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Aquecimento do motor

5 participantes

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1Aquecimento do motor Empty Aquecimento do motor Seg Jun 22, 2015 3:07 pm

Bibiano


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Boa tarde, sou meio leigo no assunto, mas ontem estava no carro de uma amiga e vi que o carro tava com temperatura bem alta, pensei que pudesse ser exclusivamente algo em relação a agua do radiador, ao conferir vi que estava MUITO acima do máximo, não sei se teria problema também, mas , retiramos o excesso, porém o carro seguiu esquentando demais até o ponto de se desligar (que bom assim não quebrou) . O que poderia estar causando isso? vi aqui sobre liquido de aferrecimento mas não tenho ideia.

2Aquecimento do motor Empty Re: Aquecimento do motor Qua Ago 16, 2017 5:13 pm

ocima


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

boa tarde, após um super aquecimento fiz a plaina do cabecote, trocas de juntas, bomba de água, valvula termostatica e sensor de temperatura, mesmo assim ele voltou a super aquecer , o que pode ser ?? o mecanico acha ser um entupimento no radiador, quem poderia me ajudar ??

3Aquecimento do motor Empty Arrefecimento Sáb Ago 19, 2017 1:38 am

lcguga


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Bom dia: Embaixo do radiador tem um dreno aonde esvazia água, primeiro ponto abre ele dar partida no motor e verifica se esta saindo água lá.
Outro ponto é verificar a temperatura do motor com medidor externo de temperatura ou com scanner para ver se o veículo está esta passando dos 96º e se o ventilador liga nesse tempo ou não, pode acontecer nesses carros de o ponteiro passar do meio no painel e ficar descontrolado porém a temperatura do motor está correta com ventilador disparando entre 95º e 96º. Por isso precisa usar um medidor externo de temperatura ou o scanner para verificar a temperatura do motor e ver se o ventilador dispara, caso não dispare como já verificou o sensor de temperatura verifique o relé do eletro-ventilador o mesmo pode estar danificado dai o ventilador não aciona.

http://lucgregorio@hotmail.com

4Aquecimento do motor Empty Re: Aquecimento do motor Ter Out 10, 2017 11:57 am

wagoliver


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Olá amigos. Meu Face 2010 gas. também apresentou problemas de arrefecimento. Medidas: Plaina e troca da junta do cabeçote; Troca da válvula termostática; Troca do Radiador (Sem necessidade, pequeno vazamento); Troca da bomba d'agua (Sem necessidade); Troca do "T";Ligação direta do liquido sem passar pelo sistema de ar quente; retirada da válvula termostatica; Verificado funcionamento do ventilador tanto na 1ª fase quanto na 2ª fase e tudo OK. Enfim fiz tudo isso e não adiantou continuou fervendo. O que posso mais fazer? Alguma dica: Pelo amor de Deus!

5Aquecimento do motor Empty Re: Aquecimento do motor Ter Out 10, 2017 2:56 pm

Goldman

Goldman
Administrador
Administrador

wagoliver escreveu:Meu Face 2010 gas.
Esse "gás" é de gasolina ou Gnv?

1- Se estiver usando Gnv; para efeito de teste use somente gasolina e veja se resolve.
2- Se estiver usando Gnv; antes da alteração para Gnv o carro apresentava sobreaquecimento?

Logo que resolver é fortemente recomendado que recoloque a válvula termostática para evitar alto consumo e desgaste prematuro do motor.

6Aquecimento do motor Empty Re: Aquecimento do motor Ter Out 10, 2017 3:44 pm

wagoliver


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Opa Desculpe a abreviação: Face 2010 Gasolina. Já recoloquei a Válvula termostática.

7Aquecimento do motor Empty Re: Aquecimento do motor Ter Out 10, 2017 8:41 pm

Goldman

Goldman
Administrador
Administrador

@ wagoliver

1- Relate de forma concisa quando foi que esse problema de sobreaquecimento começou e se houve alguma manutenção imediatamente antes do surgimento do problema?   2- A troca da junta do cabeçote foi em função do sobreaquecimento pela falta do fluido de arrefecimento? 3- O marcador de temperatura mostra sobreaquecimento?

Tente ser objetivo nas respostas.

8Aquecimento do motor Empty Sobreaquecimento Face 2010 Qua Out 11, 2017 8:59 am

wagoliver


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Bem, o sobreaquecimento começou há 2 anos quando quebrou a entrada de água do radiador original que fica próximo da tampa do radiador quebrou na estrada quando ia ao enterro de meu irmão em Pirassununga e tive então um sobreaquecimento consegui chegar desligando e aproveitando as descidas da estrada. Bem o carro voltou em uma prancha e mandei arrumar o radiador na Freguesia do Ó, trocando a parte de cima de plástico por de metal ficou muito bom não esquentou mais. Só recentemente há 2 meses que começou a sobreaquecer novamente. Foi quando o carro até parou. Sempre que acendia a a luz de advertência eu parava o carro. Mas teve um momento que ele nem qui ligar mais. Conheço um mecânico que trabalha na Chery e foi ele que fez as trocas relatadas. Colocou scanner e verificou a temperatura que realmente chega aos 116°c, rapidamente. A retifica no bloco e a troca da guarnição foi feita para tentarmos sanar o problema. Continuou aquecendo. A troca do radiador também, mas com tudo isso não resolveu o problema. Segundo o mecânico ele nunca havia pego um caso como esse. Por isso estou aqui no fórum para saber se mais alguém teve esse problema é qual a solução. Pretendo resolver esse problema e me desfazer do carro. Só não posso vender assim. De resto o carro é bom. Não tenho do que falar exceto o sobreaquecimento.

