O carro que viria a ser o QQ foi projetado em 1992/3 para a FIAT, pelo estúdio Italdesign de Giorgio Giugiaro. O projeto de nome "LUCCIOLA" ou Pirilampo foi elaborado baseado na plataforma do Cinquecento. A ideia era produzir um carro hibrido, citadino, de pequeno tamanho, baixo custo e consumo e que pudesse transportar até 4 pessoas bem acomodadas. Ele deveria usar motores a gasolina, diesel ou elétricos de 500cm³ ou meio litro.
A FIAT acabou não aproveitando o projeto e ele foi vendido à Daewoo japonesa que iniciou a fabricação e lhe deu o nome "Matiz", mas em seguida a empresa entrou em processo falimentar.
Foi nessa época que a Chery contratou a maior parte dos projetistas e pessoal técnico da Daewoo adquirindo juntamente o projeto do Lucciola, no que mais tarde foi questionada pela GM, que adquiriu a massa falida da Daewoo.
Portanto o QQ não é um carro chinêz, mas um carro italiano projetado pelo estúdio Italdesign Giugiaro SPA e fabricado na China.
Guigiaro é um dos maiores designers de automóveis e do seu estúdio saíram algumas das máquinas mais espetaculares jamais construídas como as BMW, Ferrari e Lamborghini e creio que é por esse motivo que o QQ é tão bom e tem um aproveitamento de espaço tão genial.
A FIAT acabou não aproveitando o projeto e ele foi vendido à Daewoo japonesa que iniciou a fabricação e lhe deu o nome "Matiz", mas em seguida a empresa entrou em processo falimentar.
Foi nessa época que a Chery contratou a maior parte dos projetistas e pessoal técnico da Daewoo adquirindo juntamente o projeto do Lucciola, no que mais tarde foi questionada pela GM, que adquiriu a massa falida da Daewoo.
Portanto o QQ não é um carro chinêz, mas um carro italiano projetado pelo estúdio Italdesign Giugiaro SPA e fabricado na China.
Guigiaro é um dos maiores designers de automóveis e do seu estúdio saíram algumas das máquinas mais espetaculares jamais construídas como as BMW, Ferrari e Lamborghini e creio que é por esse motivo que o QQ é tão bom e tem um aproveitamento de espaço tão genial.