Clube do Chery
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Clube do Chery

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Adaptação dos amortecedores dianteiros do QQ

+10
Mama Medeiros
r_picagli
jonathamatias6
Arielli Toledo
weeone
pedrora
faelcr
Vinicar
Dan Floripa
DKW
14 participantes

Ir à página : 1, 2  Seguinte

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 2]

DKW


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Oi gente, estou no calvário de buscar/adaptar um amortecedor nacional dianteiro para o QQ. Os originais são muito fracos, ineficientes e pouco duráveis. Minha suspensão traseira já está no padrão que quero e gosto, pois exijo estabilidade + conforto, num padrão um pouco acima do usuário comum, não por velocidade, mas por consciência de segurança. Tenho alguns cursos de pilotagem defensiva e já participei de alguns rallies e sei "como um carro suficientemente estável e seguro deve se comportar". Original de fábrica, o QQ fica longe, muito longe desses parâmetros mínimos de estabilidade e segurança.

Apos 02 pares de amortecedores originais dianteiros do QQ, dururaram puco mais de 10 mil km e perderam a já pouca ação, resolvi colocar o amortecedor da saudosa Fiat 147, mas, apesar das dimensões bem assemelhadas, a flange dele, que é aparafusada ao cubo de roda é curta demais, IMPEDINDO TOTALMENTE DE SE FAZER A CAMBAGEM DO CARRINHO. Portanto, infelizmente, o amortecedor da 147 não serve, mesmo adaptando as molas, que devem ser alargadas na base e terem 03 elos tirados - partindo-se da mola traseira do Corola até 2008.

Estou adaptando o amortecedor do Fiat Mille Fire, mando notícias!!!!! Consegui adptar as molas, que tiveram que ser alargadas mais um pouquinho e retiradas mais um elo - se não cortasse a frete do QQ ficaria apontando para o céu de tão alta que fica.

Dan Floripa

Dan Floripa
Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8



Pelo que vi, apenas comparando imagens (sem as medidas) o amortecedor do novo Fiat Uno (modelo Vivace) tem a mesma configuração.
Mas não cheguei a desmontar a torre do meu QQ e ir na loja comparar.

Um abraço!

Dan.

DKW


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Caro Dan: o amortecedor no "Novo Uno" é a mesma coisa do Palio e tem o prato da mola maior ainda, portanto não daria.
Continuação e término da "minha novela" : os amortecedores dianteiros do Fiat Mille Fire entraram. Fiz aquelas alterações nas molas que já havia citado e ,no amortecedor, a flange dele, onde é aparafusada a manga de eixo ou cubo de roda, teve que ser limada para encaixar no cudo de roda e a furação alargada para entrar os parafusos do QQ, que são grandes (nº19). O resultado foi e está sendo M A R A V I L H O S O!!!!!! O carro muda muito! O pula-pula acaba, o chacoalhar constante acaba, há um ganho de conforto, estabilidade, controle direcional que eu não poderia imaginar. O custo foi alto, pois perdi um par de amortecedores de Fiat 147, que NÃO SERVEM e a mão de obra tem que ser especializada e com gente de boa vontade - coisa importante quando se lida com carro importado de baixo custo aqui no Brasil.
Eu considero que VALEU O ESFORÇO E O $$$$!!!
Vejo o quanto os amortecedores chineses são muito, muito inferiores aos nossos em termos de ação, adaptação as nossas condições e em termos de segurança.
O QQ vira outro carro, muito melhor, mais seguro, mais estável, mais confortável e bem mais silencioso e agora me dou por satisfeito.
Agora quero melhorar a força do motorzinho.....alguma dica????

Vinicar

Vinicar
Motor Acteco 1.6
Motor Acteco 1.6

Vc tem fotos da adaptação? Seria legal compartilhar com a agente.

faelcr


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

vi um video no you tube e o cara falou que o do fusca serve. Alguém já experimentou?

Vinicar

Vinicar
Motor Acteco 1.6
Motor Acteco 1.6

Faelcr, muitas pessoas usam de fusca e kombi

pedrora


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Caro DKW, qual amortecedor vc usou na traseira e que ficou bom? Você usou do Fiat Mille Fire na traseira também? E quais as molas vc adaptou foi a do próprio qq? Att.

DKW


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Gente, recapitulando:
1- na TRASEIRA - eu uso molas traseiras do Gol G4 + amortecedores MONROE para Brasília, Fusca 1600, 1500 e 1300L.
2- na DIATEIRA - EU uso molas TRASEIRAS DO Toyota Corolla até ano 2008, cortando-se 3 elos - tem que ficar 06 elos e adaptar essa mola para encaixar direitinho no prato superior, junto ao coxim do amortecedor, que CONTINUA O ORIGINAL DO QQ. Tem que se adaptar essa mola para ela se adaptar ao prato do amortecedor, que eu usei o AMORTECEDOR DIANTEIRO DO FIAT MILLE FIRE, NAKATA PRESSURIZADO. Esses amortecedores tem que ter as flanges, que são aparafusadas ao cubos de roda, adaptadas - limadas e com os furos alargados.
Aconselho encapar TODAS AS MOLAS, pois isso diminui o barulho do rodar do carro.
Entenderam?

DKW


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

AHHHH , na traseira os amortecedores de Brasilia, Fusca 1600, 1500 e 1300L são os amortecedores TRASEIROS!!!!!!! Os traseiros dessa linha da VW a ar. Pode usar os da Kombi antigona(sempre os traseiros), o carrinho fica um Kart de tão estável, mas fica duro feito um toco de pau. Eu já os usei.

weeone


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Bem pessoa, sobre os amortecedores. Ouço esta discussão há bastante tempo e tenho algumas informações. O nosso QQ3 é fruto da engenharia reversa do Daewoo Matiz. Caso não seja possivel adaptar algum amortecedor nacional, é possivel comprar os amortecedores especificos para o nosso carro da Corven. Ao meu ver temos duas opções, trazer amortecedores do Matiz do exterior (KYB, Sachs, Monroe, etc..) ou tentarmos entrar em contato com algum representante da Corven do Brasil para saber se já estão vendendo os amortecedores para o QQ.

