Olá amigos,
Tenho meu QQ'zinho desde julho de 2011 (comprei zero) e agora está com quase 70.000Km (com aparência e saúde de 5.000km). Fiz alguns ajustes e melhorias nele, algumas delas postei aqui no forum. Mas lendo este tópico, gostaria de poder ajudar, quem sabe. Como a CSS que frequentei criou a maioria dos problemas que tive com este carrinho, na revisão dos 60.000 (a mais cara) os abandonei, pois completariam os 3 anos de garantia e então não me vi mais preso, pois todas as revisões anteriores, fiz direitinho, agora as faço eu.
Quanto ao desgaste prematuro das buchas externas do braço oscilante, eu identifiquei a minha causa e fiz uma simples correção. A Chery criou uma condição em que estas buchas trabalham com uma folga que somente uma bucha novinha suporta, e logo após algum tempo elas sentem e sofrem com a força que é exercida sobre elas, rachando e desgastando. O aperto delas é o fim da rosca da barra estabilizadora, não aperta mais do que isto originalmente.
Ainda percebi no meu, que estes braços trabalhavam em ângulo diferente ao eixo do pino de articulação, onde existe a bucha interna presa a longarina, desgastando prematuramente também esta borracha.
Troquei todas as buchas do braço oscilante, inclusive as internas. Comprei arruelas apropriadas para criar espaçadores. Coloquei umas três no lado da frente da barra estabilizadora trazendo os braços para trás e deixando a 90 graus em relação ao eixo do mesmo. Na parte de trás da barra estabilizadora (tensora) coloquei mais umas quatro arruelas antes da porca. Coloquei contra porca já que o aperto final não seria mais a medida ideal. Ou seja, hoje estas buchas trabalham mais comprimidas sofrendo menos movimento, mas ainda com certa folga para não sofrerem aperto demasiado e o movimento da suspensão não ser restringido. Fiz isto há 10.000km atrás e senti mais firmeza, nenhum desgaste irregular dos pneus e nunca mais puxou para nenhum dos lados, algo que sempre fez e nunca resolveram.
Cada vez que aceleramos a bucha da frente é comprimida e quando brecamos são as buchas de trás que sofrem. Se com folga, quando acelera fica convergente, quando freia fica divergente o alinhamento. Com falta de aperto este movimento se acentua e acaba precocemente com a borracha das buchas e consequentemente com os pneus dianteiros já que a suspensão trabalha contra a direção das rodas.
Alguém já ouviu ou leu algum dono de QQ reclamar que quando acelera o carro puxa a direção? Eu já vi vários, e é esta a causa, na maioria das vezes.
Cordiais saudações!
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