Clube do Chery
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Clube do Chery

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

A octanagem da gasolina brasileira é boa para o face ?

+7
suelito
moliveir
Marcieljara
Goldman
jlemming
fiuzafaceflex
max diniz
11 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

max diniz


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Estava lendo no manual do proprietário do FACE pagina 63 que o motor deve ser abastecido com gasolina de octanagem mínima de 88 e máxima 98, fui a internet busca informações, achei vários sites que falavam que com a ultima mudança da quantidade de álcool na gasolina brasileira ela ia passar de 89 para 86 octanagem mesmos as aditivada, só restaríamos a nos usarmos a gasolina premio ou podium !

Como não sei nada sobre nossa gasolina, e sobre o nosso motor e o que acarretaria nos pormos um pouco de álcool?
Qual gasolina vcs estão usando?
Posso continuar usando a gasoniana normal?
Algem sabe alguma coisa sobre isso ??



fiuzafaceflex

fiuzafaceflex
Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Luz de mal funcionamento acesa(desenho do motor amarelo), segundo a "assistência técnica" a gasolina comercializada na China é diferente da brasileira e o ideal é usar a gasolina Podium (+ ou - R$3.599/l). Mas se o carro é flex, nunca usaremos etanol? ou a fabrica disponibilizará um scaner para cada proprietário de carro flex.

max diniz


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

fiuzafaceflex escreveu: Luz de mal funcionamento acesa(desenho do motor amarelo), segundo a "assistência técnica" a gasolina comercializada na China é diferente da brasileira e o ideal é usar a gasolina Podium (+ ou - R$3.599/l). Mas se o carro é flex, nunca usaremos etanol? ou a fabrica disponibilizará um scaner para cada proprietário de carro flex.

Boa noite fiuzafaceflex,

Vou tentar-te espricar da forma mais simple, no mundo a varios tipos de gasolina quando eu estava na Europa o carro que eu dirigia fala que, eu deveria usar a gasolina de octanagem 94 sem chunbo!

A gosolina brasileira tipo A ela tem 80 de octanagem! Porem a gosolina tipo C, por forsa de lei ela resebe uma quantidade de alcool pode varia, ha 2 anos atras era de 25% hj e de 20% isso faz mudar a octanagem da gasolina !
A gasolina tipo A nao e vendida na bomba, pois ela ainda nao tem alcool!
A gasolina que é vendida na bomba e a tipo C 87 !
Ex

Gasolina do tipo C comum, por exemplo Gasolina Especial C/Texaco - 87 octanas IAD [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
• Gasolina do tipo C aditivada, por exemplo Gasolina Plus/Texaco: 87 octanas IAD [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
• Gasolina do tipo C premium, por exemplo Gasolina Premium/Texaco - 91 octanas IAD: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
• Gasolina do tipo C, por exemplo Podium/BR : 95 octanas IAD [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
• Gasolina de aviação: 100 - 145 octanas Resolução ANP n° 5 de 2009 [1]
• Álcool etílico anidro: 100 octanas

Alguns dias atraz abrie o topico: octanagem da gasolina brasileira não é boa para o face ?
Mais nigem se pronuciol, acho que muitas pessoas vao comesar ater problemas com isso !

Quanto ao local no site da Petrobras tem infomando aonde voce acha a gasolina, porem nao se prenda a Podium temos varias outras gasolinas premio que voce pode achar em outras redes de poistos !
Sege alguns sites !

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]



Espero que tenha consegido te ajudar !

P.S se vc ver nigem comentou meu topico, acho que vamos ver muitos face quebrar por caisa disso, espero esta errado!

jlemming


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

fiuzafaceflex escreveu: Luz de mal funcionamento acesa(desenho do motor amarelo), segundo a "assistência técnica" a gasolina comercializada na China é diferente da brasileira e o ideal é usar a gasolina Podium (+ ou - R$3.599/l). Mas se o carro é flex, nunca usaremos etanol? ou a fabrica disponibilizará um scaner para cada proprietário de carro flex.

Pelo que eu soube a Chery vai abrir postos de gasolina próprios no Brasil para acabar com o problema.

max diniz


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

jlemming escreveu:
fiuzafaceflex escreveu: Luz de mal funcionamento acesa(desenho do motor amarelo), segundo a "assistência técnica" a gasolina comercializada na China é diferente da brasileira e o ideal é usar a gasolina Podium (+ ou - R$3.599/l). Mas se o carro é flex, nunca usaremos etanol? ou a fabrica disponibilizará um scaner para cada proprietário de carro flex.

Pelo que eu soube a Chery vai abrir postos de gasolina próprios no Brasil para acabar com o problema.

Bom dia jlemming,

Não é que a gasolina da china seja diferente da nossa, é a nossa que é diferente da do mundo todo!

Se você for na argentina a gasolina de lar ter outra cor, e outra octanagem!

Valores típicos de octanagem no combustível brasileiro
• Gasolina do tipo C comum, por exemplo Gasolina Especial C/Texaco - 87 octanas IAD [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
• Gasolina do tipo C aditivada, por exemplo Gasolina Plus/Texaco: 87 octanas IAD [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
• Gasolina do tipo C premium, por exemplo Gasolina Premium/Texaco - 91 octanas IAD: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
• Gasolina do tipo C, por exemplo Podium/BR : 95 octanas IAD [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
• Gasolina de aviação: 100 - 145 octanas Resolução ANP n° 5 de 2009 [1]
• Álcool etílico anidro: 100 octanas

Vamos para a Europa agora !
Valores típicos da gasolina sem chumbo na Europa
Na Europa o uso da gasolina com chumbo está proibido, sendo os índices de octanas da gasolina sem chumbo os seguintes:
• Gasolina sem chumbo 95 octanas
• Gasolina sem chumbo 98 octanas
• Gasolina sem chumbo 100 octanas (apenas alguns distribuidores fornecem este combustível, nomeadamente a BP)

Estados unidos da América!
EUA regular 82 92 87
EUA premium - 96 91
Japão
Japão regular - 89 -
Japão premium - 96

Qual quer duvida é só falar !

Abraço

Max Diniz

Goldman

Goldman
Administrador
Administrador

max diniz escreveu:Na Europa o uso da gasolina com chumbo está proibido.....
Aqui também; o chumbo foi banido como aditivo para gasolina no Brasil em 1989 para permitir o uso de conversores catalíticos de redução de emissão de poluentes, pois os conversores quando contaminados com chumbo tornavam-se inoperantes.

Se uma montadora quer vender seus veículos em um país ela, montadora, tem que adequar seus motores ao combustível padrão do país que exporta.

Infelizmente a nossa gasolina além de ter álcool anidro (20 ~ 25% dependendo do período do ano) ainda é misturada com solventes, etanol e sabe mais o que por donos de postos desonestos.

Goldman

Goldman
Administrador
Administrador

jlemming escreveu:Pelo que eu soube a Chery vai abrir postos de gasolina próprios no Brasil para acabar com o problema.
lol!

max diniz


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Overdrive escreveu:
max diniz escreveu:Na Europa o uso da gasolina com chumbo está proibido.....
Aqui também; o chumbo foi banido como aditivo para gasolina no Brasil em 1989 para permitir o uso de conversores catalíticos de redução de emissão de poluentes, pois os conversores quando contaminados com chumbo tornavam-se inoperantes.

Se uma montadora quer vender seus veículos em um país ela, montadora, tem que adequar seus motores ao combustível padrão do país que exporta.

Infelizmente a nossa gasolina além de ter álcool anidro (20 ~ 25% dependendo do período do ano) ainda é misturada com solventes, etanol e sabe mais o que por donos de postos desonestos.

Bom dia Overdrive,

Gostei muito, da sua colocação sobre o chumbo, é uma verdade ! Devemos nos orgulhar pois o Brasil foi um dois primeiros paises a proibir o chumbo na gasolina!

Bom, quanto a afirmação “Se uma montadora quer vender seus veículos em um país ela, montadora, tem que adequar seus motores ao combustível padrão do país que exporta.”concordo também, porem com algumas ressalvas! Se vc tiver afirmando que o motor do face não é adequando para o Brasil eu tenho uma pequena ressalva, em todos os paises que eu já dirigi na (Europa, na Argentina, USA e no Marrocos), os postos tem mais de uma opção de gasolina!

No Brasil temos vários postos com gasolina que atende ao motor do face !
Não vou me estender muito no assunto pois vou ter que voltar ao trabalho !
Mais eu pois há alguns dias atrás um tópico sobre a gasolina, mais neguem comentou então acho que não leram o manual do carro !
Espero ter contribuído, e qualquer coisa hoje a noite eu entro para debatermos

Abraço
Max Diniz

9A octanagem da gasolina brasileira é boa para o face ? Empty o meu flex! Qui Jan 12, 2012 8:56 am

Marcieljara

Marcieljara
Motor Acteco 1.1
Motor Acteco 1.1

fiuzafaceflex escreveu: Luz de mal funcionamento acesa(desenho do motor amarelo), segundo a "assistência técnica" a gasolina comercializada na China é diferente da brasileira e o ideal é usar a gasolina Podium (+ ou - R$3.599/l). Mas se o carro é flex, nunca usaremos etanol? ou a fabrica disponibilizará um scaner para cada proprietário de carro flex.