Segue abaixo os códigos retirados do catalogo da Corven:

QQ (Direito) 10> 34164G A 42166G 3
QQ (Esquerdo) 10> 34165G A 42166G 3

Arielli Toledo


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Olá!
Pessoal meu QQ tem 34.000 km rodados (ou mais, pois ele está no mecânico e me não recordo ao certo a quilometragem).

Está sendo feita a troca dos amortecedores.
Os amortecedores traseiros foram substituídos pelo do Gol, pois foram levados em todas as distribuidoras de amortecedor, inclusive comparado com o do fusca antigo e da Kombi, e não foi indicado, somente o do Gol, como o colega a cima colocou no dele....

Nos dianteiros como tenho pressa foi recondicionado. Pegarei o carro no fim da tarde e posteriormente relato pra vocês o resultado.
E quando ele desgastar usarei o que o colega descreveu do Corolla/2008, graças ao fórum, senão eu ia comprar o original e ficaria tendo problema sempre, como constatado pelos colegas aqui.  Smile

Obrigada a todos que compartilham suas informações aqui... e também compartilharei as minhas, inclusive o problema que estou tendo na parte elétrica no seu devido tópico.

Abraços!

jonathamatias6


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

qual o valor dos amortecedores que vc colocou tirando o gasto extra com os amortecedores do fiat 147????

r_picagli

r_picagli
Motor Acteco 1.6
Motor Acteco 1.6

Arielli falou "Os amortecedores traseiros foram substituídos pelo do Gol, pois foram levados em todas as distribuidoras de amortecedor, inclusive comparado com o do fusca antigo e da Kombi, e não foi indicado, somente o do Gol, como o colega a cima colocou no dele...."

Poderia explicar mais esse "amortecedor do Gol", Arielli ?

O colega DKW colocou as MOLAS do gol G4 e não os amortecedores traseiros, visto que o formato não é compativel.

O do Gol usa o conceito de torre, fixação superior no eixo do amortecedor e mola apoiada em uma flange no proprio amortecedor. Alem de tudo o amortecedor é bem maior.

Adaptação dos amortecedores dianteiros do QQ  Images?q=tbn:ANd9GcQ97NUK5BdXJHhcUqcZJrKf5nd62ve0hsZN0Yu2OYlXrbFsPbM5PA

Ja o do Fusca (e etc) trabalha com o conceito de olhais de fixação inferior e superior (tal como o do QQ) e molas de torção paralelas ao eixo (ja o qq, a mola é helicoidal e fica apoiada na carroceria e no eixo).

Adaptação dos amortecedores dianteiros do QQ  Images?q=tbn:ANd9GcSTLwhKlotmMhZ_kN639uIdKwfJdSIvgxeLIa5lGccWTgfhNZ6D

Arielli Toledo


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Olá!!
Desculpem o mal entendido pessoal, foi o Fusca Wolksvagem antigo mesmo... quando meu mecânico falou ele tinha dito que parecia do GOL, mas, no final quando levaram nas distribuidoras o do fusca que foi o compatível... e eu só guardei a informação do amortecedor do gol... foi mal pessoal. Embarassed

Os amortecedores traseiros do fusca - Custaram R$178,00 reais ... os dois amortecedores.
O recondicionamento dos dois amortecedores dianteiros ficou por R$300,00 reais (enquanto o original os dois dianteiros custam R$830,00).

Smile Smile

Mama Medeiros


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Alguém mais fez essa adaptação de DKW?

DKW, qual o ano do Uno Miller fari fire que vc usou?

dark_knigth


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

DKW, como vc fez pra mola encaixar no prato (base) do amortecedor?

dark_knigth


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Pessoal, consegui adaptar o amortecedor do fiat elba/premio/uno no qq.
tirei o prato da mola do qq e coloquei no amort novo.
o encaixe da manga de eixo foi preciso cortar e acertar pelo do qq.
Ficou muito bom!! acabaram os barulhos e batidas secas!!

Mama Medeiros


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

dark_knigth, precisa de mais alguma adaptação ou mudança tirando o prato da mola?

Goldman

Goldman
Administrador
Administrador

Simplifica muito o entendimento se quem adaptou postar umas fotos do processo de adaptação.

dark_knigth


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

como posta foto??

Goldman

Goldman
Administrador
Administrador


Como postar fotos no Clube do Chery: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

dark_knigth


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Adaptação dos amortecedores dianteiros do QQ  2ztm7m1

Mama Medeiros


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Dark_knigth, vc utilizou so o cartucho do amortecedor do Elba/premio/Uno e aproveitou as outras partes do amortecedor original?

dark_knigth


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

sim. retirei o prato do amortecedor e essa outra peça q fica no meio (na base do amortecedor). é ela q vai guiar a furação p manga de eixo encaixar certa.
Tem q encapar a mola.
Tbm tem q aumentar o furo nas arruelas do coxim do amort. Uma é plastico e a outra de ferro, devido a haste do amort do fiat ser mais grossa do q a do QQ.

mundo da sophia

mundo da sophia
Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

boa tarde DKW, vi seu relato sobre a suspensão dianteira o que tem para dizer hoje ficou bom fez alguma alteração no projeto estou querendo replicar no meu carro.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 2]

Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos