Clube do Chery
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Clube do Chery

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

"Amaciar" o carro, verdade ou mito?

4 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1"Amaciar" o carro, verdade ou mito? Empty "Amaciar" o carro, verdade ou mito? Dom Fev 05, 2012 1:26 pm

Skywalker

Skywalker
Motor Acteco 1.3
Motor Acteco 1.3

Bom, baseado na pergunta do nosso ilustre amigo leite, no topico de consumo do QQ, resolvi abrir esse novo topico para ajudar a esclarecer isso, achei 2 respostas boas:

1 - Yahoo! Perguntas:

Pergunta:

"Amaciar" o motor do carro. Verdade ou mito?
Quando alguém compra um caro ZERO KM, todo mundo diz que o cara tem que esguelar o carro para amaciá-lo. Dizem que o motor sai de fábrica "preso". Se imaginar isso na teoria, não vejo nenhuma lógica. O carro tem que sair da fábrica com o motor 100%. Além do mais, todo carro que compro não vejo diferença do 1 quilômetro ao 100 mil Km. Quem conhece o funcionamento de um motor deve perceber que não há nenhum tipo de alteração (a não ser o desgaste das peças) em seu funcionamento, não importa a quilometragem. Não existe uma "cabaça" que se rompe depois de "amaciar" o motor. Pelo contrário. Um motor deve funcionar em seu melhor desempenho quando acaba de sair da fábrica. Não há regulagem melhor para um motor. Isso não é um mito?


Resposta:
O que acontece é que o motor precisa de um certo "tempo" para que as peças se adequem ao funcionamento do motor. Resumidamente e à grosso modo, os motores que saem de uma fábrica não são iguais. mesmo que milimetricamente, podem haver diferenças, tanto é que pode haver peças diferentes de um motor por outro. Pelo o que me lembro, haviam até diferenciação de cores de acordo com a necessidade do motor, assim, poderiam haver anéis da cor verde pra uma medida, azul para outra e amarelo para outra, demonstrando assim que o que irá fazer com que essas peças se adequem ao resto do motor seja justamente o funcionamento do mesmo. Portanto, manter o motor um certo tempo funcionando num regime bom, sem forçar demais nem forçar de menos, pode fazer com que as peças "assentem" da melhor forma possível fazendo com que o motor dê um bom rendimento.

A melhor forma de se "amaciar" um motor é colocando na estrada, onde geralmente ele vai trabalhar à toda sua capacidade e, principalmente, à um giro constante, fazendo com que as peças se assentem direitinho deixando o motor com um rendimento otimizado.

O motor trabalha à base de atrito... E, é esse atrito que tanto causa o desgaste das peças quanto o assentamento das mesmas. Portanto, dependendo da forma como você tratar seu motor, você poderá ter um motor levemente mais potente ou levemente mais frouxo.
Inclusive, há até casos de motores que rodaram milhares de quilometros (acho que ouvi até a história de um Santana que rodou um milhão e a VW quis abrir o motor para analisar porque durou tanto mas o dono não aceitou que o retirassem à troco de um novo) sem sequer precisar de retíficas, já que além de respeitar as manutenções dos mesmos, as peças se assentaram corretamente na hora do amaciamento e nunca foi exigido além da capacidade dos mesmos, como vemos tantos moleques fazerem hoje em dia, principalmente tirando rachas e turbinando carros sem sequer um preparo nas peças.

Enfim... Amaciar por amaciar é sempre uma boa, desde que seja feito com cautela. Essa história de que você tem que forçar ao máximo porque senão ele fica frouxo, pelo menos pra mim é besteira. Se for pra forçar, que seja na estrada, à altas rotações mas PELO MENOS com rotações CONSTANTES e não essas benditas variações que o trânsito da cidade gera forçando extremamente o motor... Tanto é que geralmente veículos que rodam na estrada rodam bastante mas também duram bem mais que veículos de cidade, ambos bem cuidados obviamente.

2 - Revista Pense Carros:
"Amaciar" o motor do carro novo: isso existe mesmo ou é lenda?
Processo não melhora o desempenho, mas ajuda a liberar as asperezas da superfície, diz especialista.

Quando o carro é novo, a impressão é de que o motor precisa entrar nos eixos. Nesse momento, entra o já famoso processo de amaciamento. Ao contrário do que se pensa, isso não quer dizer melhorar o desempenho do veículo, mas sim fazer com que o motor perca as asperezas da superfície, acomodando suas partes que têm movimento. Ou seja, todo motor é amaciado, só depende do motorista fazer da maneira correta.

Segundo o professor de engenharia mecânica da Unisinos, Walter Fontana, todo motor que sai da montadora tem rugosidades. Nas primeiras vezes que suas peças entram em contato, tem um desgaste mais rápido do que o do restante de sua vida útil. Esse desgaste já é esperado e serve para que a superfície solte partículas e limpe sua aspereza.

“Parte dessas partículas vai para a bomba de óleo. Amaciar o motor significa cuidar as primeiras acelerações do carro, para fazer uma troca de óleo mais cedo, mandando embora a sujeira que está na bomba”, explica Fontana. O manual do carro traz as informações sobre como acelerar na primeira vez para não desgastar demais o motor.
Com o amaciamento, as peças se acomodam e o entram na forma necessária para o desempenho esperado. O recomendado, geralmente, é não ultrapassar a marca de 4.000 rpm. “Os carros novos sempre apresentam material particulado, mesmo que em uma taxa constante”, lembra o professor.

Motores flex ou a diesel não apresentam diferença em relação aos modelos comuns. No entanto, o processo de fabricação do material de superfície, nos últimos tempos, apresenta uma melhora na qualidade. Com isso, os carros novos teriam um menor tempo de amaciamento. Esse fator também contribui sob o ponto de vista ambiental, pois reduz as trocas de óleo ao liberar menos partículas para a bomba.
Em alguns modelos novos, o manual sugere uma primeira troca de óleo mais cedo, fazendo parecer desnecessário o amaciamento. “Às vezes aparenta que não precisa de amaciamento, mas ele está escondido no processo. Ele é inevitável, pois o motor precisa acomodar as asperezas”, conclui Fontana.

Antes de sair rodando com o veículo novo, a principal dica é ler as orientações do manual. Nele estarão as indicações de velocidade nos primeiros quilômetros rodados, para que seu motor se acomode da maneira correta, aumentando sua vida útil e garantindo o desempenho.

Fontes:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

PS: Está dando mensagem que "Você não tem permissão para postar links externos e e-mails." Como resolve isso?

2"Amaciar" o carro, verdade ou mito? Empty Re: "Amaciar" o carro, verdade ou mito? Dom Fev 05, 2012 1:47 pm

leite

leite
Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

obrigado caro amigo Skywalker.

bem, de certo modo pessoas tem diferentes conclusoes, porem a minha a respeito do texto continua..
nao espro muitas mudancas no meu consumo, entao como diria Sao Tome, qero ver esse consumo de 20km/l para acreditar. cheers , nao deixo de estar na expectativa Cool

3"Amaciar" o carro, verdade ou mito? Empty Re: "Amaciar" o carro, verdade ou mito? Dom Fev 05, 2012 3:29 pm

Goldman

Goldman
Administrador
Administrador

Skywalker escreveu:PS: Está dando mensagem que "Você não tem permissão para postar links externos e e-mails." Como resolve isso?

Continua neste tópico: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

4"Amaciar" o carro, verdade ou mito? Empty Re: "Amaciar" o carro, verdade ou mito? Dom Nov 25, 2012 10:04 pm

carlos.jm

carlos.jm
Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Conversando um tempo atrás com um mecanico amigo da VW perguntei sobre como amaciar o motor da melhor forma e eis a informação:
O motor necessita de ajustes, principalmente entre as camisas (câmaras de combustão) e anéis dos pistões,fato que aumenta o consumo inicial pela perda de compressão até assentamento. É importante andar devagar nos primeiros 1000 km de assentamento, sempre esticando cada marcha alguns segundos antes da troca. Falando em troca, o pulo do gato é trocar o óleo após esta kilometragem para retirar a limária de ferro que normalmente se solta e desgasta neste assentamento.
Após feito isso, é judiar do bichinho até os 5000km, "sarrafear" como diz na gíria, com segurança é claro.
Abraço a todos!

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos