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Chery declara que o QQ tem velocidade máxima inferior à real ?

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adamor
mcordobe
RobsonTeller
Alex Oliveira
8 participantes

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Convidado


Convidado

Está lá no Manual do Proprietário - QQ Velocidade Máxima 130km/h
Em outra parte se lê: Rotação máxima do motor ACTECO que equipa o QQ 6000 RPM
E finalmente no mesmo manual lemos a recomendação: "Durante os primeiros 1000 km não ultrapassar os 3000 RPM ou 100Kmh.

O velocímetro do QQ é bem otimista, marca 100km/h quando o carro está a 90km/h.

Mas mesmo assim basta fazer uma continha simples para chegar à conclusão de que a velocidade máxima real do QQ gira em torno de 180km/h, o que é demais para a sua suspensão.

Em tempo: A Chery do Uruguai declara que a velocidade máxima do QQ é 150km/h

Não seria uma boa idéia se a Chery adotasse uma relação diferente no diferencial do QQ para reduzir a velocidade final aos 130 declarados e dessa forma aumentar a capacidade de retomada, que atualmente não é das mais brilhantes?

Creio que essa providência seria benéfica porque iria reduzir o número e a gravidade dos acidentes com os Chery QQ que são bem frequentes, visto que os loucos do volante não se detêm aos 120, mas querem saber quantos km/h dá para alcançar.

Reduzindo a vel. max. final o QQ iria se transformar num foguetinho esperto, com chances de sucesso iguais às do Mini dos tempos em que era fabricado pela British Motors.

Alex Oliveira

Alex Oliveira
Proprietário QQ
Proprietário QQ

Mas e o consumo? Com uma relação de diferencial mais curta o QQ realmente viraria um pocket rocket chinês, mas consumiria bem mais que qualquer carro popular.


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Alex Oliveira

Chery QQ Shocked

Convidado


Convidado

Nem tanto né Alex, é fato sabido que os carros gastam mais quando se esticam as marchas que quando o motor roda mais livre, mesmo que a rotação seja maior.

Pelo menos foi isso que aprendí guiando caminhão durante quase meio século.
Um abraço.

RobsonTeller

RobsonTeller
Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

eu toquei uma vez 150 km/h

mcordobe


Motor Acteco 1.3
Motor Acteco 1.3

Independente da velocidade, há que se rever a suspensão do QQ. Teria que ser endurecida pra ficar estável.
Tosca, quanto à retomada, experimenta um Fiesta ou Voyage 1.0 com ar ligado pra vc sentir o quanto a retomada do QQ é boa, apesar de 16 válvulas...
Abraços e sorte

adamor


Banido
Banido

Não estou entendendo... vocês estão querendo que o QQ tenha comportamento te um porsche? Galera, to feliz pacas com o meu (1 ano e meio de uso), mas eu tenho consciencia de que comprei um carro que embora super completo, confortável, ar condicionado muito bom, espaço interno surpreendente baseando-se nas medidas externas... É um sub-compacto! É um carro LEVE! O centro de gravidade é diferente...
Tudo bem diferente dos que a montadoras nacionais nos faziam ENTUBAR. Portanto, é necessario adaptarmos a suspenção adotada pelos chineses, dentre outras caracteristicas. Mais felizes e satisfeitos seremos quando as montadoras chinesas conseguirem adaptar seus modelos a realidade de uso no Brasil.
Entao, se fosse pra ter uma atitudade ao volante mais agressiva, investiria em outro modelo de automovel.
Essa é minha opiniao.

Alex Oliveira

Alex Oliveira
Proprietário QQ
Proprietário QQ

A Chery declara uma velocidade de 130 Km/ para qualquer QQ, tanto o 0.8 quanto o 1.1. O antigo 1.1 com motor Dongan também tinha indicada essa mesma velocidade máxima.

É óbvio, portanto, que este indicativo de 130 Km/h está diretamente determinado por outros componentes do carro, em especial a suspensão. Não apenas as molas do QQ são macias, mas também seus amortecedores são macios, afinal, foram especificados para as molas originais. Tudo ao gosto do condutor médio chinês.

O sistema de direção do QQ, por incrível que possa parecer, também acaba contribuindo indiretamente para a instabilidade do veículo. A desmultiplicação da direção do QQ é bem pequena (isto é uma característica, não um problema), fato que, associado às pequenas largura e comprimento do veículo, tornam a dirigibilidade urbana do carro excepcional (a melhor que já conheci). Basta dar meia volta no volante e já dobramos a esquina. Um toque no volante e mudamos de faixa. Esta característica foi pensada para a cidade (ou para um chinês que rode devagar na estrada). Em uma rodovia, por outro lado, esta desmultiplicação pode (ou poderia) ser comparada a de um carro esportivo. Aquele "toque" no volante que faz trocar de pista com rapidez na cidade, pode resultar em uma capotagem na estrada, se o condutor "bobear". Carros com ótima estabilidade, como uma BMW série 3, também são equipados com direções "diretas" como o QQ. Um Mille, por exemplo, sem direção hidráulica, possui uma desmultiplicação maior, requerendo mais esterço do volante para executar qualquer manobra. Mesmo com direção hidráulica a direção não é tão direta como no QQ. O carro já é mais estável que o QQ, e parece ainda mais. Para efeito de comparação, temos na família um antigo (e precioso) Voyage CL 1.6 1989 com motor AP e sem direção hidráulica. É claro que seu volante é muito pesado. A desmultiplicação também é grande neste Voyage, tentando compensar o peso. Para trocar de faixa em uma estrada precisamos virar bem mais do que no QQ, e com alguma força. As manobras sempre serão mais lentas no Voyage, atenuando a possibilidade de bobeadas (e capotagens...).

