Camaradas,
Entreguei a carta pessoalmente ao Sr. Cesar e deixei em suas mãos a cópia para o Sr. Ivan, pois não se encontrava no stand no momento.
A conversa foi muito boa e interessante, mesmo eu não entrando na sala que o Overdrive conheceu...hehehehe...
Vou começar meu resumo com a nova situação enfrentada pelos colegas do fórum: o fechamento de CCS (principalmente no Paraná).
O Sr. Cesar disse que a matriz está assumindo (praticamente) o controle no Brasil, com isso um novo critério de qualidade está sendo adotado. Nesse caso, o interessado em representar a Chery deverá atender ao seguinte critério (dentre outros): ter um showroom com metragem mínima, possuir oficina (não basta ser associada ou vinculada) e manter o layout da empresa. O que está acontecendo nos casos relatados aqui é que as representantes não querem, ou não estão cumprindo, o estipulado. Porém não fiquem desesperados, pois já existe uma solução sobre as revisões/manutenção: a Chery estará adotando, nesses casos, o sistema leva-e-trás quando a CCS fica distante da residência do proprietário (cerca de uma hora de viagem). ATENÇÃO é importante que o proprietário entre em contato com o SAC para agendar e garantir o serviço. Caso o serviço demore mais que dois dias será disponibilizado carro reserva (conforme garantia). Todas as outras CCS que atenderem aos requisitos serão mantidas.
Relatou que o importador (Rely) não está mais a frente no Brasil e tudo será direto com a matriz.
Com relação ao problema apresentado pelo QQ (radiador) ele ainda não possuía informação suficiente, mas ficou de realizar uma pesquisa mais específica. Relatou que esse modelo é o mais vendido e que apresenta menor índice de reclamações.
Relatou que estão monitorando as reclamações dos proprietários (até no site reclameaqui) e a Chery está interessada em sanar os problemas relatados de forma mais adequada e ajustar o que for necessário nos modelos que estão por vir. O exemplo disso foi o Celer, disse ele, modelo que irá estrear a fábrica no Brasil e que passou por modificações (interior e suspensão) para agradar ao público daqui. Mudanças adotadas mesmo nos modelos que ainda serão trazidos da China. O preço sugerido fica entre 32 e 38 mil reais e deve desembarcar no final de novembro. O carro possui todos os acessórios que já conhecemos e tem interior escurecido.
Com relação a fábrica, eles passaram por uma greve e por isso a finalização das fundações ficou para o fim de novembro, mas o cronograma está em dia. A previsão é que o primeiro carro saia de lá no final de 2013. Até lá o Celer virá ainda da China, porém a meta é já possuir itens nacionalizados para manter o IPI baixo (conforme legislação) e isso se dará pelo processo de CKD. Não consegui saber qual o segundo carro será fabricado aqui, mas o Celer sedan e hatch já é certo.
O outro lançamento é o Novo Tiggo, com modificação de designer (interior e exterior) e mecânica (câmbio automático), acho que a motorização continua a mesma (2.0). Não perguntei sobre o preço, mas me pareceu que permanecerá na faixa dos $52mil. Seu desembarque deve acontecer no final desse ano ou até março de 2013.
Com relação aos demais modelos, nenhum sofreu qualquer tipo de modificação. A única proposta ficou com relação ao Cielo, que poderá contar com a mesma motorização/mecânica do Tiggo, mas sem data para acontecer. Todos os veículos continuarão a ser comercializados aqui, eles não tem interesse de retirar nada do mercado (como diz a boataria), mesmo o Face ("campeão" de reclamação).
O que me deixou tranquilo, porém meio decepcionado, é que todos os modelos (exceto os lançamentos) expostos são os mesmos do showroom das CCSs. Apesar de não apresentarem novidades, não deixam dúvida com relação aos itens apresentados no Salão 2012 e os que estão para vender. Percebi que boa parte das nossas discussões versa sobre esse tema, que o modelo no Salão de 2010 era um e o do mercado era outro e várias especulações aconteceram. Acredito que agora eles acertaram na mão, mesmo sem novidades, e não paira nenhuma dúvida do carro que está rodando nas nossas ruas e o exposto.
Só para ilustrar, como sou do Rio de Janeiro e não consegui voo, fui para o Salão de ônibus e, ao passar por Jacareí, vi o local onde será montada a fábrica e parecia que as coisas estavam indo dentro do normal.
Espero que nossa carta seja lida e levada em consideração e que a Chery, e seus representantes, estejam trabalhando para melhorar os laços entre cliente/empresa.
Acho que era só isso, caso me lembre da algo mais posto aqui.
As fotos vou colocar no tópico do Salão e indicarei em tópicos específicos (como o do fechamento de CCS) essa conversa postada aqui.