9Aquecimento do motor Empty Re: Aquecimento do motor Qua Out 11, 2017 10:24 am

Goldman

Goldman
Administrador
Administrador

wagoliver escreveu:Só recentemente há 2 meses que começou a sobreaquecer novamente....
1- Antes do reinicio do problema baixou (e você completou) o liquido do sistema de arrefecimento?
2- Houve alguma manutenção ou acidente antes do reinicio do problema?
3- Atualmente o líquido do sistema de arrefecimento baixa?

10Aquecimento do motor Empty Re: Aquecimento do motor Qua Out 11, 2017 11:02 pm

wagoliver


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Em resposta ao Overdrive:

1 - Sim baixou e eu completei.
2 - Não
3 - Não

11Aquecimento do motor Empty Re: Aquecimento do motor Qui Out 12, 2017 11:13 am

Goldman

Goldman
Administrador
Administrador

Vamos ao que pode ser feito: É muito difícil fazer um diagnóstico a distancia; entretanto como você já trocou tudo o que podia estar causando o problema de superaquecimento (radiador, bomba d’água e válvula termostática), não há vazamento de água e o eletro ventilador funciona nas duas velocidades, restam basicamente duas possibilidades: Algum entupimento no bloco do motor (provável) ou ar no sistema (pouco provável mas possível).

1- Para remover ar no sistema de arrefecimento, se não souber onde estão todos os sangradores, retire a tampa do reservatório de compensação, ligue o motor e deixe em marcha lenta ate aquecer (ligar a ventoinha), aperte as mangueiras para ver se sai bolhas de ar no reservatório, coloque um pano grande e pesado sobre o bocal do reservatório de compensação, pois se tiver muito ar pode sair um jato de água fervente e causar queimaduras. Se sair jatos de água fervente não tente tampar o reservatório, desligue o motor e aguarde até parar de sair água – complete o nível, ligue o motor e repita o processo. (Esse procedimento deve ser feito por um profissional com conhecimento na área e não deve ter em hipótese alguma criança ou adulto por perto acompanhando o procedimento – quem fizer o procedimento deve usar óculos protetor e ficar com o rosto absolutamente longe do bocal do reservatório de compensação). Ao finalizar complete o nível do liquido de arrefecimento e feche a tampa do reservatório de compensação. Danos ou ferimentos causados pelo procedimento serão de inteira responsabilidade do profissional que a executar, aqui somente explico como pode ser feita a remoção do ar no sistema.

2- Para saber se a água esta circulando entre o bloco do motor e o radiador ligue o motor e utilize um Termômetro Laser Infravermelho (R$ 30 no ML ou R$ 23 na AliExpress) medindo as temperaturas na entrada e na saída do radiador até ligar o eletro ventilador (veja esquema abaixo para facilitar o entendimento pelo mecânico que ira executar o procedimento).

Se o entupimento for em alguma galeria do bloco o cabeçote deve ser removido e investigada as passagens de água (liquido do sistema de arrefecimento) do bloco do motor.

Depois, comente o resultado.


Aquecimento do motor BmPDO8k

12Aquecimento do motor Empty Re: Aquecimento do motor Qui Out 12, 2017 3:07 pm

wagoliver


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Meu amigo, já fiz o procedimento para ver se tem ar no sistema é sábado só falta verificar se há entupimento no sistema. Estou levando o carro para uma retifica para fazer verificação. Assim que soubermos que acontece deixarei aqui as soluções.

13Aquecimento do motor Empty Re: Aquecimento do motor Seg Out 30, 2017 10:27 am

wagoliver


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Olá Overdrive e amigos

Problema de superaquecimento resolvido.
Quando o motor superaqueceu por diversas vezes, foi sugerido a troca da junta do cabeçote bem como um passe no cabeçote. O serviço foi feito e essa junta trocada pela original do carro que é de metal. Como foi descrito anteriormente, com o serviço feito, o carro continuou superaquecendo. Retornei com o carro na Retífica e um dos mecânicos observou qual era o problema: A junta de METAL tem a passagem do liquido de arrefecimento menor que a junta de AMIANTO. Observe na foto anexa a comparação do tamanho dos "furos" (circulados em vermelho) por onde passa a água. Os furos da junta de METAL são menores que os furos da Junta de AMIANTO. Com isso a água não circula adequadamente gerando uma pressão muito grande nas mangueiras e não refrigerando adequadamente. Substitui a junta de metal pela de amianto e assim tive o problema resolvido. Hoje o carro não superaquece mais. Quem tem esse problema no carro sugiro fazer as seguintes verificações: Cano "T", válvula termostática, radiador, sensor de temperatura, relê da ventoinha, ventoinha em 1° e 2° estágio, verifique a junta se for de metal substitua pela Junta de Amianto.Aquecimento do motor Img_2012

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