Clube do Chery
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Clube do Chery

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Chery Celer Hatch Nacional 2015 - Primeiras impressões

+2
xerasco
marcosmedrado
6 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

marcosmedrado

marcosmedrado
Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Olá a todos! Meu nome é Marcos, sou de Salvador-BA e vou relatar aqui as minhas primeiras impressões sobre o Chery Celer Hatch 2015, modelo nacional e com a frente remodelada

Minha esposa adquiriu recentemente, agora em DEZ/15, um Chery Celer Hatch 1.5, na versão Look e na cor branca. Por R$35.990 foi o melhor carro que encontramos e a relação custoXbenefício parecia ser excelente! Como opcionais ela instalou o protetor de cárter (item necessário para rodar nas esburacadas ruas de Salvador-BA) e o alarme original, para evitar a perda da garantia caso algum instalador fizesse alguma gambiarra. O nosso parâmetro de comparação era o carro anterior que ela tinha e que foi roubado: um JAC J3 Hatch 1.4 16V

Pois bem, já rodamos 1.000Km com ele!! Acho que já dá pra fornecer as primeiras impressões

CONSUMO DE COMBÚSTIVEL
Os dois primeiros tanques de combustível foram rodados no álcool (R$2,84/L contra R$3,85/L da gasolina, dá pra economizar uns R$50,00 de um pra outro) e os 50L duravam em média uma semana e isso rodando pouco e por trajetos curtos (em média 6 à 8Km/dia). Acho que ele estava fazendo uma média de 5 ou 6Km/L no álcool ainda com o motor amaciando. Consumo ruim, desempenho bom: boas respostas do motor e os 113cv aparecem muito bem rodando no álcool.

O terceiro tanque já enchemos com gasolina e a autonomia melhorou consideravelmente, leve piora no desempenho, mas nada que os 107cv não desse conta no uso urbano. Deve estar fazendo entre 8 e 9Km/L na gasolina ainda amaciando o motor.

ACABAMENTO INTERNO
Plástico pra todos os lados, mas nada que o desabone! O carro anterior era um JAC J3 e o acabamento também era repleto de plásticos. Painel com desenho atraente, comandos bem situados e legíveis, alavanca de câmbio com boa pegada, demais controles em posição acessível. Peca no travamento manual das portas, vc tem de apertar um botão na porta do motorista, ele não trava as portas automaticamente. Tecido dos bancos regular, espuma firme com contornos laterais que se seguram bem o corpo.

CARROCERIA
Apesar dos 1.200Kg de peso (um Chevrolet Prisma 1.4 tem 1.410Kg e ninguém critica!) a carroceria passa uma impressão de solidez, de bom aço empregado nas chapas, não deixa aquela impressão de lataria "casca de ovo" dos VW atuais na linha Gol e Voyage. Portas largas que facilitam o acesso para entrar e sair do veículo sem serem demasiadamente pesadas, pecam pelas maçanetas externas, estas sim muito duras de serem manipuladas, beirando um aparato rústico mesmo. Aquele mecanismo que tem perto das dobradiças parecendo uma coroa dentada já existia nos antigos Ford Del Rey e Belina!! Como é que se usa isso em um carro em 2015!!?? Ponto positivo para a chamada "célula de segurança", a armadura de metal que reforça o habitáculo dos passageiros.

SUSPENSÃO
Aqui a porca torce o nariz e o rabo!!! Erraram feio ao instalar um conjunto de molas e amortecedores absolutamente subdimensionados para as condições de rodagem das ruas e estradas brasileiras. O carro literalmente raspa o protetor de cárter ao descer de lombadas e quebra molas de maior porte e altura, mas raspa mesmo, dando aquela batida seca na torre dos amortecedores dianteiros (que são os que mais sofrem!). Seria necessário que a Chery do Brasil admitisse a falha e convocasse um recall geral para esse modelo para substituir o conjunto mola-amortecedor por outro mais forte e melhor dimensionado.

MOTOR
O ACTECO 1.5L 16V até agora não decepcionou não! Em comparação ao carro anterior (um JAC J3) ele é um pouco mais ruidoso, vibra mais e é menos elástico, mas é igualmente valente em baixa ou alta rotação.Esperamos que ele fique mais redondo e mais econômico ao completar o seu ciclo de amaciamento. Ponto positivo para a bateria de 60AMP já da marca Heliar e tampa do cabeçote em metal (no JAC era de plástico). Mesmo sem a tecnologia VVT da JAC, ele dá conta do recado. Se foi "clonado" de algum projeto da Mitsubishi não sabemos ao certo, mas funciona bem.

RODAGEM
Já vem com pneus Pirelli Cinturato P1 em boa medida, rodam bem e são melhores do que a marca original Champiro que equipa o JAC J3. Na versão Look ele vem com calotas de plástico que não são daquele modelo aparafusado nas rodas, ou seja, podem ser arrancadas e roubadas numa boa!

CONFORTO INTERNO
Mais amplo, alto e espaçoso que o JAC J3, sem dúvidas! Não oferece bancos de couro, mas não fazem lá grande falta. O tecido de revestimento dos bancos é simplório, mas a espuma segura bem o corpo. Ar-condicionado um pouco fraco, demora um pouco pra resfriar o habitáculo interno, ainda mais em dias quentes como os que temos aqui em Salvador. Sistema de som original Chery bom mas com alto-falantes fracos, de pouca potência. No JAC J3 eram seis alto-falantes de boa medida que propiciavam uma bela saída de som. Antena interna do sistema de som embutida, prejudica a recepção do rádio várias vezes, oscilando ruídos, chiados e diminuição do volume.

PORTA-MALAS
Amplo espaço, embora o acesso seja meio alto, já veio com iluminação. Os bancos são rebatíveis desde o assento, o que amplia ainda mais a capacidade do porta-malas. Pneu reserva na mesma medida que os demais, ladeado por pedaços de isopor que geram ruído. A forração do assoalho é que meio chinfrim, com uma cobertura meio frágil

CONCLUSÃO

Até a presente data que escrevo este relato, o Chery Celer Hatch Nacional 1.5 16V ainda representa uma boa opção de compra, apesar dos detalhes que precisam ser melhorados para concorrer de frente com os carros da mesma categoria de porte, potência e preço.

xerasco

xerasco
Proprietário Celer
Proprietário Celer

Olá Marcos. Ano passado comprei um Celer nacional e criei um tópico com o mesmo título. Foi bem visitado à época. Depois confere lá.
Achei sua avaliação bem justa.
Comparando o seu com o meu, gostaria de lhe perguntar se você notou folga no pedal do freio ou algum ruído quando ele é acionado.
O câmbio do seu possui engates ruidosos?
O meu está fazendo 11 KM/l na cidade (com gasolina e ar ligado 100% do tempo). O consumo com etanol está em 9 na cidade e 11 KM/l na estrada, sempre com ar ligado.
A bateria do meu é a Moura.
Esses isopores que envolvem o estepe, eu os colei com silicone.
Uma dica: as borrachas de vedação das portas podem apresentar ruído que é percebido ao se transitar lentamente por terrenos irregulares. Eu resolvi isso passando gel de silicone nas borrachas, hidratando-as.
O modelo do meu é o ACT, e o som é bom. A antena do rádio apresenta falha na recepção muito raramente aqui no RJ, mas em área metropolitana atende bem.
O meu está com quase 8.000 KM rodados. Sem problemas até agora.
Boa sorte e obrigado por compartilhar conosco suas ideias.

Goldman

Goldman
Administrador
Administrador

Parabéns Marcos pela forma equilibrada como você avaliou o Celer e também pelo capricho na forma de escrever; com virgulas, parágrafos, pontuação além da divisão de assuntos.
Da gosto de ler!  applause

A impressão que eu tive dirigindo o Celer nacional foi muito boa, mas creio que a Chery deveria colocar uns mimos como computador de bordo completo e uma central multimídia com sensor de ré, função Smartphone, GPS e comandos no volante; além de melhoria da suspensão e do isolamento acústico, de resto para mim, nesta faixa de preço, esta excelente.

Boa sorte com seu Celer e nos mantenha atualizados da sua experiencia com o veículo da Chery.

marcio3aa


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Oi Marcos eu também sou de Salvador, e depois de muito pesquisar um carro novo para minha coroa, pegamos hoje na MG veículos o Chery Celer Nacional 2015 ACT. Não andei muito com o carro ainda, mas o que me deixou um pouco apreensivo foi quando fui fazer uma ré, o carro trepidou todo, acabou queimando um pouco a embreagem! Mas isso com o tempo se resolve, mas em termos de custo beneficio não tem melhor que o Celer. Eu pedi de brinde o protetor de cárter, vou colocar no sábado, tava em duvida colocar ou não, pelo papo de queda de motor enfim. Espero que tenhamos alegrias com eles!

marcosmedrado

marcosmedrado
Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Obrigado! A receptividade do pessoal aqui neste é muito boa, assim como o nível das mensagens

soulsurferfloripa

soulsurferfloripa
Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Bom dia! Estou com meu Celer desde novembro e diria que feliz pela escolha.

Quem mais anda com o carro é minha mulher, aqui em Floripa devido as distâncias se roda muito e até o momento não tivemos nenhuma surpresa desagradável, já fiz duas viagens até Porto Alegre em dezembro, rodei 2mil km e neste momento o carro está com quase 6mil km.

Levei na concessionária duas vezes, a primeira para apertar mais a correia da direção hidráulica pois fazia barulho de patinando quando girava a roda até o fim e a outra situação era do vidro elétrico do lado do motorista que quando subia atravessava e não fechava completamente devido a borracha da porta. Segundo informado a máquina do vidro estava com os parafusos frouxos e tinha caído, agora está tudo OK. A segunda ida foi para a troca do óleo e filtro após a luz de manutenção ter acendido com 5 mil km.

pedroguitarp


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Boa noite pessoal! Comprei um Celer Act 16/17 nacional em Setembro. Já estou com pouco mais de 1000km rodados. Estou satisfeito com o carro, mas tem algo que me incomoda; a sensação de batida seca na parte dianteira, principalmente na esquerda! Qualquer buraco ou desnível de leve o carro já leva um "soco" que as vezes assusta. Comentei sobre esse problema na Drako, onde comprei o carro e eles disseram que isso é comum do carro. Disseram que na revisão de 5000km eles vão verificar. Gostaria de saber se vocês tem esse mesmo problema e se alguém encontrou uma solução. Um outro problema que me incomoda é o isolamento acústico. Dependendo da velocidade o motor faz um barulho que incomoda (no meu caso eu notei que o barulho é frequente quando estou rodando entre 60km e 80km por hora). Fora esses detalhes o carro me agradou bastante, o meu consumo parece estar numa média de 10km/l rodando na cidade com o ar ligado 50% do tempo e sempre na gasolina, ainda não testei o carro com álcool. Essa semana vou abastecer com álcool pra ver se vale a pena. Então essas são as minhas primeiras considerações sobre o Celer. Sou novo aqui e espero tirar proveito do fórum e "trocar figurinhas" com os participantes.

8Chery Celer Hatch Nacional 2015 - Primeiras impressões Empty Esse é um problema crônico Sex Dez 16, 2016 11:25 am

marcosmedrado

marcosmedrado
Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Essa batida seca na suspensão dianteira é um problema crônico do Celer, seja importado ou nacional, a concessionária sempre diz que é uma característica natural da geometria da suspensão do carro, que os amortecedores são montados invertidos, etc.

Eu acredito que um simples batente hidráulico aplicado aos amortecedores seriam suficientes para absorver essa "pancada seca", ao menos um reles calço de borracha já ajudaria a segurar mais essa pancada

Comecei a pesquisar na internet como adaptar um batente desses na suspensão do Celer e ainda não consegui encontrar um consenso na aplicação do mesmo, a vontade que dá é mandar desmontar o conjunto todo em uma oficina pra tentar entender melhor o problema!

pedroguitarp


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

A empresa deveria trabalhar em uma solução para este problema, pois é o grande defeito do carro.

xerasco

xerasco
Proprietário Celer
Proprietário Celer

marcosmedrado escreveu:a vontade que dá é mandar desmontar o conjunto todo em uma oficina pra tentar entender melhor o problema
O problema é simples: curso de deflexão. O único jeito de resolver e substituir os amortecedores pelos do Golf antigo, geração sapão. Só assim consegue-se resolver. Mas em compensação, como os amortecedores do golf são um pouco mais rígidos, os demais componentes da suspensão tendem a absorver mais impacto em pisos irregulares.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos