Clube do Chery
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Clube do Chery

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Motores: O que significa OHV, SOHC e DOHC

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Goldman

Goldman
Administrador
Administrador

Motor OHV 4 cilindros em linha – 8 válvulas

Motores: O que significa OHV, SOHC e DOHC 5HR11

OHV (OverHead Valve) – É um motor, onde o comando de válvulas é instalado dentro do bloco do motor e as válvulas são operadas por meio de balancins e varetas. Apesar de um design desatualizado, tem sido utilizado com sucesso por décadas. Um motor OHV é muito simples, ele tem tamanho mais compacto e provou ser durável.

O lado negativo é que é difícil controlar precisamente o comando de válvulas em altas rotações, devido à maior inércia causada pela maior quantidade de peças móveis. Além disso, é muito difícil de instalar mais de 2 válvulas por cilindro, ou implementar algumas das mais recentes tecnologias como o comando variável de válvulas - algo que pode ser feito facilmente em um motor DOHC.


Motor OHV ou SOHC 4 cilindros em linha – 8 válvulas

Motores: O que significa OHV, SOHC e DOHC Da9cp

SOHC (Single OverHead Cam) – É um motor onde o comando de válvulas é instalado na cabeça do cilindro e as válvulas são operados por balancins ou diretamente através de tuchos (como na foto).

A vantagem é que as válvulas são operadas quase diretamente pelo comando de válvulas, o que torna mais fácil para alcançar o timing perfeito em altas rotações. É também possível instalar três ou quatro válvulas por cilindro. A desvantagem é que um motor SOHC requer uma correia dentada ou corrente com componentes relacionados, tornando o projeto mais complexo e mais caro.


Motor DOHV 4 cilindros em linha – 16 válvulas

Motores: O que significa OHV, SOHC e DOHC DPLFy

DOHC (Double OverHead Cam) A configuração DOHC é usada na maioria dos carros modernos pois é possível instalar múltiplas válvulas de admissão e escape. Um motor DOHC pode "respirar" melhor, o que significa que ele pode produzir mais potência com menor volume do motor (menos cilindrada cúbica).

Prós: Alta eficiência, possível instalar múltiplas válvulas por cilindro e adotar um comando variável de válvulas. Contras: Design mais complexo e manutenção mais cara.

Fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos