Pessoal, não creio que seja necessário voluntario algum e nem mesmo um espião.
A fábrica, na minha opinião, agora vai pelo seguinte: A Chery foi habilitada no programa Inovar-Auto em 31 de janeiro de 2013, até essa data ela não ia se arriscar a perder todo o seu investimento - e se não conseguisse ser habilitada?
Daí para a frente ela passou a pagar somente 50% dos 30% de IPI adicionais para carros importados e mesmo estes lhe serão devolvidos quando passar a produzir localmente.
Portanto somente a partir de Fevereiro é que a Chery e a JAC puderam "pisar em solo firme" e decidir se iam se fixar no Brasil ou não.
As duas decidiram ficar e foi justamente nesta época que as coisas começaram a mudar, a Chery voltou a fazer alguma publicidade, começou a respeitar a garantia dos carros vendidos, a reorganizar as css, o fornecimento de peças de reposição, etc.
Mas o programa Inovar-Auto tem regras e prazos estritos e curtos, assim quem quiser tirar proveito das suas vantagens vai ter que se mexer e começar a produzir o mais depressa possível.
É por este motivo que eu acredito que estejam montando a fábrica a todo vapor.
Sabendo que a aprovação só saiu em 31/01/2013 chega-se â conclusão que a construção da fábrica da Chery não está realmente atrasada e que ela não perdeu dois anos como poderia parecer.
Quanto à falta de infra-estrutura, especialmente no que se refere ao fornecimento de energia elétrica, convêm lembrar, que encostada à Chery, no mesmo loteamento indústrial está instalada a AMBEV outra grande consumidora de energia e está em construção outra grande empresa multinacional produtora de tubos - Tecnotubos - portanto deve haver disponibilidade de energia o tanto que baste para todos.
Galpões indústriais pré-fabricados ou pré-moldados são erguidos em tempo recorde, aqui em pleno centro de Guarulhos o Wal-Mart montou um enorme supermercado, num terreno onde só havia mato, em menos de dois meses. Até as lajes e paredes vieram prontas e só precisaram ser encaixadas no lugar, no lameiro onde há pouco só coaxavam as rãs, hoje há um prédio enorme rodeado de avenidas ajardinadas. Quem poderia imaginar?
Penso que a Chery irá conseguir cumprir os prazos da Inovar-Auto, mesmo porque o programa é bastante flexível e para os primeiros meses de operação permite um índice de nacionalização bastante reduzido, que deverá ser alcançado sem maiores dificuldades.
É isso aí, um abraço a todos.