Amigo isso é papo de Mecânico! eu abasteci em quatro postos diferentes e notei diferença em apenas um que considerei gasolina batizada! (rendimento menor e dificuldade para ligar no frio)Amigo antes eu tinha um Uno Fire gasolina e na boa podia colocar qualquer coisa no tanque ele andava! Estou abastecendo gasolina aditivada em posto barato (sem bandeira) mais que eu confio e abasteço a longa data! não senti a necessidade de colocar gasolina premium... esse seu problema deve ser mesmo na injeção ou algo desse tipo! por isso eu sempre digo 1000x carro a gasolina! Flex é dor de cabeça!

Goldman

Goldman
Administrador
Administrador

Marcieljara escreveu:..... 1000x carro a gasolina! Flex é dor de cabeça!
Não diria dor de cabeça... Mas carro flex sempre terá um rendimento menor que se fosse somente à gasolina ou somente a etanol.

Se eu pudesse escolher teria sempre carro com motor somente à gasolina! Cool

11A octanagem da gasolina brasileira é boa para o face ? Empty V-Power Qua Jan 18, 2012 12:49 pm

moliveir


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Max,

Eu utilizo a V-Power da Shell, é a que eu senti melhor rendimento do carro em todas as situações.

suelito

suelito
Motor Acteco 1.1
Motor Acteco 1.1

Utilizo aditivada da BR e podium de vez em quando.

Dwall

Dwall
Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Eu tinha um Uno Fire 2004 e abastecia em qualquer posto, como o Marcieljara, esta semana no meu Face coloquei 50 reais de gasolina num posto Ipiranga próximo de onde trabalho, e o carro ficou fraco, em retomadas estava uma porcaria, Domingo completei o tanque com gasolina Supra do posto BR e agora ficou show, voltou ao normal, este posto aqui em Porto Alegre já tinha me causado problemas em um Gol á anos atrás, mas eu burro, esquecido...enfim, achei que como mudou o dono tinha melhorado, mas não, vi que continua igual, sabe se lá, e isso que pus gasolina aditivada.

Atilio Cardinali


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Meu Face 2011 já passou dos 70.000 km. Nunca me preocupei com a questão da octanagem da gasolina e posso assegurar que, até o momento, não constatei nenhum problema com o motor que continua com muito bom rendimento e baixo consumo. Seu único problema, existente desde zero é uma pequena batida de tuchos quando frio, que dura até seu completo enchimento.

Cadorin


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Reavivando o tópico. A necessidade de utilizar uma gasolina de alta octanagem é para aumentar a eficiência do motor que, provavelmente, tem uma taxa de compressão elevada e o ponto de ignição é adiantado.

Se utilizarmos a gasolina comum ou aditivada, vamos ouvir um grilado ou como se estivesse batendo bola de gude dentro de uma jarra de vidro. Esse barulho ocorre somente em situações específicas: motor em temperatura ideal de trabalho e baixa/média rotação com alta carga (pisando mais do que 50% do curso do pedal do acelerador). Esse ruído indica que a explosão está acontecendo antes do PMS (ponto morto superior) e perde-se torque e potência com isso, apesar da energia ainda ser liberada.

A central de injeção corrige isso e atrasa o ponto de ignição, mas até um certo limite.

Esse barulho some se colocar um pouco mais de álcool no tanque ou se abastecer completamente com gasolina podium/premium. Mas não é indicado exagerar no álcool, pois a mistura pode ficar pobre demais, o motor fica fraco e beberrão.

cieloval2012


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Pelo que sei, a octanagem da gasolina brasileira normalmente vendida em bombas - digo gasolina e não aquela mistura horrível e com solventes que está sendo vendida mais barata - é de 95 octanas, válido tanto para a comum, quanto para a aditivada (supra, v-max, etc), pois, a aditivada nada mais é que a gasolina comum com detergentes para evitar carbonização do motor, acúmulo de resíduo nos dutos, bomba e diminuir no tanque.
Já a Premium - hoje na minha região somente encontro a Podium tem 98 octanas, se você tem um carro com taxa de compressão maior, tipo 12:1 você certamente se beneficiará dela - alguns frekis (detesto carro não puro) tem esta taxa e outros de motor maior também.
Concluindo, se você utilizar gasolina tipo C de boa qualidade e procedência - desconfie de preços muito baixos e cheque na internet se postos com alguma bandeira ainda continuam, tive um caso na família que o posto tinha bandeira Shell, mas, engasopou o carro, o tanque teve de ser esvaziado, checando no sac da Shell o posto não era mais franqueado deles há meses - você nunca terá problemas, eu sempre utilizei aditivada, cheguei a vender carros com mais de 120.000 km sem precisar fazer limpeza de bicos e descarbonização.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos