Juvenal, isso não faz sentido...
Mesmo que ocorra um aumento de pressão na linha, isso não seria suficiente para romper uma mangueira dessas. Esses componentes são projetados com um fator de segurança altíssimo, especialmente por se tratar com um item de segurança do carro. Posso estar enganado, mas, geralmente, para mangueiras de direção hidráulica, utiliza-se um fator de segurança de 600%, ou seja, a mangueira tem que aguentar uma pressão 6 vezes maior do que a normal de trabalho.
Já vi sistemas de que trabalhavam com aprox 500 PSI de pressão, e as mangueiras eram projetadas para aguentar 3000 PSI.
Geralmente as bombas de direção hidráulica são de engrenagens, ou seja, aumentam a pressão continuamente se houver alguma restrição (já vi uma bomba de direção de caminhões que explodiu devido a uma conexão totalmente obstruída - a mangueira aguentava mais do que a parede da bomba, que era de ferro fundido). Ao colocar uma redução, com certeza teremos um aumento de pressão, porém, duvido que esse aumento chegue ao dobro da pressão normal.
Não estou dizendo que não aconteceu, mas duvido que a causa raiz da falha tenha sido a redução da caixa.
Bom, é meu ponto de vista.
Um abraço!!!