Pois é... Agora fiquei curioso e interessado em fazer um test-drive no Celer. Quero descobrir que tipo de ruídos são estes, se são batidas de final de curso, componentes frouxos ou mal projetados, característica das molas (como no Mille), etc...
No caso do QQ, comparando, a maior parte dos ruídos são ocasionados por batidas no final do curso (excessivamente curto para empregar molas tão macias). E, normalmente, estas batidas de final de curso são seguidas pelo efeito consequente, as novas batidas no início do curso dos amortecedores (são de ação simples, portanto a própria mola do carro trata de "espichar" com facilidade o amortecedor até ele também bater). Ou seja, se for até o final do curso bate na ida e na volta... Eu até admito isso no QQ, um carrinho barato que, não fosse o IPI, custaria menos de R$ 20mil. Entra na mesma "conta" do eixo traseiro rígido ou da pouca quantidade de material fono-absorvente. Mas em um Celer, carro de R$ 36mil, isso seria inadmissível. Vou conferir in loco.
De acordo com os relatos aqui do Fórum, vale destacar, também, que boa parte dos barulhos apresentados pelos Chery como sendo de suspensão são, na verdade, do sistema de direção (nunca vi um sistema tão simplificado). Comprovo isso diariamente no meu QQ, que conta com juntas universais muito "angulosas" em muitas partes do sistema gerando muitos ruidos "na frente" do carro. Vejo relatos disso também em relação a Faces (possui o mesmo sistema) e Cielos (não sei se é o mesmo sistema, mas é provável que seja). Se for esse, também, o problema do Celer (embora ache improvável que um jornalista do calibre do Emilio Camanzi não tivesse percebido essa origem de ruído), mais uma vez consideraria absurdo um carro deste valor apresentar este tipo de problema (como considero no Cielo).