Eis o relato:
Aproveitando o feriadão de Corpus Christi, caímos na estrada e fomos dar um passeio de Salvador lá pra Aracaju, capital de Sergipe, nada menos que uns 277Km pela "Linha Verde", auto estrada litorânea que liga Salvador até a divisa com o estado de Sergipe, repleta de trechos com grandes subidas e descidas. Daí por diante segue-se pelas estradas estaduais de Sergipe.
Esta foi a nossa primeira viagem interestadual com o este Chery Celer, (seguimos com 3 adultos e 2 crianças no carro e mais bagagem) e posso afirmar a vocês que a sensação como um todo foi de frustração absoluta com ele: os seus 1.200Kg de peso para o motor 1.5L 16V com os seus 107cv não ajudam em nada o desempenho em estrada!!! Lento nas acelerações, lento nas retomadas e velocidade máxima em 140Km/h com o motor no limite, ruidoso e áspero nos 4.000 RPM, parecendo que ia decolar do chão!! Sem falar no consumo, com médias de 12/13Km/L. Definitivamente, este carro merece receber um motor de cilindrada maior - um 1.8 com 110cv ou o 2.0 com 138cv usado no Chery Tiggo cairiam bem nele.
O peso só ajuda na estabilidade, seja nas retas ou nas curvas e acredito que só não foi pior porque a aerodinâmica do carro o salvou também!!
Comparativamente, em relação ao nosso último carro (um JAC J3 hatch 2012 - 1.4L 16V - 104cv), ele deixou muito a desejar!! Sem querer fazer apologia à marca concorrente, mas apenas citando alguns pontos positivos, o JAC J3 tinha um conjunto "motor/câmbio" bem mais acertado para o porte/peso (apenas 1.060Kg) do que este Celer. Acelerações e retomadas eram bem melhores, assim como as médias de consumo na estrada (fizemos a mesma viagem e o JAC J3 foi e voltou com 48 litros de gasolina, o Celer bebeu 2 tanques!!). A velocidade de 140Km/h era mantida de forma estável nos 3.000 RPM.
A suspensão do Celer continua nos metendo bons sustos!! Trechos de descida aonde se acelera para ganhar velocidade para uma subida íngreme tinham de ser feitos com cautela, pois se houvesse alguma depressão ao final da descida esta era "digerida" pelo péssimo acerto da suspensão dianteira que bate e ameaça "catapultar" o carro pra fora da estrada, um perigo!!
O sistema de direção sofre em trechos mais esburacados e em chão de terra batida ou cascalho, "telegrafando" as imperfeições do solo para a coluna de direção e por conseguinte ao volante, que fica uma tremedeira só!
Positivamente posso destacar a boa capacidade do porta-malas e o bom espaço interno que acomodou bem 3 adultos e 2 crianças.
Aproveitando o feriadão de Corpus Christi, caímos na estrada e fomos dar um passeio de Salvador lá pra Aracaju, capital de Sergipe, nada menos que uns 277Km pela "Linha Verde", auto estrada litorânea que liga Salvador até a divisa com o estado de Sergipe, repleta de trechos com grandes subidas e descidas. Daí por diante segue-se pelas estradas estaduais de Sergipe.
Esta foi a nossa primeira viagem interestadual com o este Chery Celer, (seguimos com 3 adultos e 2 crianças no carro e mais bagagem) e posso afirmar a vocês que a sensação como um todo foi de frustração absoluta com ele: os seus 1.200Kg de peso para o motor 1.5L 16V com os seus 107cv não ajudam em nada o desempenho em estrada!!! Lento nas acelerações, lento nas retomadas e velocidade máxima em 140Km/h com o motor no limite, ruidoso e áspero nos 4.000 RPM, parecendo que ia decolar do chão!! Sem falar no consumo, com médias de 12/13Km/L. Definitivamente, este carro merece receber um motor de cilindrada maior - um 1.8 com 110cv ou o 2.0 com 138cv usado no Chery Tiggo cairiam bem nele.
O peso só ajuda na estabilidade, seja nas retas ou nas curvas e acredito que só não foi pior porque a aerodinâmica do carro o salvou também!!
Comparativamente, em relação ao nosso último carro (um JAC J3 hatch 2012 - 1.4L 16V - 104cv), ele deixou muito a desejar!! Sem querer fazer apologia à marca concorrente, mas apenas citando alguns pontos positivos, o JAC J3 tinha um conjunto "motor/câmbio" bem mais acertado para o porte/peso (apenas 1.060Kg) do que este Celer. Acelerações e retomadas eram bem melhores, assim como as médias de consumo na estrada (fizemos a mesma viagem e o JAC J3 foi e voltou com 48 litros de gasolina, o Celer bebeu 2 tanques!!). A velocidade de 140Km/h era mantida de forma estável nos 3.000 RPM.
A suspensão do Celer continua nos metendo bons sustos!! Trechos de descida aonde se acelera para ganhar velocidade para uma subida íngreme tinham de ser feitos com cautela, pois se houvesse alguma depressão ao final da descida esta era "digerida" pelo péssimo acerto da suspensão dianteira que bate e ameaça "catapultar" o carro pra fora da estrada, um perigo!!
O sistema de direção sofre em trechos mais esburacados e em chão de terra batida ou cascalho, "telegrafando" as imperfeições do solo para a coluna de direção e por conseguinte ao volante, que fica uma tremedeira só!
Positivamente posso destacar a boa capacidade do porta-malas e o bom espaço interno que acomodou bem 3 adultos e 2 crianças.