Clube do Chery
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Clube do Chery

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Meu QQ tá dando choque

+29
lela_qq
outcast
mcprofessor38
Cleberj
Antz.Br
Pilastra
Pedro
Skywalker
Nat_zm
Fábio Vieira
Dínamo Diniz
little_girl
Rufino.-
Maggiolino
jlemming
Wellington
Janine
Goldman
Agravo
Fluffy
larissaeiras
leomiano
XandyMarinho
r_picagli
antoniojoserj
Steve
Karol - Fpolis SC
felipemaraschin
Gravity
33 participantes

Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 3]

1Meu QQ tá dando choque Empty Meu QQ tá dando choque Qui Jul 28, 2011 11:17 am

Gravity

Gravity
Motor Acteco 1.1
Motor Acteco 1.1

Meu QQ tá dando choque. Constantemente, ao descer, dá aquele choque de eletricidade estática.

Geralmente acontece quando percorro mais de 100km na estrada e, portanto, pode ser a soma de:
  • clima seco, com baixíssima umidade, nesta época do ano
  • velocidade relativamente alta (entre 90km/h e 110km/h)
  • percurso um pouco mais extenso


Estes três fatores acima citados favorecem a criação de eletricidade estática pois aumentam o atrito com o ar. Mas já aconteceu até em percursos na cidade, cerca de 200m de distância em baixas velocidades. E com outros carros nunca aconteceu!

Alguém tem um QQ elétrico?

2Meu QQ tá dando choque Empty Re: Meu QQ tá dando choque Qui Jul 28, 2011 11:48 am

felipemaraschin

felipemaraschin
Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Bom dia Gravity;

Se o carro está dando choque é pq o aterramento não está correto. Peça para a css conferir os pontos de aterramento do veículo, especialmente da carroceria. Não deve ser algo complicado de se resolver.

Um abraço!

Felipe Maraschin
Face Preto

3Meu QQ tá dando choque Empty Re: Meu QQ tá dando choque Qui Jul 28, 2011 1:38 pm

Karol - Fpolis SC


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Nunca ouvi falar nisso ;x
e até agora o meu não me deu choque..

é melhor vc procurar a css.

Karolina Heinzen
QQ Branco 2011/2012

4Meu QQ tá dando choque Empty Re: Meu QQ tá dando choque Qui Jul 28, 2011 4:04 pm

Gravity

Gravity
Motor Acteco 1.1
Motor Acteco 1.1

Karol - Fpolis SC escreveu:é melhor vc procurar a css.
felipemaraschin escreveu:Se o carro está dando choque é pq o aterramento não está correto. Peça para a css conferir os pontos de aterramento do veículo, especialmente da carroceria. Não deve ser algo complicado de se resolver.
Felipe e Karolina,
vou seguir o conselho de vocês. Na segunda vou levar o carro na CSS. (É em outra cidade, então não dá pra ir antes). Até lá eu tenho um carro híbrido... É movido à gasolina, mas é também elétrico! Laughing

Obrigado!

5Meu QQ tá dando choque Empty Re: Meu QQ tá dando choque Qui Jul 28, 2011 4:46 pm

Steve


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Caramba!

O meu carro ta igualzinho! é um QQ também...

LEva na CSS e depois posta aqui o que foi e o que fizeram...

Já tomei vários choques, e eles machucam!

6Meu QQ tá dando choque Empty Sapato Qui Jul 28, 2011 6:41 pm

antoniojoserj

antoniojoserj
Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Faça um teste com sapato que não seja de couro, ja aconteceu comigo e era uma sandalia que tinha couro, soh dava choque quando colocava o pe na rua 'Very Happy')

7Meu QQ tá dando choque Empty Re: Meu QQ tá dando choque Qui Jul 28, 2011 7:07 pm

r_picagli

r_picagli
Motor Acteco 1.6
Motor Acteco 1.6

Gravity escreveu:Meu QQ tá dando choque. Constantemente, ao descer, dá aquele choque de eletricidade estática.

Geralmente acontece quando percorro mais de 100km na estrada e, portanto, pode ser a soma de:
  • clima seco, com baixíssima umidade, nesta época do ano
  • velocidade relativamente alta (entre 90km/h e 110km/h)
  • percurso um pouco mais extenso


Estes três fatores acima citados favorecem a criação de eletricidade estática pois aumentam o atrito com o ar. Mas já aconteceu até em percursos na cidade, cerca de 200m de distância em baixas velocidades. E com outros carros nunca aconteceu!

Alguém tem um QQ elétrico?

Na realidade é a b.... que é eletrica. hehehe

Basea-se no mesmo princípio do truque do balão de festa e os papeizinhos.

Voce esfrega um objeto com um determinado tecido e o objeto fica carrregado com elétrons desta transferêcia(+ ou -, não importa), assim que o objeto encontra um ponto de aterramento ou outro objeto carregado eletricamente, mas com carga contrária, ocorre o "estralo" (descarga).

Voce senta no carro e se começa a se esfregar no banco quando aciona a embreagem, o freio, o acelerador e principalmente quando dá aquela giradinha no popozão para sair do carro. Assim que encostar o pé no chão ou na lataria do carro vem a descarga da eletricidade estática.

Ocorre até com pessoas que sentam em bancos forrados com tecido em escritórios e quando tocam na maçaneta da porta levam choque.

A distância percorrida não influi npotência da descarga pois não é o atrito do carro com o ar(só com grandes áreas e grandes velocidades) que gera a energia e sim os tecidos da roupa usada e o do banco, principalmente os sintéticos.

Solução : Dificil ....

1. Trocar o tecido do banco do carro por outro anti-estático. Só que o tecido da roupa também deve ser anti-estático senão não funciona. (Até com couro isso acontece)

2. Antes de sair do carro, segure na lataria e só então gire e coloque o pé no chão. Isso diminui o nível de carga eletrostática gerada ("aterramento" no carro, apesar dos pneus) e alivia o choque.

8Meu QQ tá dando choque Empty Re: Meu QQ tá dando choque Sex Jul 29, 2011 10:02 am

XandyMarinho

XandyMarinho
Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Putz, isso pode ate ser perigoso ao abastecer, pode sair uma fagulha/centelha e pegar fogo...... Shocked ......ou estou falando besteira ?... What a Face

9Meu QQ tá dando choque Empty Re: Meu QQ tá dando choque Sex Jul 29, 2011 10:23 am

r_picagli

r_picagli
Motor Acteco 1.6
Motor Acteco 1.6

XandyMarinho escreveu:Putz, isso pode ate ser perigoso ao abastecer, pode sair uma fagulha/centelha e pegar fogo...... Shocked ......ou estou falando besteira ?... What a Face

Na verdade, não !

O fato já ocorreu nos EUA várias vezes, onde o motorista abastece o próprio carro (sem frentista).

O motorista sai do carro, coloca o bico da bomba na boca do tanque e volta ao carro por algum motivo. Quando retorna para retirar o bico da bomba da boca do tanque, o vapor do combustível que sai do tanque(gerado pela movimentação do combustivel dentro do tanque) se incendeia com a faisca da carga eletrostática.

São situações específicas que dependem de uma série de fatores como temperatura do ambiente, temp do combustivel, umidade relativa, tamanho do popozão, etc. mas pode ocorrer sim.

Note que nos postos de combustível que abastecem carros a gás, os pontos de gás ficam distantes uns dos outros e o frentista PRIMEIRO conecta um cabo de aterramento ao veículo para depois conectar a ponta de abastecimento. (gás extremamente volátil)

10Meu QQ tá dando choque Empty Re: Meu QQ tá dando choque Sex Jul 29, 2011 11:15 am

Gravity

Gravity
Motor Acteco 1.1
Motor Acteco 1.1

r_picagli escreveu:Voce senta no carro e se começa a se esfregar no banco quando aciona a embreagem, o freio, o acelerador e principalmente quando dá aquela giradinha no popozão para sair do carro. Assim que encostar o pé no chão ou na lataria do carro vem a descarga da eletricidade estática.
Solução : Dificil ....
1. Trocar o tecido do banco do carro por outro anti-estático. Só que o tecido da roupa também deve ser anti-estático senão não funciona. (Até com couro isso acontece)
2. Antes de sair do carro, segure na lataria e só então gire e coloque o pé no chão. Isso diminui o nível de carga eletrostática gerada ("aterramento" no carro, apesar dos pneus) e alivia o choque.
Ricardo, estou pensando em trocar o tecido do banco, ou melhor, comprar uma capa daquelas bregas que às vezes vendem até nos semáforos. Por enquanto vou testar essa ideia de segurar a lataria antes de descer.

antoniojoserj escreveu:Faça um teste com sapato que não seja de couro
Já fiz. O trajeto na cidade é feito com sapato de couro (geralmente casa/trabalho). Quando viajo, é de tênis, que é mais confortável pra longas distâncias. Levei choque dos dois jeitos. Acabei de me tocar que o dia em que tomei choque na cidade era uma saída noturna, pra lanchar, e eu estava de tênis. Agora não lembro se já levei choque com sapato de couro. Mesmo assim, a sola é de borracha. Ou não?
Preciso juntar um mecânico, um físico e um sapateiro pra investigar! Laughing

XandyMarinho escreveu:Putz, isso pode ate ser perigoso ao abastecer, pode sair uma fagulha/centelha e pegar fogo...
Morro de medo. Antes eu ficava dentro do carro, agora saio e vou pro sacrifício levo o choque, assim não tem problema de sair uma centelha. Só não sei se este choque faz bem pro coração... Laughing

Mas nos outros carros que já dirigi isto nunca aconteceu!



Última edição por Gravity em Sex Jul 29, 2011 11:16 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Adicionando observaçaõ final.)

11Meu QQ tá dando choque Empty Re: Meu QQ tá dando choque Sex Jul 29, 2011 6:57 pm

r_picagli

r_picagli
Motor Acteco 1.6
Motor Acteco 1.6

Gravity escreveu:Ricardo, estou pensando em trocar o tecido do banco, ou melhor, comprar uma capa daquelas bregas que às vezes vendem até nos semáforos.

Normalmente estes tecidos são sintéticos e tendem a aumentar a carga eletrostática, agravando a sensação desagradável.
Mesmo que esta seja anti-estática, o tecido de sua roupa será determinante para o sucesso do processo.

antoniojoserj escreveu:Faça um teste com sapato que não seja de couro


A carga está depositada na superfície da roupa e consequentemente seu contato com o corpo transfere a carga para o ponto mais próximo de algo aterrado ou com carga contrária a gerada no atrito quando aproximamos a mão destes pontos (lataria).

O sapato não é garantia de sucesso no processo, pois não é o fato de por o pé no chão que causa a descarga, mas sim o contato do tecido-corpo(carregado) com outra superfície (que pode ser o chão, mas a maioria das vezes é a carroceria através das mãos).

Sapatos como chinelos, sandálias, baixos e abertos PODEM causar a trasferência da descarga da mão-lataria para o pé com o chão, podendo não ser percebido pela pessoa. (notem que não só o motorista pode ser afetado, os passageiros também)

Gravity escreveu: Antes eu ficava dentro do carro, agora saio e vou pro sacrifício levo o choque, assim não tem problema de sair uma centelha.


Se ficar dentro da carro não tem problema algum, pois está longe do vapor de combustível; não precisa levar o choque. Lembre-se que é principalmnete o movimento de SAIR do carro que efetua a carga mais recente e consequentemente a mais alta.

Gravity escreveu:Só não sei se este choque faz bem pro coração... Laughing


A descarga é só superficial a pele-tecido e não é grave. O problema é quando a descarga ATRAVESSA o corpo e passa pelo coração com altas amperagens (raio ou dedo na tomada 220v)

Gravity escreveu:Mas nos outros carros que já dirigi isto nunca aconteceu!


Depende muito da posição e forma de descer do carro. Alguns modelos forçam a colocar a mão em alguma parte metálica antes (carros sem forração nas portas, por ex.) e a descarga passa a ser insignificante e passa despercebido.

12Meu QQ tá dando choque Empty Re: Meu QQ tá dando choque Ter Ago 02, 2011 9:52 am

leomiano


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Realmente o QQ parece com o Pikachu...

13Meu QQ tá dando choque Empty Re: Meu QQ tá dando choque Ter Ago 02, 2011 10:32 pm

larissaeiras


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Pessoal, levo choques freqüentemente com o QQ!!!

Incrível! E o pior é que não tem regra: independente do sapato ou distancia que percorro SEMPRE levo choques! E tem uns que chegam a doer! rsrs

Não sei o que ocorre, to tendo que fechar a porta do carro com a bolsa! kkk


Se alguem achar uma solução por favor poste aqui!


14Meu QQ tá dando choque Empty Bicha burra nasce homem!!! Ter Ago 02, 2011 10:55 pm

Fluffy


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

felipemaraschin escreveu:Bom dia Gravity;

Se o carro está dando choque é pq o aterramento não está correto. Peça para a css conferir os pontos de aterramento do veículo, especialmente da carroceria. Não deve ser algo complicado de se resolver.

Um abraço!

Felipe Maraschin
Face Preto

Evil or Very Mad

15Meu QQ tá dando choque Empty Hahahaha... Ter Ago 02, 2011 11:18 pm

Agravo

Agravo
Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Fluffy escreveu:
felipemaraschin escreveu:Bom dia Gravity;

Se o carro está dando choque é pq o aterramento não está correto. Peça para a css conferir os pontos de aterramento do veículo, especialmente da carroceria. Não deve ser algo complicado de se resolver.

Um abraço!

Felipe Maraschin
Face Preto

Evil or Very Mad

Aterrar carro...essa foi a maior idiotice que já ouvi....rs...vc vai andar com um ferro arrastando pelo chão...???? Vc leva choque ao deixar o carro (pisar no chão e encostar no carro)...a eletricidade estática acumulada no carro (que está isolado...pneu de borracha...!!!!) é descarregada/acumulada em vc (que encosta o pé no chão)...

16Meu QQ tá dando choque Empty Re: Meu QQ tá dando choque Qua Ago 03, 2011 1:08 pm

Gravity

Gravity
Motor Acteco 1.1
Motor Acteco 1.1

r_picagli escreveu:2. Antes de sair do carro, segure na lataria e só então gire e coloque o pé no chão.

Fui ontem na CSS e conferiram os pontos de aterramento. Tudo ok.

O que parece que tem funcionado (mesmo antes desta revisão deles) é a dica do Ricardo. Agora eu desço do carro parecendo velho segurando na lataria com a mão esquerda (onde fecha a porta, perto do adesivo com o valor da calibragem dos pneus e etc.). Depois que comecei a fazer isto não levei mais choque.

Boa dica pros meus colegas elétricos. Laughing Vamos fazer isto e ver se paramos de tomar choque. Coloquem o resultado aqui.

Abraços,
Gravity

17Meu QQ tá dando choque Empty Re: Meu QQ tá dando choque Qua Ago 03, 2011 6:37 pm

felipemaraschin

felipemaraschin
Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Agravo,

Em momento algum foi dito que é necessário aterrar o carro ao chão.

Encostar o pé no chão não fecha aterramento, afinal geralmente os usuários estão usando tênis ou sapato ou chinelo, que, assim como o pneu, também são feitos de borracha (você alguma vez já viu a sola do seu calçado?).

O choque que está sendo falado ocorre porque o motorista está carregado pela eletricidade estática gerada pela fricção com o banco e, ao encostar na carroceria do carro, que está aterrada ao pólo negativo da bateria, ocorre a transferência de energia.

Todas as peças metálicas do carro possuem aterramento, incluindo a lataria. Este aterramento é necessário para descarregar a eletricidade estática gerada pelo atrito com o ar e fechar o contato de componentes elétricos, cujo pólo negativo do circuito é conectado em alguma travessa ou no chassi, que, por sua vez, possui um cabo metálico que é ligado diretamente no pólo negativo da bateria. Esta ligação não é visível pois o cabo está dentro do chicote. Você já viu um carro por dentro ou esteve em uma linha de montagem automotiva? Caso não tenha estado, sugiro se informar melhor. Pergunte a um mecânico ou eletricista o que quer dizer "cabo terra" em veículos.

Eu realmente cometi um equívoco ao levantar a questão do aterramento pois, se o motorista está levando um choque, é sinal que o aterramento está funcionando. Fiz uma confusão com o conceito aplicado em chuveiro elétrico em que, se houver problema de aterramento da resistência do chuveiro, ao tocar no registro metálico, fecha-se o circuito por meio do corpo de quem está no box, uma vez que não há nenhuma camada de borracha entre o corpo e o chão (eletricidade percorre o caminho mais fácil).

Seu comentário está completamente equivocado. Pra quem nunca ouviu uma idiotice tão grande, seu comentário até que foi bem idiota. Tenho até medo de te perguntar o motivo pelo qual o carro é o lugar mais seguro para se estar em caso de raios (uma dica: pneus não tem nada a ver com isso).

Antes de criticar os outros, se informe melhor e tenha um pouco de humildade.

Felipe Maraschin
Face Preto

18Meu QQ tá dando choque Empty Re: Meu QQ tá dando choque Qua Ago 03, 2011 7:22 pm

Agravo

Agravo
Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

felipemaraschin escreveu:Agravo,

Em momento algum foi dito que é necessário aterrar o carro ao chão.

Encostar o pé no chão não fecha aterramento, afinal geralmente os usuários estão usando tênis ou sapato ou chinelo, que, assim como o pneu, também são feitos de borracha (você alguma vez já viu a sola do seu calçado?).

O choque que está sendo falado ocorre porque o motorista está carregado pela eletricidade estática gerada pela fricção com o banco e, ao encostar na carroceria do carro, que está aterrada ao pólo negativo da bateria, ocorre a transferência de energia.

Todas as peças metálicas do carro possuem aterramento, incluindo a lataria. Este aterramento é necessário para descarregar a eletricidade estática gerada pelo atrito com o ar e fechar o contato de componentes elétricos, cujo pólo negativo do circuito é conectado em alguma travessa ou no chassi, que, por sua vez, possui um cabo metálico que é ligado diretamente no pólo negativo da bateria. Esta ligação não é visível pois o cabo está dentro do chicote. Você já viu um carro por dentro ou esteve em uma linha de montagem automotiva? Caso não tenha estado, sugiro se informar melhor. Pergunte a um mecânico ou eletricista o que quer dizer "cabo terra" em veículos.

Eu realmente cometi um equívoco ao levantar a questão do aterramento pois, se o motorista está levando um choque, é sinal que o aterramento está funcionando. Fiz uma confusão com o conceito aplicado em chuveiro elétrico em que, se houver problema de aterramento da resistência do chuveiro, ao tocar no registro metálico, fecha-se o circuito por meio do corpo de quem está no box, uma vez que não há nenhuma camada de borracha entre o corpo e o chão (eletricidade percorre o caminho mais fácil).

Seu comentário está completamente equivocado. Pra quem nunca ouviu uma idiotice tão grande, seu comentário até que foi bem idiota. Tenho até medo de te perguntar o motivo pelo qual o carro é o lugar mais seguro para se estar em caso de raios (uma dica: pneus não tem nada a ver com isso).

Antes de criticar os outros, se informe melhor e tenha um pouco de humildade.

Felipe Maraschin
Face Preto


Caro Felipe, boa noite!

Não quero alongar a discussão (que restaria interminável...).

Se minha manifestação te ofendeu (ou a qualquer outro participante), minha sinceras escusas!

Grande abraço!

19Meu QQ tá dando choque Empty Re: Meu QQ tá dando choque Qui Ago 04, 2011 10:56 am

Agravo

Agravo
Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Agravo escreveu:
felipemaraschin escreveu:Agravo,

Em momento algum foi dito que é necessário aterrar o carro ao chão.

Encostar o pé no chão não fecha aterramento, afinal geralmente os usuários estão usando tênis ou sapato ou chinelo, que, assim como o pneu, também são feitos de borracha (você alguma vez já viu a sola do seu calçado?).

O choque que está sendo falado ocorre porque o motorista está carregado pela eletricidade estática gerada pela fricção com o banco e, ao encostar na carroceria do carro, que está aterrada ao pólo negativo da bateria, ocorre a transferência de energia.

Todas as peças metálicas do carro possuem aterramento, incluindo a lataria. Este aterramento é necessário para descarregar a eletricidade estática gerada pelo atrito com o ar e fechar o contato de componentes elétricos, cujo pólo negativo do circuito é conectado em alguma travessa ou no chassi, que, por sua vez, possui um cabo metálico que é ligado diretamente no pólo negativo da bateria. Esta ligação não é visível pois o cabo está dentro do chicote. Você já viu um carro por dentro ou esteve em uma linha de montagem automotiva? Caso não tenha estado, sugiro se informar melhor. Pergunte a um mecânico ou eletricista o que quer dizer "cabo terra" em veículos.

Eu realmente cometi um equívoco ao levantar a questão do aterramento pois, se o motorista está levando um choque, é sinal que o aterramento está funcionando. Fiz uma confusão com o conceito aplicado em chuveiro elétrico em que, se houver problema de aterramento da resistência do chuveiro, ao tocar no registro metálico, fecha-se o circuito por meio do corpo de quem está no box, uma vez que não há nenhuma camada de borracha entre o corpo e o chão (eletricidade percorre o caminho mais fácil).

Seu comentário está completamente equivocado. Pra quem nunca ouviu uma idiotice tão grande, seu comentário até que foi bem idiota. Tenho até medo de te perguntar o motivo pelo qual o carro é o lugar mais seguro para se estar em caso de raios (uma dica: pneus não tem nada a ver com isso).

Antes de criticar os outros, se informe melhor e tenha um pouco de humildade.

Felipe Maraschin
Face Preto


Caro Felipe, boa noite!

Não quero alongar a discussão (que restaria interminável...).

Se minha manifestação te ofendeu (ou a qualquer outro participante), minha sinceras escusas!

Grande abraço!


Em tempo: Se estiver em SP, pago a primeira gelada...!

abs

20Meu QQ tá dando choque Empty Re: Meu QQ tá dando choque Qui Ago 04, 2011 7:52 pm

Goldman

Goldman
Administrador
Administrador

felipemaraschin escreveu:Todas as peças metálicas do carro possuem aterramento, incluindo a lataria. Este aterramento é necessário para descarregar a eletricidade estática gerada pelo atrito com o ar e fechar o contato de componentes elétricos, cujo pólo negativo do circuito é conectado em alguma travessa ou no chassi, que, por sua vez, possui um cabo metálico que é ligado diretamente no pólo negativo da bateria. Esta ligação não é visível pois o cabo está dentro do chicote. Você já viu um carro por dentro ou esteve em uma linha de montagem automotiva? Caso não tenha estado, sugiro se informar melhor. Pergunte a um mecânico ou eletricista o que quer dizer "cabo terra" em veículos.

Eu realmente cometi um equívoco ao levantar a questão do aterramento pois, se o motorista está levando um choque, é sinal que o aterramento está funcionando. Fiz uma confusão com o conceito aplicado em chuveiro elétrico em que, se houver problema de aterramento da resistência do chuveiro, ao tocar no registro metálico, fecha-se o circuito por meio do corpo de quem está no box, uma vez que não há nenhuma camada de borracha entre o corpo e o chão (eletricidade percorre o caminho mais fácil).

.....o carro é o lugar mais seguro para se estar em caso de raios (uma dica: pneus não tem nada a ver com isso).
Carro não possui aterramento (pelo menos atualmente), possui sim o polo negativo circulando pela estrutura do veiculo por uma questão de economia de um condutor elétrico, que não tem nada a ver com aterramento.

Não se aterra a resistência de um chuveiro e sim a carcaça ou o tubo por onde a água sai/entra no caso de chuveiros populares com a carcaça em plástico.

Existe aterramento funcional e aterramento de proteção nos dois casos deve haver obrigatoriamente um condutor metálico ligando a estrutura/equipamento a serem protegidos a terra.

O carro é um lugar seguro em uma tempestade pelo princípio da Gaiola de Faraday.

Para quem não sabe o que é aterramento: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

21Meu QQ tá dando choque Empty Re: Meu QQ tá dando choque Sex Ago 05, 2011 9:24 am

felipemaraschin

felipemaraschin
Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Pessoal, a gente tá entrando em uma procura de pelo em ovo que já está saindo do foco da discussão.

Overdrive: utilizei a expressão aterramento para facilitar a analogia/entendimento, mas a expressão correta não é "terra", é "massa", que é justamente o pólo negativo do circuito elétrico. O fato é que todas as peças metálicas e componentes elétricos do carro estão ligadas ao negativo da bateria. Independente de se tratar de uma economia de chicotes, essa ligação resulta no fenômeno explicado.

O choque do QQ, que é o foco da discussão é causado por uma carga eletrostática gerada pela fricção da roupa com o tecido do banco do carro. Essa carga é resultante de elétrons em "excesso" na superfície, deixando o usuário com uma carga elétrica que é descarregada na carroceria do veículo, que esta está ligada ao pólo negativo da bateria (receptor de elétrons), por isso ocorre o choque.

Apenas mais uma informação: sou proprietário de um Face e também já levei choque algumas vezes Very Happy .

Um abraço!!!

PS: Resposta correta sobre o carro em situação de raios: Gaiola de Faraday. Very Happy

22Meu QQ tá dando choque Empty Re: Meu QQ tá dando choque Sex Ago 05, 2011 10:29 am

Goldman

Goldman
Administrador
Administrador

felipemaraschin escreveu:Pessoal, a gente tá entrando em uma procura de pelo em ovo que já está saindo do foco da discussão.
Ninguém aqui esta procurando pelo em ovo e sim corrigindo desinformação.
Quem começou a fugir do tópico foi você com informações nonsense!

Gostei da sua frase principalmente das partes se informe melhor e tenha humildade: “Antes de criticar os outros, se informe melhor e tenha um pouco de humildade.”

Se algum user escrever sandices pode ter certeza que sempre alguém vai perceber...

Por mim que siga o tópico na sua premissa inicial.

23Meu QQ tá dando choque Empty Re: Meu QQ tá dando choque Sex Ago 05, 2011 11:58 am

Gravity

Gravity
Motor Acteco 1.1
Motor Acteco 1.1

r_picagli escreveu:Antes de sair do carro, segure na lataria e só então gire e coloque o pé no chão.

Como já disse antes, estou saindo do carro segurando na lataria com a mão esquerda (onde fecha a porta, perto do adesivo com o valor da calibragem dos pneus e etc.). Depois que comecei a fazer isto não levei mais choque.

felipemaraschin, você tá fazendo o que pra evitar os choques?

24Meu QQ tá dando choque Empty Re: Meu QQ tá dando choque Sex Ago 05, 2011 2:58 pm

felipemaraschin

felipemaraschin
Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Gravity,

Tomei choque bem poucas vezes então não tenho tomado nenhum cuidado especial. Mas acredito que a colocação do R_picagli é a forma mais efetiva. Apenas lembrando que não é necessário colocar a mão exatamente na placa de idetntificação do chassi, mas em qualquer parte metálica da lataria que for de mais fácil acesso.

Overdrive: concordo, que siga o tópico com sua premissa inicial, então, se não tem nenhum cometário a fazer sobre o choque do QQ, por favor fique quieto. Não vi nenhum comentário seu focado em resolver o problema, mas com certeza se alguém estiver com problemas em chuveiros elétricos poderá utilizar seus conhecimentos.
Sinta-se a vontade para expressar seu ponto de vista sobre como evitar choques no QQ.

Um abraço a todos!

PS: Agravo, quando eu for a SP podemos marcar a cerveja e a segunda rodada é minha!

25Meu QQ tá dando choque Empty Re: Meu QQ tá dando choque Sex Ago 05, 2011 3:58 pm

Goldman

Goldman
Administrador
Administrador

felipemaraschin escreveu: então, se não tem nenhum cometário a fazer sobre o choque do QQ, por favor fique quieto. Não vi nenhum comentário seu focado em resolver o problema, mas com certeza se alguém estiver com problemas em chuveiros elétricos poderá utilizar seus conhecimentos.
Creio que aqui é um fórum livre e não é você que vai me mandar calar a boca.

Além de não saber absolutamente nada com fundamento ainda é irônico.

Fica na sua e não fala bobagens, inclusive o seu comentário absurdo de aterrar a resistência de um chuveiro e verificar o aterramento do carro, porque se voltar a falar sobre o que não sabe terá alguém para corrigi-lo.

Peço desculpas não a você, mas aos outros colegas, meu objetivo foi o de não perpetuar no fórum bobagens de users que nada sabem e passam a escrever como senhores da verdade. O cara diz para verificar o aterramento do carro e ainda acha que sabe o que esta falando...

r_picagli escreveu:1. Trocar o tecido do banco do carro por outro anti-estático. Só que o tecido da roupa também deve ser anti-estático senão não funciona. (Até com couro isso acontece)

2. Antes de sair do carro, segure na lataria e só então gire e coloque o pé no chão. Isso diminui o nível de carga eletrostática gerada...
Novamente aos outros participantes, falar mais o que?

O colega picagli já disse tudo, a solução é colocar a mão em alguma parte metálica do carro antes de por o pé no chão pois isso distribui a carga eletrostática do ocupante do veiculo pelo carro todo.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 3]

Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos