laertejrn escreveu:Queridos colegas de fórum, vim desabafar. Vejam bem, todos reclamamos que a suspensao do QQ é mole, as vezes parece que estamos montados num boi de tanto que pula. A proteção de Carter é muito baixa, qualquer desnível ja arrasta a proteçao, pois bem, de tanto isso acontecer minha proteção de carter acabou perfurando o que o mecanico chamou de "luvas de proteção" do catalizador e pasmem no orçamento: 1750,00 pela troca da peça (que só vem da china) e mão-de-obra. Alguém tem alguma ideia... to pensando em acionar o seguro.
Laerte, pode parecer um contrasenso o que vou dizer, mas em um carro com pequeno vão livre como o QQ é melhor não utilizar protetor de carter, ao menos que você utilize o carro em estradas de terra mal conservadas (aquelas com 2 "trilhos" e um cocuruto no meio). Na cidade e nas estradas as lombadas são colocadas em sentido transversal às rodas dianteiras do carro, portanto, o carter fica entre as mesmas ao passar por uma lombada. E o curso da suspensão é calculado para que o carter não bata no chão (ou na lombada). Com o protetor, esse vão livre fica ainda menor, fora do limite da suspensão. Neste caso, o protetor sempre acaba batendo cusando danos em outras peças. Protetores de carter foram criados para veículos que circulam em estradas de terra, onde pedras são jogadas pelas rodas do próprio carro ou por quem trafega na sua frente, além de proteger em relação àqueles cocurutos que ficam entre as 2 trilhas de rodagem em estradas muitos ruins. Na cidade e em estradas asfaltadas (ambiente do QQ) dificilmente seu motor vai bater em alguma coisa, mesmo se o carro cair em uma cratera. Pode até bater uma longarina ou barra estabilizadora, mas elas suportam bem esses esforços, são projetadas para isso.
De qualquer forma, colocar pneus mais altos pode atenuar este problema, mas irá gerar outros: estabilidade comprometida pelo aumento de centro de gravidade do carro, estabilidade comprometida pelo aumento de área de atrito (pneus mais altos também são mais largos, fazendo com que o carro "grude" mais no asfalto, coisa que não combina com suspensão macia que chaga logo ao fim do curso. O carro ao invés de derrapar pode capotar), além de perder um pouco da capacidade de aceleração (relação fica mais longa com pneus mais altos).
Abraço.
Abraço.