O que o usuário anterior falou é totalmente verídico! Eu achei em outro forum alguns comentários sobre uma reportagem recente, datada em (13/07/2011) que fala das altas margens de lucro, passando as vezes de 100%, no caso da Chery é em torno de 85% de lucro em média, EM CADA CARRO! Fora o lucro de cada concessionária que sempre adiciona R$1.000,00 ou R$2.000,00 no preço, algumas alegam o frete! Mas nem sempre o frete é este valor! Pois quanto a maior quantidade de carros transportados mais barato fica este frete, mas além do frete tem este adicional acima citado.
Veja esta tabela que retirei da reportagem, referente a margem de lucro de cada fábrica (dos carros importados pelas fábricas nacionais e internacionais):
FONTE: UOL - Margem, que embute lucro, pode passar de 100% no Brasil; é preciso discuti-la
Obs.: Estes valores ae acima citados em Reais, já constam o frete e impostos para a chegada dos carros no Brasil, o chamado produto nacionalizado.
Eu indico a LEITURA NA ÍNTEGRA da matéria, localizada no link anterior!. É muito importante para TODOS saberem que nem sempre o barato é tão barato assim como a gente pensa! Pois se a margem de lucro da Chery em cima do carro FACE fosse de 39% (para demonstrar apenas a mesma margem de lucro da FIAT com o importação do Siena Argentino), o preço do carro no BRASIL, já com todas as taxas pagas e impostos pagos, o carro sairia em média por R$24.700,00, estou falando do FACE! Que custa lá na China US$ 7,1 mil ou R$11.289,00 (preço FOB "sem incluir frete, seguro e impostos").
Obs.: Este preço demonstrado aqui é apenas um demonstrativo, não sou da fábrica, nem do grupo importador e não tenho como provar nada. Apenas estou seguindo a lógica dos dados demonstrados na reportagem que saiu na UOL e outros portais de notícia, é só procurar no Google.
Pior ainda é a JAC, que só visa LUCRO. A campanha de Marketing dela é altíssima e uma parte dessa campanha é o PREÇO ALTO dos carros, querendo mostrar que é caro porque teria qualidade! Se fosse barato o Brasileiro não daria valor! E outra coisa que eles colocam no marketing dela é a potência dos motores, dizem ser 1.4, mas não é 1.4 e sim 1.3! Igual aos da Chery! Eles alegam que a cilindrada desses motores é um pouco acima de 1300cm³ - "exatos 1332 cm³", ae arredondam para 1.4(informação tirada na Revista 4 Rodas, página 59, da Edição 615 de Março de 2011 - LINK para a matéria "vai abrir um pop up, é só clicar em Clique aqui, tem que ter o plugin flash instalado"). Uma boa parte deste preço alto vai p/pagar as campanhas na TV com pessoas conhecidas, como apresentadores de TV de uma emissora que normalmente está em primeiro lugar no ibope nos domingos.
Obs.: Caro moderador, eu acho que esta matéria deveria se movida para um novo Tópico e FIXA-LA para TODOS terem consciência de quem é quem aqui no Brasil, mesmo a Chery tendo alto índices de lucro, é uma das Importadoras/Fábricas internacionais que tem menos ganância, pelos dados obtidos na matéria! Fazer uma campanha: Quem tiver menor margem de lucro, terá maior sucesso nas vendas! Agradecido!