Realmente não dá para comparar a durabilidade de um QQ com a de um Fusca. Já a estabilidade é bem fácil de comparar, pois são muito parecidas (também já tive Fusca, bem básico, com pneus 142 "não radiais" e suspensão original). Pelo menos o QQ é mais macio...
Cada carro é originado de um conceito e, partir deste conceito, pode sofrer modificações. Um Fusca, por exemplo, foi criado lá na década de 30 para ser resistente e econômico (para os padrões da época). Ao longo dos anos foi aperfeiçoado no que foi possível, mas nunca chegou a ser equipado nem ao menos com um servofreio ou, sequer, com um prosaico ventilador. Realmente durava muitos anos, afinal, não tinha quase nada para estragar mesmo. Mas o motorista dos últimos modelos fabricados abria mão de economia, estabilidade, segurança, desempenho (tá certo, tive um 1.6 com dupla carburação que andava até bem, mas em linha reta e sem precisar freiar...). Nada que surpreendesse, afinal, como um modelo projetado pelo Prof. Porsche nos anos 30 poderia fazer frente a outros carros no final do século XX? Quem teria coragem, hoje, de transportar uma criança em uma cadeirinha no banco traseiro de um Fusca a mais de 80 Km/h? Duvido que exista alguém com essa coragem. O carro realmente durava muito, mas o desconforto era total.
Os Unos, tanto o antigo (do início dos anos 80, tive 3) quanto o novo (iniciou careira nesta década como Panda, na Itália), são projetos bem mais modernos e criados dentro de um conceito de robustez e economia. Realmente são robustos e econômicos, mas conseguem isso por um preço baixo abrindo mão de uma série de itens de conforto. Nada demais, pois este é o conceito do carro. Adquirir um Uno com o mínimo de equipamentos de conforto e segurança comuns hoje em dia (ar, direção, trio elétrico, airbags, ABS,...) eleva sobremaneira o preço do carro. Mas ele não fugirá do seu conceito, sempre será robusto, cobrando a parte o preço pelo conforto e segurança adicionais.
Já o QQ foi criado (assim como sua "matriz", o Daewoo Matiz) dentro de um conceito de economia, praticidade e conforto em um cenário urbano. Apenas isso. Ele não pertence, conceitualemnte, a mesma categoria de um Uno, Gol, Palio ou Celta. É menor, mais frágil e menos estável (mesmo com uma suspensão mais dura ele não poderia se comparar aos nacionais pelo simples fato de ser estreito, alto e com rodas pequenas). Caso o QQ não precisasse recolher 35% de IPI, não chegaria a custar R$ 20mil. Caso não fosse equipado com ar, direção, trio elétrico, ABS e airbags (ficando no mesmo nível dos nacionais), iria custar menos ainda, no máximo uns R$ 17mil. Fica claro que é um carro de outro segmento, apenas bastante equipado para justificar o preço elevado causado pelo IPI de 35%. Como todo carro urbano de baixo custo (pensando sem o IPI), sua durabilidade é adequada à validade de sua garantia. Quem compra um QQ, em minha opinião, deve ter em mente que adquiriu um carro com excelente relação custo X benefício, mas para ser utilizado durante uns 3 anos, até o término de sua garantia. Se o comprador optar por um modelo nacional com o mesmo nível de equipamentos, vai precisar investir cerca de R$ 10mil a mais (por menos de R$ 35 mil não se compra um Gol ou Uno com os todos os equipamentos do QQ). Precisaria ficar com o carro por cerca de 4 anos e meio para obter a mesma relação custo X benefício oferecida pelo QQ. E sem 4 anos e meio de garantia. No final, ambos estariam valendo quase a mesma coisa, considerando os gastos com manutenção.
Enfim, é tudo uma questão do conceito que esperamos "comprar" ao adquirir um carro. Quando comprei meu QQ, em abril deste ano, cheguei a olhar um Mille Economy equipado apenas com ar (sem direção, trio, airbags, ABS, etc...). Ambos estavam sendo oferecidos pelo mesmo preço, R$ 25mil na época. Se tivesse comprado o Mille, ainda estaria penando em manobras, rodando em um carro duro, e já me aproximando do final da garantia. Após 13mil km com o QQ, aprendi a conviver com suas fragilidades (embora, até agora, nada tenha dado maiores problemas) e falta de estabilidade. Mas gosto de ar, direção, airbags, ABS,... E pagar pouco por isso. Tudo é uma questão de escolha.