Já sabemos que o QQ versão 2013 já chegou a algumas CSS. Nada de novo nele, é igual ao 2011/2012.
A própria Chery, através do Luis Curi, já revelou que pretende fabricar uma versão nova do QQ a partir de 2014 na unidade brasileira de Jacareí.
Muita se especula qual seria esse novo carro. Embora a Chery tenha dito que seria um "design inédito", não ficou claro se este ineditismo seria em nível mundial ou nacional. Considerando que a Chery costuma ser muito prática neste tipo de decisão, podemos acreditar que um modelo já pronto e testado - na China, é claro - seja fabricado por aqui, a exemplo do que já terá ocorrido com o Celer quando a unidade de Jacareí estiver concluída. Nesta hipótese, três candidatos se apresentam à naturalização brasileira.
O primeiro candidato é o já conhecido S-18. Carro de mecânica simples e ótimo design, se encaixaria como uma luva no futuro mix de produtos da Chery como carro de entrada. Tem a vantagem de possibilitar a futura formação de uma família através de suas versões M-5 (sedã) e X1 (SUV). Um problema é o custo de fabricação, bem mais elevado que o do QQ. Na China, sua versão de entrada custa Y$ 39 mil (Yuans), mas apenas com ar e direção. Um QQ similar ao comercializado no Brasil custa praticamente a mesma coisa, mas já conta com ABS, airbags, vidros elétricos, travas, limpador traseiro, além de outros mimos. Outro problema, este local, é um certo desgaste de imagem gerado por um problema de recall ocorrido logo após o lançamento do carro por aqui, quando ele insistia em torcer o pedal nas freadas mais fortes. Isto fez o consumidor torcer o nariz para ele. Seguem links com mais informações sobre os familiares do S-18, o M5 e o X1.
M5:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
X1:http://chinaautoweb.com/car-models/chery-riich-x1/
O segundo candidato seria a versão atualizada do QQ comercializado por aqui. Contando com pequenos retoques nas antigas linhas "herdadas" do Daewwoo Matiz, seria muito acessível caso fosse construído aqui. Mas esse seria seu único ponto positivo, pois o envelhecimento de suas linhas é evidente. De forma alguma jamais poderia ser apresentado como uma novidade em um mercado tão concorrido como o nosso. Segue link com fotos e informações sobre o modelo na China.
QQ 2013: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
O terceiro candidato é o New QQ. Embora aproveite muitos elementos do atual QQ, notadamente a mesma estrutura mecânica, representa uma grande evolução do modelo. Os preços são um pouco maiores em relação aos QQ "normal" com o mesmo nível de equipamentos, mas a diferença é digerível considerando a novidade que representa. Algo como as diferenças de preço entre versões com acabamentos semelhantes de Gol G4 e G5 ou Palio e Palio Fire. Se esta for a aposta da Chery para voltar de fato ao segmento de entrada do mercado brasileiro, teremos um carro acessível, bem equipado, além de contar com um design bem atualizado. Além disso, sua mecânica já está sendo bem testada aqui em nossas ruas e estradas, facilitando as inevitáveis adaptações à realidade tupiniquim. Segue link com informações e muitas fotos do modelo:
New QQ: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
A própria Chery, através do Luis Curi, já revelou que pretende fabricar uma versão nova do QQ a partir de 2014 na unidade brasileira de Jacareí.
Muita se especula qual seria esse novo carro. Embora a Chery tenha dito que seria um "design inédito", não ficou claro se este ineditismo seria em nível mundial ou nacional. Considerando que a Chery costuma ser muito prática neste tipo de decisão, podemos acreditar que um modelo já pronto e testado - na China, é claro - seja fabricado por aqui, a exemplo do que já terá ocorrido com o Celer quando a unidade de Jacareí estiver concluída. Nesta hipótese, três candidatos se apresentam à naturalização brasileira.
O primeiro candidato é o já conhecido S-18. Carro de mecânica simples e ótimo design, se encaixaria como uma luva no futuro mix de produtos da Chery como carro de entrada. Tem a vantagem de possibilitar a futura formação de uma família através de suas versões M-5 (sedã) e X1 (SUV). Um problema é o custo de fabricação, bem mais elevado que o do QQ. Na China, sua versão de entrada custa Y$ 39 mil (Yuans), mas apenas com ar e direção. Um QQ similar ao comercializado no Brasil custa praticamente a mesma coisa, mas já conta com ABS, airbags, vidros elétricos, travas, limpador traseiro, além de outros mimos. Outro problema, este local, é um certo desgaste de imagem gerado por um problema de recall ocorrido logo após o lançamento do carro por aqui, quando ele insistia em torcer o pedal nas freadas mais fortes. Isto fez o consumidor torcer o nariz para ele. Seguem links com mais informações sobre os familiares do S-18, o M5 e o X1.
M5:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
X1:http://chinaautoweb.com/car-models/chery-riich-x1/
O segundo candidato seria a versão atualizada do QQ comercializado por aqui. Contando com pequenos retoques nas antigas linhas "herdadas" do Daewwoo Matiz, seria muito acessível caso fosse construído aqui. Mas esse seria seu único ponto positivo, pois o envelhecimento de suas linhas é evidente. De forma alguma jamais poderia ser apresentado como uma novidade em um mercado tão concorrido como o nosso. Segue link com fotos e informações sobre o modelo na China.
QQ 2013: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
O terceiro candidato é o New QQ. Embora aproveite muitos elementos do atual QQ, notadamente a mesma estrutura mecânica, representa uma grande evolução do modelo. Os preços são um pouco maiores em relação aos QQ "normal" com o mesmo nível de equipamentos, mas a diferença é digerível considerando a novidade que representa. Algo como as diferenças de preço entre versões com acabamentos semelhantes de Gol G4 e G5 ou Palio e Palio Fire. Se esta for a aposta da Chery para voltar de fato ao segmento de entrada do mercado brasileiro, teremos um carro acessível, bem equipado, além de contar com um design bem atualizado. Além disso, sua mecânica já está sendo bem testada aqui em nossas ruas e estradas, facilitando as inevitáveis adaptações à realidade tupiniquim. Segue link com informações e muitas fotos do modelo:
New QQ: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]