Clube do Chery
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Clube do Chery

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Motor Face

+3
felipemaraschin
roacosta
LeoMarq
7 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Motor Face Empty Motor Face Ter Dez 06, 2011 10:47 pm

LeoMarq


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Olá gente, sabem me dizer se o motor do Face é 8V ou 16V?
Com correia dentada ou corrente de comando?

2Motor Face Empty Re: Motor Face Ter Dez 06, 2011 11:24 pm

roacosta


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

O motor do Face é 16V e preza pela economia de combustível e não tem o arranque, que muitos gostam, dos motores 8v. Pelo que observei, acho que utiliza correia dentada, mas não tenho certeza.

3Motor Face Empty Re: Motor Face Qua Dez 07, 2011 10:37 am

felipemaraschin

felipemaraschin
Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Utiliza correia dentada sim. É a peça nº4 da imagem abaixo (retirei do [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Motor Face 473-LX

Concordo com o Roacosta... Por ter 16 válvulas ele perde na arrancada para os motores 8 válvulas devido a velocidade de entrada da mistura ar/combustível no cilindro (mas isso favorece os regimes de alta rotação). Mas mesmo assim carro poderia ter mais arrancada, o problema é que o motor é emissionado na região de baixa rotação. A imagem abaixo foi postada em outro tópico aqui do fórum ([Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]) e mostra esse comportamento.

Motor Face ACTECO-SQR473f

Geralmente o torque máximo dos motores aspirados não-emissionados (que praticamente não existem mais) é atingido entre 3.000 e 4.000 RPM e depois diminui. Mas, no caso do Face, o torque máximo acontece aos 5.000 RPM, mostrando um comportamento totalmente fora do normal em um motor comum (nessa faixa o torque já deveria estar diminuindo). O motor foi "amanssado" nessa região para atender emissões. Esse "amanssamento" possívelmente foi obtido através da redução da quantidade de combustível injetada nessa faixa, resultando em uma diminuição de torque e prejudicando a arrancada...

Se o Detran não estivesse fazendo teste de emissões nos carros, eu buscaria uma reprogramação para acabar com esse problema e ganhar mais na arrancada. O problema seria achar alguém que fizesse essa alteração Very Happy .

Um abraço!!!

4Motor Face Empty Re: Motor Face Qua Dez 07, 2011 11:47 am

LeoMarq


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Nunca tive carro 16V, mas pelo que li e me disseram, carro 16V só desenvolve em grandes rotações, isso é normal de carro 16V.
O que me desanima em relação ao motor é de ser 16V com correia dentada, isso acaba de vez com as minhas intenções de obter o Face.
Vontade que só vem diminuindo, infelizmente porque o design dele tanto exterior como interior para mim é lindo.
Eu já SONHEI em ter um Face. Sad

5Motor Face Empty Re: Motor Face Qua Dez 07, 2011 11:58 am

suelito

suelito
Motor Acteco 1.1
Motor Acteco 1.1

Minha preocupação com 16 válvulas, caso ocorra algum problema mecânico, é difícil de concertar ou nunca fica bom como antes enquanto o 8 v é melhor de se mexer .

6Motor Face Empty Re: Motor Face Qua Dez 07, 2011 12:00 pm

LeoMarq


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Pois é por isso mesmo elmontito.
Se fosse corrente de comando seria ainda melhor que 8V com correia dentada,
muito mais segurança e confiança.

7Motor Face Empty Re: Motor Face Qua Dez 07, 2011 12:19 pm

suelito

suelito
Motor Acteco 1.1
Motor Acteco 1.1

Já sofri muito muito no pálio 1.6 16v ano 99. Até hoje fiat peca com esses motores e-torq dualogic. ANdei no Idea adventure 1,8 16v, que coisa ruim porque motorista sente ''coice'' na troca de marcha. AO contrário do corolla 1,8 16 v 2007 para frente é uma dádiva de satisfação

8Motor Face Empty Re: Motor Face Qua Dez 07, 2011 2:54 pm

felipemaraschin

felipemaraschin
Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Espera um pouco gente... Qual é o problema do carro com correia dentada? Tá certo que a corrente dura muito mais (o motor acaba antes de acabar a corrente), mas, se o cronograma de revisões for seguido conforme informado no manual do proprietário, não vai ter problema algum com correia. Não lembro em que revisão é necessário trocar a do Face, mas carro vai precisar parar para outros serviços, então isso não é motivo suficiente para invalidar a compra.

