ACES há dois barulhos possiveis , pelos relatos. se é um grito alto quando vc esterça a direcao é a correia que passa no alternador e na bomba hidraulica. O problema é que o QQ não tem esticador de correia e a tenção nesta é dada pelo alternador. Pouco esticada, ela patina, principalmente quando se chega ao fim de curso ao virar a direcao totalmente para um lado ou para o outro. se apertada demais , ela danifica o rolamento do alternador. No meu caso um ajuste foi feito quando o carro estava na revisao de 2500km pois ela dava uma cantada de manha com o carro frio e quando estava manobrando na garagem , o que forcava a virar o volante todo pra um lado ou outro. o ajuste deve ter sido demasiado pois aos 2000km o alternador passou a fazer barulho e era o rolamento frontal do alternador. A CSS não colocou areia nehuma e trocou o alternador do carro em garantia e ainda detectou um resqueicio de barilho com o estetoscópio automotivo e me disse que trocaria , também a bomba dagua em garantia. Agora vamos pensar um pouco.... A correia passa pela bomba dagua, pelo alternador e pela bomda da direcao hidraulica que é quem pesa mais pois é solicitada com grande multiplicacao de força. a tensao excessiva , é a meu ver o principal suspeito de ir detonando todos os rolamentos das guias por onde passa.O ajuste correto é feito colcando o alterador no lugar e apertando de leve e com o carro ligado virar a direcao até o limite. se a correia cantar, desliga o carro e dá um tostaozinho de reapaerto. Pornto...
ou seja, do menos para o mais apertado, se esturricar a correia e achar que " pronto.. agora nao canta nunca mais" , vai danificar os rolamentos todos.Dependendo do mecanico que fizer o serviço, pode sesolver ou causar outros problemas.A dificuldade no QQ é que, como ele nao tem esticador, vc tem que desligar o carro, afrouxar o alternador, tensionar, reapertar, religar e testar. Dá mais trabalho ... Nada excessivo nem que seja um bicho de setecabecas... Mas dependendo da Raça do mecanico......e da qualidade da surpervisao e treinamento da concessionária.
As revisões que incluem trocas de correias sãoas mais criticas para este problema.