O Daewoo Matiz antigo (carro que serviu de "referência" ao QQ) ainda é fabricado no Cazaquistão. Há cerca de um ano e meio, uma revista especializada (não lembro qual, depois vou verificar em minhas coleções) realizou um teste comparativo entre ele e o QQ. O Matiz testado era equipado com um pequeno motor de 3 cilindros derivado dos Suzuki dos anos 90, econômico mas fraquíssimo. A suspensão, por outro lado, era mais rígida que a do QQ, adequada ao "gosto europeu", conforme a publicação. Uma suspensão como essa, aqui no Brasil, seria muito apreciada. A revista elogiou esta suspensão. Mas atenção, toda a suspensão era mais dura e com regulagem diferente, não apenas as molas.

Colocar os famosos buffers no QQ resolvem em parte o problema, tornando as molas mais duras. Mas como fica a questão dos amortecedores macios? Em uma descida de serra, por exemplo, a sensação de segurança possibilitada pelos buffers será falsa, pois o carro poderá pular em algum buraco mesmo antes das molas atingirem o final do curso, como em um velho Jeep. O carro não inclinará muito avisando o condutor antes de, eventualmente, perder a aderência. Simplesmente pulará, como se estivesse com amortecedores gastos (mais fracos). É claro que o carro sacode menos na maior parte das situações, mas isso não significa que a estabilidade melhorou. Qualquer especialista em suspensão sabe que ao trocarmos a especificação das molas (é isto que os buffers proporcionam na prática) precisamos também trocar a especificação dos amortecedores. No caso do QQ, uma revisada nos ângulos de regulagem da suspensão dinateira também seria interessante, buscando atenuar a "rapidez" da dirigibilidade na estrada.

Para complicar ainda mais a situação de estabilidade do QQ, ainda temos a necessidade de aumentarmos a distância do carro em relação ao solo para fugirmos dos quebra-molas. Isto significa buscarmos um centro de gravidade ainda mais alto através de pneus mais altos. E estes pneus mais altos são mais largos, gerando mais atrito e mais trabalho para a suspensão.

É claro que tudo isso requer um trabalho bem aprofundado em vários sistemas do carro. Tomemos como exemplo um VW Cross Fox quando comparado ao seu irmão Fox mais simples. A VW, para compensar a maior altura do centro de gravidade do carro e maior atrito dos pneus, modificou molas, amortecedores, regulagens de suspensão, barra compensadora (a do QQ, localizada na frente, precisaria ser mais grossa), enfim, precisou fazer um trabalho completo de engenharia. E, mesmo assim, o Cross Fox não tem a mesma estabilidade do seu irmão "urbano".

Enfim, o mais simples para a Chery ainda é limitar (ou ao menos sugerir um limite...) a velocidade do QQ. Por tudo isso, 130 Km/h é uma velocidade bem razoável.


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Alex Oliveira

Chery QQ Shocked

Convidado


Convidado

Parabéns pela aula "professor Alex!
Entretanto eu acho que se a Chery encurtasse o diferencial até obter uma velocidade máxima teórica de 150 o carro só teria a ganhar, porque na pratica dificilmente conseguiria chegar aos 140 ficando mesmo nos 130 declarados somente com mais disposição no seu motor.
No meu carro tem os pneus 165X70 na frente e mais os buffers,mas a suspensão não ficou muito mais firme não, ela ainda bate no batente com vontade quando o carro passa em algum buraco.
A única coisa que tem salvo a pátria é a modificação que fíz no protetor de carter e que foi aprovada até pela css de Guarulhos, depois disso o protetor nunca mais ficou raspando no escapamento.
Um abraço.

Pedro

Pedro
Motor 2.4 Turbo
Motor 2.4 Turbo

Parabéns Alex , texto maravilhoso o seu , muito bom contar com pessoas como você nesse forum

Alex Oliveira

Alex Oliveira
Proprietário QQ
Proprietário QQ

Aquela tua proteção Tosca, vou providenciar a confecção de uma para colocar quando for trocar os pneus da frente. Acredito que os meus atuais ainda durem mais uns 10 mil Km. Nem fiz rodízio aos 10 mil (apenas alinhamento e balanceamento fora da CSS) para que os dianteiros gastem mais rapidamente. Com os pneus originais não arrisco colocar uma proteção de cárter, pois deverá arrastar até no carpete da sala... emoticons387


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Alex Oliveira

Chery QQ Shocked

Goldman

Goldman
Administrador
Administrador

100 Km/h para um carro que foi concebido para uso urbano esta excelente!!!! Depois, no Brasil, o máximo que se permite em algumas poucas rodovias é 120 Km/h e convenhamos viajar no QQ a 120Km/h não me parece boa ideia.

