r_picagli escreveu:Ola, Marcus
O sistema do acelerador do Face provavelmente e' eletronico (sem cabo ou "by wire") e o atraso no retrocesso do acelerador se da' para garantir que a borboleta de entrada de ar nao feche completamente quando a aspiracao do motor for de grande volume, causando danos ou um tranco brusco na aceleracao do veiculo (freio motor).
A curva de retrocesso PODE ser( digo pode, pois depende do projeto da 'centralina') um ponto de ajuste, via computador, para evitar que o motor esteja acima ou abaixo da rotacao ideal para uma troca de marchas.
Este ajuste pode ser feito na css ou fora dela como fez um colega em um Cielo.
Recomendo a css pelo fato de ser um ajuste coberto pela GARANTIA, porem o colega que o fez fora da css tinha como principal interesse melhorar o desenpenho e o consumo do veiculo.
Na css voce tera' o ajuste de fabrica e, caso voce nao concorde, o mecanico alterara' a curva de desaceleracao conforme sua sugestao ate' um certo limite, se este ponto for passivel de ajuste.
Espero ter ajudado,
Ricardo
Tiggo Prata
Dados para publicação de minha dúvida:
Tenho um carro Zero importado, 1.3, com 84 CV, 16 V, cambio manual 5 marchas, gasolina, completissimo, com 500 Km, que prefiro não citar a marca. Dou nota de 9 a 10 pra estetica, conforto, espaço interno, equipamentos, consumo, inovação, um show visual onde chega, etc, mas dou nota 0 pra performance na cidade". O motor enche de muita potência na 1a e 2a, mas ao colocar a 3a, com ar condic desligado, ele simplesmente desaparece, mesmo no plano. Em aclives suaves, nem gosto de pensar. Assim, a 4a e 5a ficam só pra depois de embalado. Em aclives leves, depois de colocar a 3a fico torcendo pra acabar logo e pegar embalo. Fico exausto com a troca de marchas na cidade. Eu arrisco palpite que a culpa é da relação "embreagem / câmbio", que deve estar prendendo o carro. Não pode ser "injeção", porque o motor não falha. Leigos dizem que 16 V exige esticar bem as marchas, mas o limite da cidade é 60 Km/h. Outros dizem que está amaciando e vai melhorar. Nunca passei por nada parecido com nacionais, mesmo 16 V e ate com 1.0. Não viajei com o carro, mas em trechos curtos na estrada pareceu não ser tão ruim, porque posso esticar bastante as 3 primeiras marchas. Como pode um motor ser bem potente de 1a e 2a, e ser tão impotente na 3a? Motor não é ser humano e não depende de genética. Quero fazer uma queixa bem contundente e definitiva na concessionária, mas antes preciso ter alternativas pra discutir com eles.
Atenciosamente,
Antonio.