As correias dentadas, assim como qualquer componente de automóveis, são projetadas com alto coeficiente de segurança, então, dificilmente a correia vai arrebentar no período entre as trocas. Os únicos casos em que ouvi falar que a correia arrebentou foi com clientes descuidados que não fazem manutenção em seus carros (não trocam quando fazem revisão, se é que fazem), ou usam o motor sem a tampa da correia (permite a entrada de poeira que aumenta o desgaste da correia).

Meu primeiro carro foi um Renault Megane 2001 que peguei usado em 2009. Quando comprei o carro decidi trocar a correia por precaução. Depois descobri que o antigo proprietário jamais tinha trocado a peça após quase 100.000 Km (posso estar enganado, mas acho que o Megane fala em troca a cada 50.000 Km). O aspecto da correia trocada não era ruim (não apresentava fissuras nem desgaste acentuado) mas rodou 2 vezes mais do que devia e mesmo assim não rompeu. Se a correia for trocada no período correto e sempre andar com a tampa de proteção, não haverá problema algum.

Não existe isso de que carro com 16V nunca fica bom após apresentar algum problema, ou que 16V é mais "frágil". Não tem segredo algum em ter mais válvulas. A diferença é que o mecânico vai ter mais 8 válvulas para avaliar e regular conforme a especificação do motor. Claro que, se houver danos, serão 16 válvulas para se trocar ao invés de 8, mas esses danos só costumam acontecer nos casos citados acima (proprietários descuidados).

O melhor exemplo de que o conceito de correia dentada e cabeçotes multi-valvulados não tem nada de errado é que cada vez mais os carros utilizam esse conceito (o motor TSI da VW, que tem 200 cv utiliza correia dentada e 16 Válvulas). Hoje em dia, a grande maioria dos carros possui correia e 16V... A tendência é que todos os carros sejam 16V, até os "populares".

Se esse é o impeditivo para a compra do carro, eu digo para repensar o assunto... Isso não vai gerar nenhum problema se o cronograma de manutenções for respeitado. Lembrem-se que carros com corrente de comando também precisam parar para fazer revisão.

Se ainda houver dúvidas, pensem se vocês conhecem alguém que já passou pela desagradável situação de fazer o motor devido a rompimento da correia... Eu não conheço ninguém que tenha passado por isso... Já li a respeito na internet em fóruns citando o assunto como "PODE SER QUE UM DIA ACONTEÇA" ou então através de relatos de mecânicos que já se depararam com casos assim (mas esses caras pegam de tudo).

Pode ser que vocês estejam deixando de comprar um bom carro em função de um motivo que não existe.

Um abraço!!!

9Motor Face Empty Re: Motor Face Qua Dez 07, 2011 8:33 pm

Dínamo Diniz


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

felipemaraschin escreveu:Espera um pouco gente... Qual é o problema do carro com correia dentada? Tá certo que a corrente dura muito mais (o motor acaba antes de acabar a corrente), mas, se o cronograma de revisões for seguido conforme informado no manual do proprietário, não vai ter problema algum com correia. Não lembro em que revisão é necessário trocar a do Face, mas carro vai precisar parar para outros serviços, então isso não é motivo suficiente para invalidar a compra.

As correias dentadas, assim como qualquer componente de automóveis, são projetadas com alto coeficiente de segurança, então, dificilmente a correia vai arrebentar no período entre as trocas. Os únicos casos em que ouvi falar que a correia arrebentou foi com clientes descuidados que não fazem manutenção em seus carros (não trocam quando fazem revisão, se é que fazem), ou usam o motor sem a tampa da correia (permite a entrada de poeira que aumenta o desgaste da correia).

Meu primeiro carro foi um Renault Megane 2001 que peguei usado em 2009. Quando comprei o carro decidi trocar a correia por precaução. Depois descobri que o antigo proprietário jamais tinha trocado a peça após quase 100.000 Km (posso estar enganado, mas acho que o Megane fala em troca a cada 50.000 Km). O aspecto da correia trocada não era ruim (não apresentava fissuras nem desgaste acentuado) mas rodou 2 vezes mais do que devia e mesmo assim não rompeu. Se a correia for trocada no período correto e sempre andar com a tampa de proteção, não haverá problema algum.

Não existe isso de que carro com 16V nunca fica bom após apresentar algum problema, ou que 16V é mais "frágil". Não tem segredo algum em ter mais válvulas. A diferença é que o mecânico vai ter mais 8 válvulas para avaliar e regular conforme a especificação do motor. Claro que, se houver danos, serão 16 válvulas para se trocar ao invés de 8, mas esses danos só costumam acontecer nos casos citados acima (proprietários descuidados).

O melhor exemplo de que o conceito de correia dentada e cabeçotes multi-valvulados não tem nada de errado é que cada vez mais os carros utilizam esse conceito (o motor TSI da VW, que tem 200 cv utiliza correia dentada e 16 Válvulas). Hoje em dia, a grande maioria dos carros possui correia e 16V... A tendência é que todos os carros sejam 16V, até os "populares".

Se esse é o impeditivo para a compra do carro, eu digo para repensar o assunto... Isso não vai gerar nenhum problema se o cronograma de manutenções for respeitado. Lembrem-se que carros com corrente de comando também precisam parar para fazer revisão.

Se ainda houver dúvidas, pensem se vocês conhecem alguém que já passou pela desagradável situação de fazer o motor devido a rompimento da correia... Eu não conheço ninguém que tenha passado por isso... Já li a respeito na internet em fóruns citando o assunto como "PODE SER QUE UM DIA ACONTEÇA" ou então através de relatos de mecânicos que já se depararam com casos assim (mas esses caras pegam de tudo).

Pode ser que vocês estejam deixando de comprar um bom carro em função de um motivo que não existe.

Um abraço!!!

CONCORDO.

Vale a pena lembrar também que, normalmente, os motores com corrente são mais barulhentos.

10Motor Face Empty Re: Motor Face Qua Dez 07, 2011 9:59 pm

LeoMarq


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Carros com corrente não tem anda de mais barulhento.
Corolla, Civic, Tiida, etc. são barulhentos?

Rapazes, carro com 16V e com correia dentada da muito mais manutenção.
Não se deve trocar só a correia, mas sim as engrenagens, todo o conjunto.
E acontece de a correia estourar antes do previsto.

Peço que deem uma olhada nesse vídeo:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

O cara exlpica muito bem. Olhem gente sério.
Corrente de comando é vitalício, ou seja, pra vida inteira.

11Motor Face Empty Re: Motor Face Qua Dez 07, 2011 10:43 pm

Goldman

Goldman
Administrador
Administrador

Dínamo Diniz escreveu:Vale a pena lembrar também que, normalmente, os motores com corrente são mais barulhentos.
Isso dos motores com corrente serem mais barulhentos era coisa dos motores da década de 80, hoje são tão silenciosos como os com correia dentada com a vantagem de diminuir a manutenção e evitar danos, muitas vezes bem dispendiosos, quando a correia dentada quebra com o motor em alto giro.






12Motor Face Empty Re: Motor Face Qua Dez 07, 2011 10:55 pm

Goldman

Goldman
Administrador
Administrador

felipemaraschin escreveu:.........vocês conhecem alguém que já passou pela desagradável situação de fazer o motor devido a rompimento da correia...
A correia dentada de um GM (acho que era Vectra) de um amigo quebrou aos 30 e poucos mil quilômetros rodados e a quilometragem era essa mesmo, pois o carro foi comprado novo. O prejuízo foi grande porque já estava fora da garantia.




