O tratamento acústico do QQ é muito simples e leve, utilizando pouco material fono-absorvente. Colocar mais material desse tipo, seja na forma de feltros, forrações ou mesmo mantas acústicas deve melhorar bastante. Até uma aplicação de material plástico pulverizado sob os paralamas e capô do motor deve ajudar com o barulho gerado pelos pneus e trem de válvulas, respectivamente.
Já o acabamento interno merece ser analisado sob dois focos. O primeiro é sua extrema simplicidade, o que o torna muito suscetível à geração de ruídos. O segundo foco, é a existência de muitos parafusos externos fixando as peças que compõe esse acabamento, facilitando bastante a extinção de muitos ruídos. Costumo apertar estes parafusos uma vez por mês, melhorando muito o nível de ruído do carro. Dois parafusos, em especial, geram muito barulho quando frouxos: os da fechadura do porta-luvas. Quando não estão apertados, parece que todo o painel está solto, pois o barulho gerado pela tampa solta reverbera em todo interior do QQ. Existem outros parafusos no painel, nas portas, no console, nas laterais plásticas do suporte do bagagito, nos bancos, enfim, tudo precisa ser apertado. Parafusos à mostra são feios, mas revelam sua utilidade ao serem apertados (coisa que os clips utilizados nos carros brasileiros mais simples não permitem).
Mas fora o acabamento, três ruídos me incomodam no QQ:
-O deslocamento de ar nos retrovisores externos acima de 90 Km/h (por curiosidade, já experimentei fechar os retrovisores, e só aí o barulho cessa, portanto não há solução viável...);
-O motor acima de 5000 RPM (barulho esperado em um motor onde um dos comandos é acionado por uma engrenagem ligada ao outro - simples, eficaz mas barulhento);
-As travessas que coloquei no rack, acima de 100 Km/h (bom, aí foi opção minha, mas não piora muito em relação ao ruído gerado pelo ar nos retrovisores...).
De qualquer forma, quando comparamos o QQ a qualquer outro carro da mesma faixa de preço, temos a vantagem de poder fechar os vidros e ligar o ar-condicionado. Afinal, de que adianta o carro apresentar um menor ruído interno se precisarmos rodar com as janelas abertas em uma estrada, por exemplo?