Se quiser um carro que ande mais com segurança há outras boas opções no mercado... Na Chery, por exemplo, tem o Cielo.

mendesmaia

mendesmaia
Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

ja coloquei mais de 160km/h, percebi que ia mais, mas so que a estabilidade estava comprometida, ai tirei o pé do acelerador, a diferença do velocimetro para um gps é similar a de qualquer carro, em torno de 10% se nao me engano

http://www.nacaoecologica.blogspot.com

Convidado


Convidado

A velocidade máxima exagerada do QQ expõe toda a inexperiência da Chery, uma empresa semi-estatal jovem e que fabrica carros que outros projetaram.

Carros não são projetados deste ou daquele modo por acaso, no seu todo ele formam um conjunto que deve ser harmonioso, sem pontos fracos nem exageradamente fortes.

No caso do QQ está se vendo que quando o projetou, o estúdio Italdesign de Giugiaro pretendia equipar o veiculo com um motor de no máximo 4500 RPM o que lhe daria uma velocidade máxima de mais ou menos 130 Km/h, mas a Chery resolveu fazer um modelo luxo recheado de acessórios e precisou montar um motor mais potente, que infelizmente é de alta rotação e a velocidade máxima passou a quase 180 Km/h, que a Chery prudentemente achou melhor esconder, já que nem a aerodinâmica e nem a suspensão do veiculo tem condições de suportar sem expor os usuários a graves riscos.

O correto neste caso seria utilizar um diferencial mais curto para que a velocidade final muito alta não tornasse o carro inseguro, mas está se vendo que a capacidade da Chery ainda não vai até esse ponto.

Entretanto a Chery é uma empresa jovem e estou certo que com o tempo os seus projetistas irão aprender a fazer carros melhores.

Alex Oliveira

Alex Oliveira
Proprietário QQ
Proprietário QQ

O fato de um motor atingie 6000 RPM, como no caso do Acteco 1.1 que equipa o QQ, não significa que ele atingirá esta rotação na velocidade máxima do carro equipado por ele.

No caso da maior parte dos carros de passeio, a 5ª marcha é uma sobremarcha. Ou seja, é idealizada para economizar combustível, sem compromisso com desempenho. O QQ atinge 100 Km/h, em quinta, a pouco mais de 3000 RPM. Isso faz com que economize combustível. Mas isso não significa que poderá atingir 200 Km/h a 6000 RPM. Bem antes do motor poder "apresentar" seus 68 cv, o arrasto aerodinâmico já será demasiadamente grande para o carro passar de determinada velocidade. Alguns carros, inclusive, rodam a uma velocidade maior em 4ª marcha do que em quinta, embora com um consumo mais elevado.

O QQ, em especial, provavelmente atingiria uma velocidade máxima maior se seu diferencial ou sua 5ª marcha fossem encurtados, pois o motor estaria girando mais alto na velocidade que hoje é limitada pelo seu arrasto aerodinâmico. Tudo isso com um consumo bem mais elevado em qualquer velocidade.

De qualquer forma, não faz qualquer sentido querer aumentar a velocidade do QQ, um carro urbano completamente despreparado para altas velocidades: Não tem suspensão para isso, não tem freios, não tem direção, não tem aerodinâmica, enfim, não é praia dele, não importa quantas modificações se faça.


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Alex Oliveira

Chery QQ Shocked

viniciuscordeiro


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Eu já coloquei 150km/h, mas fiquei com medo e reduzi.

Convidado


Convidado

Sempre vejo fotos de QQs batidos e a maior parte parece bater de frente e com força.

Segundo a Chery a velocidade máxima do QQ é 130, mas muitos já comprovaram que ele corre bem mais, isso pode explicar talvez a quantidade de QQs batidos.

Penso que essa velocidade acima do limite de governabilidade do carrinho chinês, pode até causar problemas ao seu fabricante, que poderia ser questionado judicialmente por causa de acidentes causados pelo excesso de velocidade acima da declarada na sua ficha técnica.

Não seria uma boa ideia solicitar à Chery de equipar o Qq com um limitador ,afim que não fosse possível exceder a velocidade declarada e mante-lo sempre dentro dos límites de estabilidade e dirigibilidade?

mendesmaia

mendesmaia
Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

nenhuma carro popular, seja ele brasileiro ou chinês é formatado para correr acima de 130km/h, em relação ao número de QQs batidos de frente é apenas uma constatação que encontramos em qualquer modelo de qualquer marca, a maioria dos acidentes são de colisão frontal, só que nosso QQ tem airbag já os nacionais vendem parachoque na cor do veículo como se fosse um opcional

http://www.nacaoecologica.blogspot.com

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