Já comentei em outros posts um problema que eu estava tendo com o ar-condicionado: o compressor, depois de uns 5 minutos ligado, começava a desligar e ligar - cerca de 5 segundos em cada ciclo - o que, em dias de calor era muito chato, pois era bem perceptível que o ar ficava menos frio, prejudicando a refrigeração geral.
Na revisão de 2.500 km na Viva (Recreio, RJ), trocaram o sensor anti-congelamento, mas não resolveu. Voltei lá e disseram que era assim mesmo, que ele ficava chaveando para não congelar e para poupar o motor em situações de maior demanda de potência (o que não é verdade, pois esse desligamento INDEPENDE se você está parado, andando em velocidae constante ou acelerando).
Como isso estava me incomodando, e lá na Viva me mostraram que o tal sensor fica atrás do porta-luvas (é só apertar nas laterais para deixar passar dois pinos de trava e a tampa abaixa totalmente), puxei o fio, que fica lá para dentro e veio o sensor na ponta (deve ser um diodo, encapado). Reparei que onde ele parece que ficava é bem frio, perto do evaporador, o que explica porque ele comandava logo o desligamento do compressor. Prendi esse sensor com fita, agora bem mais para frente, logo em cima da abertura do pota-luvas. Resultado? Ótimo - o compressor não desliga mais. É bem verdade que se deixar no máximo, depois de um certo tempo (uns 15 minutos) ele até congela - sai uma fumaça branca - mas é só regular no termostasto - perto do início da faixa vermelha - e o compressor fica direto, gelando o carro e sem congelar.
Fiz isso há poucos dias, e por enquanto está ótimo. Se surgir algum problema comento depois.
Na revisão de 2.500 km na Viva (Recreio, RJ), trocaram o sensor anti-congelamento, mas não resolveu. Voltei lá e disseram que era assim mesmo, que ele ficava chaveando para não congelar e para poupar o motor em situações de maior demanda de potência (o que não é verdade, pois esse desligamento INDEPENDE se você está parado, andando em velocidae constante ou acelerando).
Como isso estava me incomodando, e lá na Viva me mostraram que o tal sensor fica atrás do porta-luvas (é só apertar nas laterais para deixar passar dois pinos de trava e a tampa abaixa totalmente), puxei o fio, que fica lá para dentro e veio o sensor na ponta (deve ser um diodo, encapado). Reparei que onde ele parece que ficava é bem frio, perto do evaporador, o que explica porque ele comandava logo o desligamento do compressor. Prendi esse sensor com fita, agora bem mais para frente, logo em cima da abertura do pota-luvas. Resultado? Ótimo - o compressor não desliga mais. É bem verdade que se deixar no máximo, depois de um certo tempo (uns 15 minutos) ele até congela - sai uma fumaça branca - mas é só regular no termostasto - perto do início da faixa vermelha - e o compressor fica direto, gelando o carro e sem congelar.
Fiz isso há poucos dias, e por enquanto está ótimo. Se surgir algum problema comento depois.