O problema é que pelo título da reportagem já se vê que tem interesses aí... "Ruim de venda" é o chamariz utilizado para anunciar um desconto???
O Celer tem problemas sim, desvantagens e vantagens em relação aos nacionais. Afinal, se fosse perfeito só ele seria vendido no mundo. O problema é que está muito difícil encontrar uma reportagem que não reclame do Celer ser igual ao Gol, mas dizendo que isso é desvantagem em relação aos nacionais.
É a típica crítica que me deixa puto de ler: "O interior peca por ser todo em plástico"
O Gol, o Palio, o Siena, o Voyage, Fiesta, Celta, Classic e etc... são assim e o Celer é o patinho feito por esse interior?
O interior não é o de um Onix ou HB20, é realmente uma pena... mas esses são os melhores interiores atuais. Não são o padrão de mercado, são o limite de evolução e desgin na categoria hoje. Inclusive melhor que o Gol e adjacências, mas isso nenhuma reportagem fala. Quem lê uma reportagem acha que o Celer é um Etios por dentro...
Enfim, o problema é o claro financiamento de matérias, tom preconceituoso e uns discursos nacionalistas absurdos do tipo "Eu não vou dar emprego para chinês" onde o sociólogo acha que o lucro surreal das montadoras daqui são revertidos em obras de caridade no nordeste. Imagina se esse lucro fosse encaminhado para a Europa para sustentar as montadoras durante uma crise.... só imagina.
Onix não é da categoria do Palio e do Gol, para isso, existe o Corsa. Hyundai tem um dos carros mais bonitos atuais, mas seu preço também não é popular assim. O Celer e o J3 ficam na categoria popular modelo completo. O equivalente a um Palio EÇX-PK20-K-83 New 1.5 Flex Luxo, ou seja, é um carro superior ao puro Palio. Mas não é da categoria Onix, é da categoria Palio... E nessas, é superior. Lembrando também que o Celer seria lançado no ano passado com um painel que foi igualado ao mercado da época, para ter mais aceitação. Tiro no pé, os painéis dos Chery's anteriores sempre eram mais bonitos que os nacionais. Quando meteram a mão para adaptar ao padrão daqui, o HB20 e o Onix vieram e plau!! Já era, o que era comum ficou ultrapassado e a Chery que adaptou o que era melhor, ao que era comum, ficou para trás. Se mantivesse o painel original do Celer, ele seria o mesmo nível desses que citei. Se fosse pela cor, pintasse o painel original de preto! Agora, colocar painel tosco com economia de botões foi vacilo. Enfim... regrediram o carro no tempo, mas o tempo evoluiu.
Mas que a Chery vem fazendo um marketing miserável, isso é fato. O pessoal que fica distribuindo papelzinho nas ruas do centro do Rio tem um marketing melhor que eles. A Chery está muito adiantada em relação ao seu tempo, porque tem muita fé que o marketing viral da internet vai divulgar o carro e vendê-lo sozinho. O problema é que o mundo não está tão adiantado como a Chery pensa. Então até lá, amigo Cury, ou você coloca no domingão do Faustão, ou intervalo do Jornal Nacional, ou as vendas vão ficar nesses patamar para sempre.
Apesar do pessoal criticar a presepagem... Não duvido nada que o J3 no Faustão foi o responsável por uns 70% das vendas. A JAC fez o correto, mesmo sabendo que era tosco, desceu do salto e fez o marketing condizente com o seu tempo.
Uns 10% da população compram o carro por conta da internet. Infelizmente, a maioria das pessoas não são instruídas para pesquisas e acreditam no que o plim plim antes do Fantástico diz. Isso não é legal, mas é a realidade. E a JAC, foi realista.... O preço/resultado - custo/benefício - disso?
É só olhar quantos J3 se vê nas ruas....