Campini,
A Venko tinha como CEO um pessoa que veio de MKT, o que se reflete nas declarações que estão no youtube quando da promoção da REPRESENTAÇÃO da Chery no Brasil. Na época já tínhamos deficiência no atendimento por falta de um treinamento mais rigoroso, fazendo com que pelo menos os funcionários tivessem um mesmo discurso, e isso continua .... (até quando, Chery ?)
Agora com o projeto da fábrica seguindo em ritmo acelerado para poder abonar o IPI, creio que os limites operacionais (e/ou financeiros !!!) da VENKO foram alcançados e não vejo os Chineses com uma visão de MKT mais forte no intuíto de fortalecer a marca e sim com um objetivo mais voltado à fábrica (na China, basta outdoors dizendo que é uma empresa estatal já é o suficiente para levar os chineses às lojas pois o mercado está aquecido e com viés comprador).
Realmente, como já registrei por aqui, acho que faltou a Chery (BR e CH) uma dose de audácia (e cara de pau) como da JAC e um pouco de hombridade para manter o compromisso firmado com clientes e os possíveis clientes registrados na voz do seu CEO.
Após a troca no controle da Chery Brasil (sim, isso já ocorreu), o twitter está parado a mais de mês e os carros nas lojas são 2011/2012 com a estratégia de manter os preços ainda pré-IPI. Lançamentos estão atrasados, seja por estoque alto, seja por falta de coragem de trazer pequenas novidades a um preço fora da curva (IPI).
Só isso não fará com que a Chery venha a ser um destaque, mas ai fico com uma dúvida : será que já não chegaram no limite da capacidade ?
Seja na importação de carros e peças, seja lojística, seja em falta de costume no mercado competitivo (às vezes, feroz), seja na capacidade operacional no todo, alguma coisa impede a Chery de efetuar uma divulgação mais forte com consequente aquecimento nas vendas e, claro, solicitação de atendimento.
Com mais de 3 anos no mercado, as peças de desgaste e as de reposição ainda tem um índice de nacionalização baixo, impedindo a concorrência neste setor. (falta de interesse nos fabricantes nacionais em uma empresa nova ? )
A liberação de informações sobre os projetos dos carros tem um ritmo lento e, tanto a quantidade como o perfil dos clientes da Chery (na média, não entusiastas ou boyzinhos), não geram interesse em tuning ou correções de ajustes que se mostram impróprios para o perfil do CLIENTE BRASILEIRO (para mim é o costume do brasileiro em carros 8v e suspensão mais firme que tem gerado o maior volume de discussões).
Eu tenho total consciência de que comprei um veículo com uma relação custo x benefício mais interessante para mim que para a montadora e sei dos limites tanto do projeto, como da M.O. de fabricação e peças utilizadas (nada diferente das peças de reposição de carros nacionais no mercado fora das css).
Meu dilema está com as CSS que tem perfil de outras montadoras e da falta de mais pressão da Chery em GARANTIR que os produtos tenham condições de serem corrigidos de forma a não afugentar os clientes.
Suas sujestões são interessantes, porém esticar a garantia para a as CSS digam que o problema foi na condução/cuidado do veículo e esquivar da responsabilidade fica meio inócuo, prefiro maior clareza nas condições desta garantia e seu fiel cumprimento por parte das CSS.
Já quanto a melhorar a divulgação de especificações e a produção de peças por fornecedores locais, concordo em genero, número e grau, pois montar a fábrica para DEPOIS negociar a fabricação das peças pode ser um fator de atraso desnecessário.
Eu tenho registrado com a Chery Brasil vários detalhes (de baixo custo) que poderiam agregar valor ao produto, mas vejo a Chery envolvida em problemas mais básicos (serviço) que melhorar o produto.
Vem aí a Feira do Automóvel onde farei, novamente, minhas críticas diretamente aos postos mais altos (uma das poucas oportunidades de contatá-los olho no olho), se quiserem me premiar por minhas críticas construtivas tudo bem, mas prefiro que resolvam os pontos-motivos de minhas sugestões.
abraço,
Última edição por Overdrive em Ter maio 08, 2012 11:07 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Regra 11 - Regras Gerais do Clube do Chery)