A troca é opcional, ninguém precisa fazer se não quiser... Antecipar a troca tem benefícios, o motor foi projetado para rodar lá na China com um óleo mais fino que o utilizado pelas css no Brasil, isso é possível pelas temperaturas mais amenas de lá, em nosso clima tropical esse óleo iria ficar fino demais e poderia provocar um desgaste prematuro dos componentes pelo atrito excessivo. A solução adotada foi utilizar um óleo diferente. Aumentar a frequência de trocas permite que o óleo esteja em condições ideais por mais tempo al longo da vida útil do do propulsor, consequentemente teremos menos atrito das partes, menor desgaste das peças, menor consumo de combustível e maior durabilidade do conjunto. Eu acho que vale a pena investir em óleo para ter o motor por mais tempo, caso você pretenda ficar com o veículo por mais tempo.
Como carro para mim não é investimento nem luxo, se está me atendendo fico com ele por muito tempo, meu Siena é 2005 e tirei 0km já está na família a quase 8 anos não tenho planos de trocá-lo ainda. Com o QQ não deverá ser muito diferente, pretendo permanecer com ele por pelo menos 4 anos, nesse caso tenho que cuidar do motor para que ele dure mais que esses 4 anos, não considero uma tarefa difícil em função de não ter lido, ainda, nenhum caso de motor fundido aqui no fórum. Ainda levando-se em consideração que ele estreou no Brasil em 2011 e já ter 2 anos de experiência pelas nossas estradas, acho que o motor é resistente, e vou trabalhar para aumentar a longevidade do meu...
Se temos problemas para trocar peças mais simples pela falta delas em estoque, imagine um bloco de motor, virabrequim, pistões, cabeçote ou outras peças numa eventual necessidade? Prefiro não correr esse risco.
Agora, revisão de R$2000 é dureza, e até lá o S-18 não valerá R$30.000 nem com reza...
A revisão de 60.000km do QQ sairia hoje por 3x R$ 403,69 (Correia dentada, correia alternador, correia A/C e direção hidráulica, elemento filtrante do ar, filtro de combustível, filtro de óleo, tensionador correia dentada, vela de ignição, etc...), como vou antecipar a troca das correias para os 50.000 e eu ainda estarei dentro dos 3 anos de garantia, terei que importar via Freewai as velas(se não optar por nacionais), correias e tensionador originais direto da China para não morrer nessa grana na css e não ter que ouvir que as peças não são originais e etc...