13Motor Face Empty Re: Motor Face Qui Dez 08, 2011 10:49 am

felipemaraschin

felipemaraschin
Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

LeoMarq, por que é necessário trocar as engrenagens da correia? Se não houver contato com poeira, não há motivo para desgaste. O que é necessariamente "mais manutenção"? Se o carro usar tucho hidráulico não será necessário sequer regular a altura das válvulas. Não é a primeira vez que ouço isso, mas ninguém jamais me explicou o quanto maior é a manutenção de motores com 16 válvulas.

Não faz sentido trocar as engrenagens a não ser que ocorra contato com poeira. Como a correia, que é de borracha, vai desgastar a engrenagem, que é de metal?

O que já vi reclamarem de motores 16V é o momento de se colocar a correia. Se o sistema não estiver bem posicionado e fixo, durante a acomodação o eixo pode se movimentar e comprometer o ajuste. Mas isso não é mistério e o mecânico tem que saber trabalhar. Um mecânico meia-boca com certeza terá problemas para fazer isso.

A grande maioria dos carros utiliza correia dentada... Não dá pra fugir disso, a não ser que o comprador esteja disposto a gastar mais $$, afinal, os carros que você deu como exemplos não são modelos de carros baratos...

Se o conceito de correia fosse ruim, carros tidos como top (Golf GTI, que usa 20 válvulas, Jetta TSI, Audi, BMW...) não utilizariam. A corrente de comando não é vitalícia. Mesmo que a frequencia de troca seja MUITO menor do que a da correia, será necessário trocar de tempos em tempos. Não sei ao certo o intervalo correto para troca (teria que consultar o manual de cada carro para saber o que os fabricantes dizem).

Overdrive, que ano era esse Vectra? Estranho esse carro estar fora da garantia apenas com 30.000 Km... Foi comprado zero?
As informações sobre casos de quebra de correia que eu já vi eram de clientes descuidados e carros mais antigos. Não tenho conhecimento de ocorrências em carros mais novos.

Não estou comparando correia com corrente. Não há duvidas que corrente é um conceito mais seguro. Apenas acho que a correia por si só não é motivo para invalidar a compra do carro, uma vez que, se o plano de manutenção for seguido corretamente, não acontecerá problema algum.

Um abraço!

14Motor Face Empty Re: Motor Face Qui Dez 08, 2011 11:33 am

Goldman

Goldman
Administrador
Administrador

felipemaraschin escreveu:Overdrive, que ano era esse Vectra? Estranho esse carro estar fora da garantia apenas com 30.000 Km... Foi comprado zero?
As informações sobre casos de quebra de correia que eu já vi eram de clientes descuidados e carros mais antigos. Não tenho conhecimento de ocorrências em carros mais novos.
Deveria ter pouco mais de dois anos, não sei ao certo... não tem nada de estranho estar fora da garantia, o meu amigo é diretor em uma empresa e utiliza o carro da empresa e muito pouco o carro particular dele. Quanto a ser comprado zero... ele só compra carro zero quilometro. Tenho amizade com um dono de oficina há mais de 20 anos e ele já me disse que pegou um Renault que quebrou a correia de sincronismo com cerca de 20 K.


felipemaraschin escreveu:Não estou comparando correia com corrente. Não há duvidas que corrente é um conceito mais seguro. Apenas acho que a correia por si só não é motivo para invalidar a compra do carro, uma vez que, se o plano de manutenção for seguido corretamente, não acontecerá problema algum.
Não disse que você esta comparando... também não deixaria de comprar um carro por ele utilizar correia de sincronismo mas se tivesse que escolher por certo optaria por corrente que geralmente dura a vida toda do motor do carro. No plano de manutenção do Fiat Punto é recomenda a troca da correia de sincronismo a cada 60.000 Km ou 3 anos prevalecendo o que ocorrer primeiro. Em caso de utilização do veículo predominantemente em estradas poeirentas, arenosas ou lamacentas, efetuar um controle do estado da correia a cada 15.000 km e, se necessário, efetuar a sua substituição efetuando também a substituição dos tensores da correia. Em relação aos motores Fiat que utilizam corrente de sincronismo nenhuma manutenção é necessária.

15Motor Face Empty Re: Motor Face Qui Dez 08, 2011 11:53 am

Goldman

Goldman
Administrador
Administrador

felipemaraschin escreveu:Mesmo que a frequencia de troca seja MUITO menor do que a da correia, será necessário trocar (a corrente) de tempos em tempos. Não sei ao certo o intervalo correto para troca teria que consultar o manual de cada carro para saber o que os fabricantes dizem).
No manual do Fiat Punto que utiliza motor com corrente de sincronismo ela sequer é citada no plano de manutenção. (o plano de manutenção vai até 150.000 km)

16Motor Face Empty Re: Motor Face Qui Dez 08, 2011 12:47 pm

LeoMarq


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Não que só isso seja necessário para deixar de comprar o carro.
Mas entre um e outro descarto o com correia.

Correia não tem troca felipe. Como o overdrive falou do punto não tem nada sobre a manutenção em um planejamento de 150.000km.
Não há troca. A corrente é VITALÍCIA.

17Motor Face Empty Re: Motor Face Qui Dez 08, 2011 1:02 pm

Goldman

Goldman
Administrador
Administrador

LeoMarq escreveu:Não que só isso seja necessário para deixar de comprar o carro.
Mas entre um e outro descarto o com correia.

Correia Corrente não tem troca felipe. Como o overdrive falou do punto não tem nada sobre a manutenção em um planejamento de 150.000km.
Não há troca. A corrente é VITALÍCIA.
Creio que você quis dizer corrente!!!! Very Happy

18Motor Face Empty Re: Motor Face Qui Dez 08, 2011 7:15 pm

felipemaraschin

felipemaraschin
Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Não é colocado pois possivelmente o carro precisará fazer um serviço de recuperação do motor antes do fim da vida útil da corrente (possivelmente os cilindros vão ovalizar antes do fim de vida da corrente Very Happy) , então, usualmente, aproveita-se essa oportunidade e troca-se a corrente também. Mas isso vai acontecer MUITO tempo depois de acabar a garantia do carro, então, teoricamente o fabricante não tem mais responsabilidade sobre o tema. O princípio de funcionamento é o mesmo de uma corrente de transmissão de motos, a diferença é que corrente está exposta e sofre esforços diferentes, mas continua sendo uma corrente. Com o tempo ela tende a se deformar, especiamente se o motor for muito forte e for muito utilizado em seu regime de torque máximo.

Essa redução do tempo de troca da correia se o carro andar em estradas poeirentas, arenosas ou lamacentas, acontece pois há grandes chances de entrar impurezas (areia, poeira,...) no habitáculo da correia, gerando desgaste prematuro e rompimento. Isso é muito sério.

Outra coisa que pode resultar em quebra da correia é contato com óleo. Qualquer borracha em contato com produtos derivados de petróleo sofre ressecamento (outro exemplo é camisinha, que não deve ser usada com vaselina pois pode estourar Very Happy).

De novo, não há duvidas que o corrente é mais seguro que comando, mas continuo achando que apenas essa diferença não é suficiente para desistir da compra do carro. Vai ser apenas um item a mais para ser verificado nas revisões.

Entre um carro com correia e um carro com corrente, vou no que tiver melhor desempenho e conforto (não esquecendo de levar em consideração o preço Very Happy)

Um abraço!!!

19Motor Face Empty Re: Motor Face Qui Dez 08, 2011 8:54 pm

mcprofessor38

mcprofessor38
Ex-Proprietário Chery
Ex-Proprietário Chery

felipemaraschin escreveu:Não é colocado pois possivelmente o carro precisará fazer um serviço de recuperação do motor antes do fim da vida útil da corrente (possivelmente os cilindros vão ovalizar antes do fim de vida da corrente Very Happy) , então, usualmente, aproveita-se essa oportunidade e troca-se a corrente também. Mas isso vai acontecer MUITO tempo depois de acabar a garantia do carro, então, teoricamente o fabricante não tem mais responsabilidade sobre o tema. O princípio de funcionamento é o mesmo de uma corrente de transmissão de motos, a diferença é que corrente está exposta e sofre esforços diferentes, mas continua sendo uma corrente. Com o tempo ela tende a se deformar, especiamente se o motor for muito forte e for muito utilizado em seu regime de torque máximo.

Essa redução do tempo de troca da correia se o carro andar em estradas poeirentas, arenosas ou lamacentas, acontece pois há grandes chances de entrar impurezas (areia, poeira,...) no habitáculo da correia, gerando desgaste prematuro e rompimento. Isso é muito sério.

Outra coisa que pode resultar em quebra da correia é contato com óleo. Qualquer borracha em contato com produtos derivados de petróleo sofre ressecamento (outro exemplo é camisinha, que não deve ser usada com vaselina pois pode estourar Very Happy).

De novo, não há duvidas que o corrente é mais seguro que comando, mas continuo achando que apenas essa diferença não é suficiente para desistir da compra do carro. Vai ser apenas um item a mais para ser verificado nas revisões.

Entre um carro com correia e um carro com corrente, vou no que tiver melhor desempenho e conforto (não esquecendo de levar em consideração o preço Very Happy)

Um abraço!!!


Relutei um pouco para responder, pois poderia cometer alguma gafe.
Porém, também acho essa desculpa de motor com correia ser insuficiente para escolha de um carro. Realmente a durabilidade é bem maior com a corrente, mas como todo material, sofre desgaste.
Ruído também tem, claro que, com o avanço tecnológico, isso tá cada vez menor. Agora, conforme o carro é tratado (condições severas) o ruído vai aparecer sim. Já pararam perto de Corollas mais antigos, reparem num ronco meio metalizado... é a corrente começando a dar sinal de troca.
Outro exemplo são as máquinas pesadas (guidastes, tratores, caminhões) todos eles tem uma rotina de troca de correntes.

Leiam a matéria da 4Rodas: "Apesar de serem resistentes, as correntes também precisam ser substituídas um dia, mas elas têm a vantagem de dar o aviso antes."

Olhem também esse fórum: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


_______________________________
EX-CIELO SEDAN PRATA 11/11
MCProfessor yesgood

20Motor Face Empty Re: Motor Face Qui Dez 08, 2011 11:13 pm

LeoMarq


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Eu já disse.
Eu estava em dúvida entre o Face, 320, J3, March e Fit 2008.
Face muita gente reclama de barulho, fiz test-drive e achei que batia muito, mas ainda sim estava pesquisando para saber se compensava porque gosto muito do design dele. E essa característica da correia é uma coisa a mais que PRA MIM faz diferença.

O 320 eu não sei ainda se vem com corrente. Mas tem muita coisa nele que gostei mas não senti muita confiança, muitas reclamações.

J3 tem corrente, mas um carro que dizem ser completão, é feita uma propaganda absurda em cima do COMPLETÃO. No entanto o carro não vem com luz no porta malas. Orra que absurdo, o carro completo que não vem com luz de porta malas. A noite é terrível. Propaganda enganosa.

Sobra-me dois carros que tem corrente e confiabilidade.

DESCULPEM se EU preciso dar tantos detalhes quanto as MINHAS opiniões e as MINHAS escolhas.

21Motor Face Empty Re: Motor Face Qui Dez 08, 2011 11:37 pm

Goldman

Goldman
Administrador
Administrador

LeoMarq escreveu:
Eu estava em dúvida entre o Face, 320, J3, March e Fit 2008.
Face muita gente reclama de barulho, fiz test-drive e achei que batia muito, mas ainda sim estava pesquisando para saber se compensava porque gosto muito do design dele. E essa característica da correia é uma coisa a mais que PRA MIM faz diferença.

O 320 eu não sei ainda se vem com corrente. Mas tem muita coisa nele que gostei mas não senti muita confiança, muitas reclamações.

J3 tem corrente, mas um carro que dizem ser completão, é feita uma propaganda absurda em cima do COMPLETÃO. No entanto o carro não vem com luz no porta malas. Orra que absurdo, o carro completo que não vem com luz de porta malas. A noite é terrível. Propaganda enganosa.

Sobra-me dois carros que tem corrente e confiabilidade.
Pelo que entendi sobram o Nissan March e o Honda Fit

O Nissan March usa o motor da Renault 1.0 16V e 1.6 16V que utiliza correia dentada.
O Renault 1.6 16V é um excelente motor!!!!

Mas cairia fora correndo do Lifan 320.

22Motor Face Empty Re: Motor Face Qui Dez 08, 2011 11:58 pm

LeoMarq


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

o 1.0 16V do March é com correia dentada, mas o 1.6 16V é com corrente sim. Wink

23Motor Face Empty Re: Motor Face Sex Dez 09, 2011 12:03 am

Goldman

Goldman
Administrador
Administrador

LeoMarq escreveu:o 1.0 16V do March é com correia dentada, mas o 1.6 16V é com corrente sim. Wink
Cuidado com o que o vendedor fala....

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

24Motor Face Empty Re: Motor Face Sex Dez 09, 2011 10:40 pm

Dínamo Diniz


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Overdrive escreveu:
Dínamo Diniz escreveu:Vale a pena lembrar também que, normalmente, os motores com corrente são mais barulhentos.
Isso dos motores com corrente serem mais barulhentos era coisa dos motores da década de 80, hoje são tão silenciosos como os com correia dentada com a vantagem de diminuir a manutenção e evitar danos, muitas vezes bem dispendiosos, quando a correia dentada quebra com o motor em alto giro.







Caro Overdrive.
É verdade que em muito os carros evoluíram desde a década de 80 e as diferenças de ruídos entre similares motores com transmissão via corrente ou correia está, como você destacou, minimizada.
Entretanto tal incômodo sonoro existe nos motores a corrente, gostaria que reconsiderasse a ênfase no tópico. Vide o Fiesta Rocan quando comparado com outro SIMILAR a correia. Também não podemos esquecer que isolantes acústicos minoram os efeitos sonoros indesejáveis (aliás de qualquer barulho vindo do propulsor). Para o consumidor comum, mal se percebe a diferença (acho que na ocasião me empolguei, não havia a menor necessidade de falar sobre o ruído das correntes no desenrolar do tópico).
Contudo, outras informações se fazem importantes. Gostaria de compartilhar com você e os demais colegas de forum. Curiosamente, correntes não são vitalícias! É verdade que a maioria dos carros não trazem previsão para a troca em seus manuais e o motivo é bem inusitado: Para a maioria dos carros a corrente dura mais que o motor! Tudo seria maravilhoso se também informassem para a gente quando dura o motor (estou falando da previsão em projeto). Recomendo a troca entre 200 e 250 mil km (caso não haja indicação contrária em manual)- só Fiesta com transmissão a corrente, tive 6 carros. Sei razoavelmente bem o que estou falando.
Outro ponto digno de nota é que não há veredito entre o que é melhor: correia ou corrente. São duas possibilidades para a filosofia de um projeto de motor. Se um caso fosse definitivamente melho do que outro, este outro já haveria desaparecido. Trata-se de uma obviedade.
Também é mais difícil projetar um motor 16V a corrente. É de se tirar o chapéu.

25Motor Face Empty Re: Motor Face Sáb Dez 10, 2011 8:39 pm

LeoMarq


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

E a dificuldade hoje em dia não é motivo para encarecer ou baratear um bem?
Quando falei de correia e corrente eu dei a minha opinião.
Quando digo vitálicia é porque (como a maioria falou) o motor vai antes da corrente.
E quem vai fazer, trocar (ou sei lá o que) um motor novo e por a corrente velha?
Eu adoro o Face, acho lindo, sempre que vejo na rua "babo", mas entre ele e o March, acho que fico com o March. (PONTO)

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos