Motor OHV 4 cilindros em linha – 8 válvulas
OHV (OverHead Valve) – É um motor, onde o comando de válvulas é instalado dentro do bloco do motor e as válvulas são operadas por meio de balancins e varetas. Apesar de um design desatualizado, tem sido utilizado com sucesso por décadas. Um motor OHV é muito simples, ele tem tamanho mais compacto e provou ser durável.
O lado negativo é que é difícil controlar precisamente o comando de válvulas em altas rotações, devido à maior inércia causada pela maior quantidade de peças móveis. Além disso, é muito difícil de instalar mais de 2 válvulas por cilindro, ou implementar algumas das mais recentes tecnologias como o comando variável de válvulas - algo que pode ser feito facilmente em um motor DOHC.
Motor OHV ou SOHC 4 cilindros em linha – 8 válvulas
SOHC (Single OverHead Cam) – É um motor onde o comando de válvulas é instalado na cabeça do cilindro e as válvulas são operados por balancins ou diretamente através de tuchos (como na foto).
A vantagem é que as válvulas são operadas quase diretamente pelo comando de válvulas, o que torna mais fácil para alcançar o timing perfeito em altas rotações. É também possível instalar três ou quatro válvulas por cilindro. A desvantagem é que um motor SOHC requer uma correia dentada ou corrente com componentes relacionados, tornando o projeto mais complexo e mais caro.
Motor DOHV 4 cilindros em linha – 16 válvulas
DOHC (Double OverHead Cam) A configuração DOHC é usada na maioria dos carros modernos pois é possível instalar múltiplas válvulas de admissão e escape. Um motor DOHC pode "respirar" melhor, o que significa que ele pode produzir mais potência com menor volume do motor (menos cilindrada cúbica).
Prós: Alta eficiência, possível instalar múltiplas válvulas por cilindro e adotar um comando variável de válvulas. Contras: Design mais complexo e manutenção mais cara.
Fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
OHV (OverHead Valve) – É um motor, onde o comando de válvulas é instalado dentro do bloco do motor e as válvulas são operadas por meio de balancins e varetas. Apesar de um design desatualizado, tem sido utilizado com sucesso por décadas. Um motor OHV é muito simples, ele tem tamanho mais compacto e provou ser durável.
O lado negativo é que é difícil controlar precisamente o comando de válvulas em altas rotações, devido à maior inércia causada pela maior quantidade de peças móveis. Além disso, é muito difícil de instalar mais de 2 válvulas por cilindro, ou implementar algumas das mais recentes tecnologias como o comando variável de válvulas - algo que pode ser feito facilmente em um motor DOHC.
Motor OHV ou SOHC 4 cilindros em linha – 8 válvulas
SOHC (Single OverHead Cam) – É um motor onde o comando de válvulas é instalado na cabeça do cilindro e as válvulas são operados por balancins ou diretamente através de tuchos (como na foto).
A vantagem é que as válvulas são operadas quase diretamente pelo comando de válvulas, o que torna mais fácil para alcançar o timing perfeito em altas rotações. É também possível instalar três ou quatro válvulas por cilindro. A desvantagem é que um motor SOHC requer uma correia dentada ou corrente com componentes relacionados, tornando o projeto mais complexo e mais caro.
Motor DOHV 4 cilindros em linha – 16 válvulas
DOHC (Double OverHead Cam) A configuração DOHC é usada na maioria dos carros modernos pois é possível instalar múltiplas válvulas de admissão e escape. Um motor DOHC pode "respirar" melhor, o que significa que ele pode produzir mais potência com menor volume do motor (menos cilindrada cúbica).
Prós: Alta eficiência, possível instalar múltiplas válvulas por cilindro e adotar um comando variável de válvulas. Contras: Design mais complexo e manutenção mais cara.
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