[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] escreveu:Especificação de viscosidade - A viscosidade dos lubrificantes não é constante, ela varia com a temperatura. Quando esta aumenta, a viscosidade diminui e o óleo escoa com mais facilidade. O Índice de Viscosidade mede a variação da viscosidade com a temperatura. Quanto maior esse índice, menor será a variação de viscosidade do óleo lubrificante, quando submetido a diferentes valores de temperatura e sua densidade será mais constante. A densidade indica a massa de um certo volume de óleo a uma certa temperatura e é importante para indicar se houve contaminação ou deterioração de um lubrificante. Regulada pela SAE (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), há basicamente dois grupos, o de monoviscosos (como 30, 40 e 50) e multiviscosos (como 20w50, 10w40, 5w40); os multiviscosos têm maior capacidade de resistir à variação térmica dos motores, apresentando menor redução de valor quando do aumento da temperatura.
A classificação SAE rotula os óleos lubrificantes pela sua viscosidade, que é indicada por um número. Quanto maior este número, mais viscoso é o lubrificante e são divididos em três categorias.
Óleos de verão: SAE 20, 30, 40, 50, 60;
Óleos de inverno: SAE 0W, 5W, 10W, 15W, 20W, 25W;
Óleos multiviscosos (inverno e verão): SAE 20W-40, 20W-50, 15W-50.
No caso dos óleos que usamos hoje, todos multiviscosos, aparecem dois números: o primeiro número com um "W" e o segundo número sozinho. A letra "W" vem do inglês "winter", que significa inverno. Isso significa que quanto menor o primeiro número (inverno), mais o óleo é adaptado para o frio e mais "fino" ele é, e quanto mais alto o segundo número (verão) mais o óleo aguenta altas temperaturas (e é mais viscoso, e vai afinando um pouco quando o motor vai esquentando). Os multiviscosos já são adaptados para inverno e verão. Assim, um óleo 0W ou 5W é muito bom para o inverno europeu, mas fica muito fino no calor brasileiro. Um óleo 10W40 ou 15W50 já aguenta bem melhor o tranco do nosso verão e dos nossos congestionamentos super quentes nas capitais. No Saara, é melhor um 20W50...