Bem semelhante ao que todos relataram aqui, o carro de minha esposa começou a falhar e a parar completamente, me deixou na mão por duas vezes. Aí comecei a pesquisar aqui no fórum e iniciei minha jornada para resolver o problema lendo o Tópico "Tiggo com problema de aceleração" na postagem que colei
o link abaixo:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]Fiz os testes relatados neste tópico e usei o carro por duas semanas sem as luzes de freio (não aconselho a ninguem a ficar rodando com o carro assim).Exatamente como relatado por Uelington,toda vez que o carro parava ou iniciava a perda de potência eu passava o escanner OBD2 usando o programa TORQUE pelo celular (isso antes de pesquisar aqui no fórum). a 1ª vez apareceram dois códigos, um sobre mistura pobre e o outro, o P0571, sobre Mau funcionamento do circuito A do interruptor de freio, o que demonstra que na falha da cebolhinha de freio (apelido desse interuptor/sensor), que está ligada ao mesmo controlador do sensor de aceleração, faz a central (ou centralina) do carro reduzir a mistura para pobre, justificando a perda de potência ou a parada do veículo, diretiva de segurança da central para proteger a vida dos tripulantes do veículo.
Nesse momento comprei pelo Mercado Livre a tal cebolinha e fiquei rodando por duas semanas sem luzes de freio e sem maiores problemas. Nesse interim passei no mecânico perto de casa que me cobrou R$350,00 para resolver o problema. Segundo ele ao passar o escanner identificaria que peça estava com problema, que poderia ser a bomba de combustível, bicos de injeção sujos, velas de ignição, cabos de vela e a própia cebolinha de freio que informei para ele que eu estava rodando sem ela (omiti que tinha um escanner OBD2 de celular).
Bem, sou Eletrotécnico formado com muitos anos de distância dessa área, mas a noção que tenho de eletricidade me obrigou a ir mais fundo no problema, foi quando então baixei no tópico fixo deste fórum o manual de serviço (manutenção) do Tiggo, postado por Screamer, lá vi que o circuito da cebolinha era muito simples, luzes ligadas ao interruptor (cebolinha), fusível e ao controlador (TCM).
Quando a cebolinha de freio comprada no ML chegou, troquei e continuou o mesmo problema, foi aí que resolvi vistoriar todo o circuito com base no manual de manutenção. Agora pasmem, o meu rpoblema era só o fusível desse circuito que está localizado na caixa de fusíveis, dentro do compartimento do motor (dentro do capô) do lado esquerdo abaixo do parabrisa do carro.
Resumo da opera, ficamos cinco anos com o Tiggo sem dar problemas, apenas com a manutenção de rotina, que aliás tinha mais de um ano que não realizava, quando esse problema começou trocamos óleo, filtro de oléo, filtro de combustível, filtro de ar, as velas e tinhamos trocado recentemente a bateria do veículo, voltamos a cebolinha anterior, ficamos com a nova de reserva e o problema era apenas o fusível de 10A que possui sobressalente na caixa de fusíveis.