cópia da nota fiscal, o manual, o livreto da garantia e aquele da assistência gratuíta, além de um útil livro sobre regras e sinalizações de trânsito, se não te entregou reclame porque isso pertence ao veiculo, além disso você pode solicitar uma cópia em qualquer concessionária Chery.

Quanto ao barulho estranho, uma vez que você atravessou uma área alagada, alguma coisa tipo cordão, barbante ou arame pode ter se prendido ao disco indo parar no cubo da roda e ficando invisível, pode ser até algo bem pequeno e mesmo assim poderia e pode ter provocado dano até grave. - Certa vez num caminhão que eu tinha, se enrolou um cordão no cardã e o veiculo parou de chofre nos dando o maior susto, o cordão se encaixou entre o eixo e o suporte travando tudo.
No seu carro tanto pode ter entrado alguma coisa entre o disco e a pinça do freio dianteiro como no espaço entre um tambor e as sapatas do freio traseiro, até uma embalagem qualquer de bala ou bombom pode ter provocado o defeito.
Conte como acabou.
Boa Sorte.

Pedro

Pedro
Motor 2.4 Turbo
Motor 2.4 Turbo

Não fiz troca de óleo aos 6 meses e nem por isso perdi a garantia . Loucura o mecanico fazer isso com teu carro , mas ja andei com o QQ uma vez sem querer com o freio de mão acionado e percebi um barulho muito estranho , depois de 10 minutos olhei pro painel e vi que era o freio de mão que tinha esquecido

glaux

glaux
Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Obrigada, pela resposta!

Acredita que estava lendo e reLendo o Manul de Garantia e não vi NADA destes 6 meses! Poxa, será que a CSS usou de má fé? Que absurdo! O carro tem só 2.000 kms e eu levei todos documentos necessários na CSS, dai o rapaz me explicou que eu perdi a garantia pois a loja aonde comprei não fez a revisão apos os 6 meses de troca de fluidos, coisa e tal. Achei bem estranho mas pedi para fazer o serviço, balanceamento e alinhamento pois sentia o carro puxando para o lado direito e pra ver como estava o óleo, fluidos... pois bem, eles cobraram
354,00! R$ 160,00 do Alinhamento e Balanceamento + R$ 194,00 Substituição do Óleo e Filtro e Filtro de Óleo + Kit Revisão NRO 01 + Óleo Motor Base Sintética

Outra coisa que agora está me "caindo a ficha" será que era necessário troca de óleo e filtro?

Por favor, me orienta ...

Obrigada.


Por favor, leia as Regras Gerais do Clube do Chery em especial a regra 11.

Tosca Campini escreveu:Olá,
Na garantia do QQ não fala nada de revisão aos seis meses, mas somente aos 2500Km que tem tolerância até os 3000, de modo que o seu carro aparentemente está na garantia e você pode leva-lo a uma autorizada para ver do que se trata. Apesar de todas as discussões a respeito, a garantia da Chery quebra o maior galho e não deve ser desprezada.

Quem te vendeu deve ter te entregado uma especie de pasta contendo a cópia da nota fiscal, o manual, o livreto da garantia e aquele da assistência gratuíta, além de um útil livro sobre regras e sinalizações de trânsito, se não te entregou reclame porque isso pertence ao veiculo, além disso você pode solicitar uma cópia em qualquer concessionária Chery.

Quanto ao barulho estranho, uma vez que você atravessou uma área alagada, alguma coisa tipo cordão, barbante ou arame pode ter se prendido ao disco indo parar no cubo da roda e ficando invisível, pode ser até algo bem pequeno e mesmo assim poderia e pode ter provocado dano até grave. - Certa vez num caminhão que eu tinha, se enrolou um cordão no cardã e o veiculo parou de chofre nos dando o maior susto, o cordão se encaixou entre o eixo e o suporte travando tudo.
No seu carro tanto pode ter entrado alguma coisa entre o disco e a pinça do freio dianteiro como no espaço entre um tambor e as sapatas do freio traseiro, até uma embalagem qualquer de bala ou bombom pode ter provocado o defeito.
Conte como acabou.
Boa Sorte.

Convidado


Convidado

Aparentemente eles realizaram a Revisão dos 2500 Km com 2000 km rodados, o que está correto, porque há uma tolerancia de 500 Km para mais e para menos.
Quanto ao alinhamento (R$ 160,00) além do preço abusivo ele só está previsto de ser realizado aos 10 mil Km e o fato do carro estar puxando para um lado não justifica essa cobrança de modo algum, visto que os consertos na garantia, por defeitos de fábricação são gratuitos, portanto você deveria reclamar e reclamar também se essa CSS não registrou essa revisão no livreto de garantia juntamente com a quilometragem em que foi efetuada a troca do óleo e filtros, Esses dados são muito importantes e não podem ser omitidos, porque você pagou por tudo isso e se algo falhar você terá como provar que a culpa foi deles, que p/ex: podem não ter trocado o óleo apesar de have-lo cobrado e de repente por causa disso funde o motor.
Vamos agora esperar as manifestações dos membros do Clube mais antigos e preparados, porque eles saberão te orientar melhor sobre como agir para que a sua garantia seja validada e para que a css que mexeu no seu carro assuma a responsabilidade ao menos sobre aquilo que fez e pelo qual foi muito bem paga.

Um abraço e boa sorte com o seu QQ.

outcast


Banido
Banido

Pedro o meu QQ acontece a mesma coisa faz maior barulhão mas uma vez o freio de mão não estava acionada eu eu fui sai da garagem de frente e deu maior estalo na dianteira.

Convidado


Convidado

Se um patim ou pastilha ficarem grudados, ou se tiver entrado água e formado ferrugem no disco ou panela, os freios farão um barulho bem estranho ao sair com o carro, mas basta andar alguns metros para tudo voltar ao normal. Me parece que nas panelas e discos da Chery falta algo na liga metálica que inibe a formação de ferrugem e que é normalmente encontrada nos "nossos" carros.
Suponho que panelas e discos normais contenham algo de grafite que protegeria a sua superfície de atrito contra a oxidação, enquanto que nos chineses as peças seriam de ferro fundido puro e que por isso enferrujariam com facilidade. Mas quem deve saber melhor é o Alex Oliveira, o nosso professor de automobilismo e metalurgia.

Pedro

Pedro
Motor 2.4 Turbo
Motor 2.4 Turbo

Uma vez fui sair e deu um estralo na traseira , depois fui ler e dizem que é ruim deixar o freio de mão acionado em garagens planas e assim por muito tempo provocava esse estralo , agora só deixo engatado e nunca mais aconteceu

Alex Oliveira

Alex Oliveira
Proprietário QQ
Proprietário QQ

No meu QQ, pelo menos, até agora não constatei nenhuma diferença no material utilizado na confecção de panelas e discos, em relação aos carros nacionais.

Algo que deve ser considerado é a menor distância dos componentes que formam o sistema de freios em relação ao solo (ou à água...). O conjunto roda/pneu do QQ é muito baixo, aproximando muito estes componenentes da umidade. Uma vez deixei meu carro estacionado em uma rua que alagou um pouquinho (nada demais, cerca de 10 cm na beira da calçada), mas bastou para que a parte de baixo do pneu ficasse toda sob a água, submergindo até parte do aro da roda. Os carros nacionais ou tem roda pequena e pneu alto (ex:, aro 13 com pneu 175/70), ou roda grande e pneu baixo. De qualquer forma, os componentes do freio ficam longe do solo. No caso do QQ, temos uma roda aro 13 e pneus 155/65. Além disso, o sistema é relativamente sofisticado pela presença dos sensorers do ABS.

O melhor é evitar a água mesmo.


_______________________________
Alex Oliveira

Chery QQ Shocked

outcast


Banido
Banido

Vai sempre a dica quando for lavar o carro sempre bombeiem o freio umas 3 vezes mas eu ligo o carro eu vou para frente e para tras fico fazendo isso 1 minuto.

glaux

glaux
Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Muito obrigada pelas respostas!

Creio que o que causou o problema foi após passar por um cruzamento íngreme que formava um rio lamacento na valeta. Mas, não estava numa enchente, apenas passei por uma rua mal projetada o que é bem comum na minha amada São Paulo. Pequei por levar num mecânico e ele dar a voltinha comigo e puxar o freio de mão de repente e pisar no freio, com o argumento de soltar a água que ficou presa no freio...pois depois disso que o carro travou sozinho numa velocidade de 60km, e até o mecânico ficou assustado... acho que ele nem percebeu que o carro era ABS... putz... Será que ele danou tudo?

Também vou com meu cunhado na CSS conversar sobre a "garantia perdida". Lemos o Manual de Garantia e realmente não há nada que fale sobre os 6 meses e troca de óleo. Lá no manual há um tópico chamado "Revisões Periódicas" e diz:

"Tanto a revisão inicial como as demais revisões periódicas especificas no Manual do Proprietário deverão ser executadas sendo devidamente registradas neste manual de garantia.

O não cumprimento do programa de revisões periódicas (incluindo a revisão inicial) poderá comprometer o bom funcionamento do seu veículo, ocasionando danos que poderiam ser evitados com a execução integral das revisões.

O não cumprimento do programa de revisões periódicas (incluindo a revisão inicial) implicará em perda da garantia..."

Alguém sabe o que é essa "revisão inicial"? Seria a revisão dada na saída do pátio de fábrica ou essa dos ditos 6 meses? Ou seria a Revisão Gratuita dos 2500 km?

Valeu, feliz com a participação de vocês!

Pedro

Pedro
Motor 2.4 Turbo
Motor 2.4 Turbo

Seria a extinta revisão dos 2500 km

outcast


Banido
Banido

Por que extinta ?

Pedro

Pedro
Motor 2.4 Turbo
Motor 2.4 Turbo

As novas regras sobre a revisão ... não existe mais a de 2500

glaux

glaux
Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Ah, então a tal Revisão Inicial (meu Manual de Garantia é de 2011/2012) seria os 2.500 KM certo?
A CSS disse que em 2013 as regras mudam.

Então, se a Revisão Inicial é dos 2.500 eu continuo na garantia... essa CSS é muito desonesta... vou ver isso e conto o resultado mas se eles agiram de má fé vou querer meu dinheiro de volta ou PROCON, pequenas causas... absurdo!

Alex Oliveira

Alex Oliveira
Proprietário QQ
Proprietário QQ

As novas regras valem para os carros comercializados após a implementação das mesmas. Obtive essa informação na própria CSS onde realizei minha revisão de 10 mil Km, Sulbra Porto Alegre.


_______________________________
Alex Oliveira

Chery QQ Shocked

outcast


Banido
Banido

Então a nova regra de revisão passa a valer para os veiculos Chery's ano 12/12 e 12/13 e quem tem de ano 11/12 pode ficar tranquilo ?

mcprofessor38

mcprofessor38
Ex-Proprietário Chery
Ex-Proprietário Chery

Será que essa CCS não é a velha conhecida Yang? que o pessoal aqui mete o pau??!!

Nunca vi isso que o mecânico fez... usar o freio de mão e o pedal para tirar água do sistema?? pra mim isso é novo...
Sendo um carro com ABS, o sistema pode ter entendido como uma situação drástica e acionado algum mecanismo de segurança (como o corte de combustível em alguns carros em colisão).
O melhor mesmo é levar na CCS (para uso da garantia) ou procurar uma especializada em freios, como a Varga...


_______________________________
EX-CIELO SEDAN PRATA 11/11
MCProfessor yesgood

glaux

glaux
Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

rs... é a Shanghai

Então, essa do mecânico me deixou apavorada (estava no banco do carona)
que técnica doida é essa? Enfim, espero que ele não tenha detonado de vez o freio... se é que era defeito,
talvez fosse só água mesmo...

Deixei um aviso para ele não mexer no QQ pois vou levar de novo na CSS. O carro está no pátio da oficina e ele fechou para o carnaval.

Medo...muito medo... rs..

Abçs!

Convidado


Convidado

Glaux só mais uma coisinha,
O carro travou andando a 60 e.......? Que aconteceu depois, destravou ou continuou travado? Ele voltou a andar ou teve que ser arrastado para cima do guincho?

Quando travou o freio de mão estava puxado?

Não deve ter acontecido nada de grave, se o carro travou quando o freio de mão ainda estava puxado deve ser porque a humidade secou e os patins prenderam de um momento para outro.

Se o freio de mão não estava puxado e o mecâmico não estava brecando com o freio a pedal, pode ser até que o defeito não seja nem no freio.

De qualquer forma é bom ver se agora o carro está andando e brecando normalmente sem puxar para nenhum lado, se estiver tudo funcionando e não tiver nenhum barulho estranho então o 'defeito" foi provocado pela humidade.

glaux

glaux
Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Então, ele puxou o freio de mão e pisou no pedal do freio, bombou, e depois abaixou o freio de mão. O QQ continuou rodando normal e ele disse "está vendo, o barulho ao pisar no freio sumiu pois saiu a água" e após um minuto o carro freiou sozinho (acho que ele estava na terceira marcha, + ou - a uns 60km) mas continuou rodando normal, não precisou de guincho. Tipo, deu uma travada violenta. Ele até comentou, "Caramba! Que perigo, se tivesse alguém atrás da gente teria batido"

Esse tal mecânico cuida do carro do meu pai, que é carro dos anos 80...rs... A ideia era só dar uma voltinha e pedir uma opinião dele, não esperava que ele fosse fazer essa "técnica".

Vivendo e aprendendo.




Alex Oliveira

Alex Oliveira
Proprietário QQ
Proprietário QQ

Agora, com teu segundo relato, ficou claro o que aconteceu. Quando passaste pela água, os tambores e sapatas dos freios traseiros ficaram molhados, perdendo a eficiência. A seguir, o mecânico puxou o freio de mão com o carro rodando para secar os freios traseiros pelo atrito (técnica usual). Ao desacionar a alavanca do freio de mão, provavelmente as sapatas ainda estavam travadas (o que também é normal quando estão molhadas, pois o sistema chamado autoenergizante dos freios a tambor não deixa as sapatas voltarem a posição livre besta situação), não "obedecendo" ao comando da alavanca do próprio freio. Quando, finalmente, o sistema secou, o carro travou sozinho. Bastou, certamente, pisar uma vez no pedal do freio para que tudo voltasse ao normal. Após isso, uma boa limpeza do sistema e eventual lubrificação deixará tudo normal de novo.

Essa situação deixa claro os inconvenientes e riscos de atravessarmos regiões alagadas com carros de passeio. Normalmente, costumamos decidir se atravessamos o "rio" apenas considerando o risco do motor parar, mas outros componentes também são afetados nestas "travessias".


_______________________________
Alex Oliveira

Chery QQ Shocked

glaux

glaux
Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Alex, valeu!

Gostei da explicação, então, o caso é que não há defeito, né? Vou ver essa limpeza e lubrificação do sistema, mas na CSS e talvez leve em outra.

Amanhã, a área de mecânica da CSS volta a trabalhar (quarta de cinzas), também vou tentar reaver a "Garantia Perdida"

Dou o retorno e espero fechar o tópico positivamente jocolor

Abraços!

Convidado


Convidado

Mas ainda precisa ser descoberta a causa do barulho estranho ao brecar logo depois que o carro passou pela área alagada. Acredite já passei em muito lugar alagado e uma vez o carro quase ficou coberto, tanto que encheu o motor de água e lama - era uma Brasília - e o freio não fez barulho nenhum ao ser posto em movimento pouco depois depois de drenar a água da carter e secar a ignição. Bons tempos aqueles em que os carros eram fortes como tanques de guerra...
Ainda acho que pode ter enroscado alguma coisa no seu carro e uma boa inspeção com o carro no elevador provavelmente vai mostrar o que aconteceu.
Também acho que, para secar bem, o mecânico pode ter deixado o freio-de-mão parcialmente puxado com os patins roçando ligeiramente nos tambores,(todos fazem isso) o que pode ter provocado aquela travada repentina.
Um abraço.

Rodrigo Pochmann


Motor Acteco 1.1
Motor Acteco 1.1

Meu S 18 costuma fazer barulho ao pegar chuva forte. Noto tb que a frenagem não é a mesma de quando o sistema está seco.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 2]

Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos