Na última semana viajei com o QQ muito lotado. Eu e minha esposa havíamos programado uma viagem com um casal de amigos em dois carros. O outro carro, um Celta, apresentou um problema insólito um dia antes da partida: quebrou o para-brisa em pleno 1º de janeiro. Na falta de outra alternativa, partimos todos no dia 02 de janeiro a bordo do QQ.
Inventário de "carga":
-04 adultos;
-01 cão (pelo menos não era grande...);
-02 malas grandes;
-03 sacolas de viagem;
-01 caixa com mantimentos;
-03 cadeiras de praia;
-01 ventilador desmontado;
-01 colchão inflável;
-01 bola de futebol.
Informações técnicas:
-Carro calibrado com 35 PSI nos 4 pneus (conforme manual);
-Retirada do bagagito e dos dois encostos de cabeça do banco traseiro (não pude rebater o banco nem parcialmente em função da necessidade de transportar um cão - com o respectivo cinto de segurança canino...);
-Colocação de duas travessas no bagageiro.
Acomodação:
-Sobre o carro, no rack com as duas travessas, duas malas grandes e as três cadeiras de praia;
-Sob os bancos dianteiros (descobri que são bem distantes do piso...), uma bola de futebol (vazia, é claro) e um ventilador (desmontado);
-No porta-malas, todo o resto da bagagem. Importante salientar que a retirada do bagagito e dos encostos de cabeça permitiu ampliar consideravelmente o espaço o espaço útil. Duas sacolas de viagem ficaram metade no porta-malas e metade no espaço vertical ocupado pelos encostos, bem encaixadas para não "voarem" carro adentro. Serviram de encosto, inclusive;
-No piso entre os dois ocupantes do banco traseiro, ficou a 3ª sacola de viagem, encaixada entre os encostos dos dois bancos da frente (o cão viajou sobre o banco traseiro, com cinto próprio para isso);
-Nada foi colocado sobre o painel dianteiro.
Desempenho do carro:
-O trajeto foi curto, cerca de 300 Km (ida e volta), com poucas elevações e número razoável de curvas;
-A velocidade média foi de 85 Km/h, jamais passando de 105 Km/h. É claro que o carro balançou bastante em função da elevação do centro de gravidade, mas em nenhum momento o senti instável. Não uso buffers, mas, se usasse, certamente teria colocado minha suspensão no fim do curso;
-A aceleração do carro ficou um pouco comprometida, mas me surpreendi com a disponibilidade de torque para ultrapassar alguns caminhões (melhor que qualquer 1.0 que já tive). O motor me transmitiu muita segurança, bastava reduzir para 4ª marcha em algumas situações. Só utilizei 3ª marcha em raras situações onde precisei sair de trás de algum caminhão a menos de 70 Km/h;
-O consumo ficou em 12 Km/l. Se considerarmos a baixa velocidade média, foi alto. Se considerarmos o acréscimo de peso e arrasto aerodinâmico foi baixo. Se considerarmos que foi dividido com o outro casal do Celta, ficou excelente... Afinal, eu precisaria fazer 24 Km/l para gastar a mesma coisa se não dividisse a despesa...;
-Ninguém reclamou da acomodação. Afinal, na frente não mudou nada. E atrás, eram apenas dois (mais o cão...). Como o problema do QQ é largura, tudo OK.
Enfim, apesar do trabalhão para acomodar toda a bagagem, o QQ portou-se muito bem com esta inesperada situação de utilização. Bastou não abusar dele.
Segue imagem.
Inventário de "carga":
-04 adultos;
-01 cão (pelo menos não era grande...);
-02 malas grandes;
-03 sacolas de viagem;
-01 caixa com mantimentos;
-03 cadeiras de praia;
-01 ventilador desmontado;
-01 colchão inflável;
-01 bola de futebol.
Informações técnicas:
-Carro calibrado com 35 PSI nos 4 pneus (conforme manual);
-Retirada do bagagito e dos dois encostos de cabeça do banco traseiro (não pude rebater o banco nem parcialmente em função da necessidade de transportar um cão - com o respectivo cinto de segurança canino...);
-Colocação de duas travessas no bagageiro.
Acomodação:
-Sobre o carro, no rack com as duas travessas, duas malas grandes e as três cadeiras de praia;
-Sob os bancos dianteiros (descobri que são bem distantes do piso...), uma bola de futebol (vazia, é claro) e um ventilador (desmontado);
-No porta-malas, todo o resto da bagagem. Importante salientar que a retirada do bagagito e dos encostos de cabeça permitiu ampliar consideravelmente o espaço o espaço útil. Duas sacolas de viagem ficaram metade no porta-malas e metade no espaço vertical ocupado pelos encostos, bem encaixadas para não "voarem" carro adentro. Serviram de encosto, inclusive;
-No piso entre os dois ocupantes do banco traseiro, ficou a 3ª sacola de viagem, encaixada entre os encostos dos dois bancos da frente (o cão viajou sobre o banco traseiro, com cinto próprio para isso);
-Nada foi colocado sobre o painel dianteiro.
Desempenho do carro:
-O trajeto foi curto, cerca de 300 Km (ida e volta), com poucas elevações e número razoável de curvas;
-A velocidade média foi de 85 Km/h, jamais passando de 105 Km/h. É claro que o carro balançou bastante em função da elevação do centro de gravidade, mas em nenhum momento o senti instável. Não uso buffers, mas, se usasse, certamente teria colocado minha suspensão no fim do curso;
-A aceleração do carro ficou um pouco comprometida, mas me surpreendi com a disponibilidade de torque para ultrapassar alguns caminhões (melhor que qualquer 1.0 que já tive). O motor me transmitiu muita segurança, bastava reduzir para 4ª marcha em algumas situações. Só utilizei 3ª marcha em raras situações onde precisei sair de trás de algum caminhão a menos de 70 Km/h;
-O consumo ficou em 12 Km/l. Se considerarmos a baixa velocidade média, foi alto. Se considerarmos o acréscimo de peso e arrasto aerodinâmico foi baixo. Se considerarmos que foi dividido com o outro casal do Celta, ficou excelente... Afinal, eu precisaria fazer 24 Km/l para gastar a mesma coisa se não dividisse a despesa...;
-Ninguém reclamou da acomodação. Afinal, na frente não mudou nada. E atrás, eram apenas dois (mais o cão...). Como o problema do QQ é largura, tudo OK.
Enfim, apesar do trabalhão para acomodar toda a bagagem, o QQ portou-se muito bem com esta inesperada situação de utilização. Bastou não abusar dele.
Segue imagem.