A grande diferença do Acteco 1.1 para os 1.0 nacionais, em minha opinião, é o torque. Apesar do QQ ser menos potente que quase todos os 1.0, seu torque máximo é apresentado a apenas 3500 RPM, mantendo-se constante até 4000 RPM. Esta "curva plana" de torque em média rotação deixa o carro muito agradável em estrada, melhor que todos os 1.0 que já tive.
Foram muitos motores 1.0 que já passaram em minha garagem: GM Powertech (2); Ford Endura; Fiat FIASA (2, carburado e com injeção); Fiat Fire; VW EA 111 (2, com 8 e 16V).
Destes, o mais agradável na estrada foi o EA111 com 16V, 76cv com gasolina, muito elástico (apesar do torque em altas rotações) e muito econômico. Pena o elevado consumo de óleo (sintético...) e necessidade de cuidados especiais de manutenção. O mais desagradável que já tive foi o Ford Endura, que equipava um Ka 98 que tive. Este motor espanhol com comando lateral (!), anterior aos Zetec, era realmente econômico, mas com apenas 53cv exigia 4ª marcha até para vencer aclives de auto-estrada.
O Acteco 1.1, entre todos esses, me parece o mais adequado para viagens: Bom desempenho (e o QQ apesar de pequeno não é tão leve quanto parece), excelente média de consumo e um agradável torque. Só precisaria ser mais silencioso, embora este problema possa ser facilmente solucionado colocando-se mais material fono-absorvente no carro. E os outros 1.0 também são barulhentos, menos o Ford Endura, pois nem tinha giro para gerar ruído...
Recentemente viajei com o QQ bastante carregado e também tive boas impressões. Postei aqui:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Foram muitos motores 1.0 que já passaram em minha garagem: GM Powertech (2); Ford Endura; Fiat FIASA (2, carburado e com injeção); Fiat Fire; VW EA 111 (2, com 8 e 16V).
Destes, o mais agradável na estrada foi o EA111 com 16V, 76cv com gasolina, muito elástico (apesar do torque em altas rotações) e muito econômico. Pena o elevado consumo de óleo (sintético...) e necessidade de cuidados especiais de manutenção. O mais desagradável que já tive foi o Ford Endura, que equipava um Ka 98 que tive. Este motor espanhol com comando lateral (!), anterior aos Zetec, era realmente econômico, mas com apenas 53cv exigia 4ª marcha até para vencer aclives de auto-estrada.
O Acteco 1.1, entre todos esses, me parece o mais adequado para viagens: Bom desempenho (e o QQ apesar de pequeno não é tão leve quanto parece), excelente média de consumo e um agradável torque. Só precisaria ser mais silencioso, embora este problema possa ser facilmente solucionado colocando-se mais material fono-absorvente no carro. E os outros 1.0 também são barulhentos, menos o Ford Endura, pois nem tinha giro para gerar ruído...
Recentemente viajei com o QQ bastante carregado e também tive boas impressões. Postei aqui:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]