Sobre transformação a GNV, digo que vale a pena.
Acabo de adquirir um Tiggo e por experiências anteriores penso seriamente em colocar GNV.
Vejamos:
Tive um fiesta sedan gasolina e um gol flex, ambos com GNV.
Como comparativo, colocarei dados do Fiesta Sedan Gas./gnv
Na gasolina fazia 12 km/L na cidade, no GNV fazia 13,5km/m²
Custo de KM por real com certeza vale a pena. GNV custa em media preço do etanol (2,00 em julho/15 e gasolina custa 3,10, só que GNV consome menos que gasolina. Neste cálculo, meu antigo fiesta sedan andaria hoje: 3,87km/R$ na gasolina e 6,75km/R$ no gnv ou se preferirem R$0,26/Km na gasolina e R$0,15/Km no GNV
Cabe pesar:
-Custo de instalação, documentação e manutenção
-Perde espaço no porta malas
-Perde garantia.
-Vai ter de abastecer mais vezes, pois , por exemplo, eu tinha um cilindro de 15m², pequeno pra médio, ocupava meio porta malas do sedan. Tinha de abastecer a cada 200Km, já com uma tiggo, creio que a cada 130km.
Quanto a instalação, não tenho idéia hoje quanto custa.
Documentação, além da documentação no denatran precisa laudo de inspeção
Manutenção: aí está o problema. Um carro na gasolina funciona até com um cilindro/vela falhando. No GNV tem de trocar velas com mais frequência, cabo de velas também. Mas claro que tem vantagens: pode demorar mais a limpar bicos, o GNV não corroi tanto quanto a gasolina e nem de longe tanto quanto etanol, portanto motor, admissão e escape duram mais.
Detalhe é que sempre deve-se ligar o carro na gasolina e depois de 1-2 min. mudar para gnv. Também deve-se manter tanque com sempre min. 1/4 de gasolina pra evitar forçar bomba de combustível.
Foi aí meu relato e minha opinião, seriamente tentado a colocar GNV pela terceira VEZ