tcmac
teu percurso nao ajuda!O carro nem teve tempo de chegar na temperatura de trabalho e na velocidade economica que vc já está em sobrecarga ( engarrafamento). Enquanto nao chega na temperatura de trabalho e abre a valvula termostática, os carros tendem a consumir um pouco mais.
Sugiro que faça um percurso misto no fim de semana e afira o consumo assim: encha o tanque, saia de casa em um sabado ou domingo e dirija por algum tempo, com a pressão dos pneus em 30 libras ou 32 libras e rode uns 100km e depois meça o consumo. Deve dar algo em torno de 16 km/l pela distancia percorrida no velocímetro/odômetro parcial, dividido pela quantidade de gasolina que entrar no tanque até o primeiro click, quando voltar a encher o tanque. Isso dará 14,72 km/l reais pois o QQ, com pneu original, marca 8% a mais.
Após o teste, vc vai poder saber se é o carro que está precisando de regularem ou se é o teu trajeto diário que não ajuda.
Mantenha aceleração normal e velocidade final máxima entre 100 e 110 km/h para ter como alvo de velocidade de cruzeiro. Oqq não é um carro de corrida. As médias que vc vê aqui no forum são de pessoas que dirigem o carro como ele realmente é, um carro 1.1 subcompacto. Não adianta achar que vai pular na frente e que vai dar "couro"em todo mundo no trânsito. Essa maneira mais normal de guiar tem mostrado consumos rodoviários entre 18 e 20 km/l (16,56 a 18,4 km/l reais) e urbanos entre 14 e 15,5km/l (12,88km/l a 13,8km/l reais com ar ligado).
Abasteci ontem e minha média urbana foi de 14,88km/l de odometro ( 13,7 km/l real), fiz uns testes de aceleracao e estabilidade de suspensão depois que tirei o carro da CSS onde trocaram um rolamento em garantia, sai e dei umas puxadas e depois rodei em trecho de estrada pra ver se o carro nao estava puxando ou desalinhado pois tinham desmontado a torre do amortecedor para trocar o rolamento e poderiam ter desalinhado o carro. Esses testes baixaram minha média de km por litro pois no abastecimento anterior minha média foi de 15,2km/l de odometro.