Comprei meu QQ na VIVA Botafogo Rio-RJ (que não recomendo, detalhes a seguir).
SEGURO
Antes de pegar o carro pesquisei seguros. Estranhei o valor muito alto na BB Seguros, onde tenho outros 3 seguros. Talvez fosse por ser em nome de meu filho, 30 anos mas carteira há menos de um ano.
Acabei fechando com uma Liberty no "Economize no Seguro", onde fui muito bem atendido (R$ 1.500,00).
As atendentes das duas corretoras comentaram e ambas propostas vieram com a seguinte observação:
"Por necessidade de enquadramento,em função de não estar disponível o veículo na Tabela FIPE, utilizou-se nesta cotação um veículo diferente do original que consta na descrição complementar acima, sendo o fator de ajuste corrigido para se obter o valor correto do veículo original".
Pensei que isso poderia ser o motivo do preço alto. Afinal, quem tem uma idéia de seguros sabe que qualquer coisa que não se enquadre significa preço maior como 'segurança'.
A CONCESSIONÁRIA (VIVA Botafogo-Rio-RJ)
O vendedor Marcus, do Test Drive, levou a comissão mas não se sentia concernido por nada dos imediatos problemas da venda. Para uma idéia, uns 10 dias antes do 'fim-ou não-fim' da redução de IPI ele não tinha noção do que era IPI.
Fui 'salvo' entre aspas pelo chefe Wellington.
A primeira corretora de seguros acessava um site tchan e me falou 'Senhor, esse nº de chassi não é desse carro' - o pseudo sistema da Chery tinha o nº do chassi do 'meu carro' errado, duas letras invertidas.
Então passaram-se os dias, o prazo de entrega passou, eu no interior a uns 150 km ligando preocupado - e o pessoal da VIVA-Botafogo me atendendo como um 'estorvo'.
Eu havia feito a besteira de pagar pelo emplacamento, então, o pseudo 'despachante' deles encontrava o problema da troca de letra no chassi junto ao Detran - e não fazia nada a respeito ! O despachante deixava travado ! E eu, sabendo do que ocorria, era o único que ia à luta - lutando contra a VIVA Botafogo e seus 'profissionais' Marcus e Wellington.
A ENTREGA
No dia 26.09.2012, com 16 dias de atraso do prometido, disseram que o QQ estava lá e pronto pra entrega. Peguei um ônibus e viajei 150 km até lá, munido da 'checklist' de entrega impressa, mas sozinho junto com minhas emoções desgastadas.
Vermelhinho, lindo. No TestDrive eu havia 'esmerilhado' o bichinho um pouco, no aterro, pra afastar a impressão de 'pequeno e frágil', aprovei geral.
Examinar o produto para assinar a entrega...
1º - Me dei conta da besteira de encomendar o emplacamento – eu havia abdicado da possibilidade de não aceitar o produto que eles queriam me entregar : ou alguém quer, além de brigar com a Concessionária, também ter envolvido o poder público e o seu nome ?????
2º - Detectei umas manchas na pintura (um vendedor corria atrás de mim com uma lata de polidor e um paninho. Ainda tenho que checar mas acho que ficaram lá, eram manchas mesmo).
3º - O estado geral do carrinho era estranho, parecia um carro usado (?!): os cantos de pintura com sujeira, a cobertura da porta-malas toda viciada e dobrada, aqui e ali uns arranhões.
4º - Nos meus 63 anos me abaixei pra uma rápida embaixo. Haviam muitos galhos e matos pendurados, mas o mais estranho era que parecia tudo meio enferrujado. O gerente concordou que o depósito meio que era num lamaçal, mas afirmou que os amarelos eram só lama. Nesta altura comecei a me sentir azarado - porque os outros carros na loja eram novinhos por baixo ? O painel indicava 43 Km rodados.
5º - Os 150 km até minha garagem e a espera para apresentar a surpresa para o meu filho único (só daí a uns 50 dias) foram ótimos, mas a "Luzinha do motor", aquela que é um motorzinho e que significa ignição NUNCA APAGOU. Só notei um 3 a 4 litros por Km todo o trajeto, o que seria estranho 25 a 30 km/litro.
Sei lá - tento abstrair os detalhes, o carrinho parado ao lado do meu JAC3 é lindo, mas tenho que viajar a Niterói para ver a tal luzinha que diz que é importante.
A embreagem também me parece baixa, efeito já a uns 3 cm do piso.
Na entrega, na loja, capô aberto e a tampa de algo importante como o líquido de freio - estava só pousada, sem enroscar !
Isso só é bobagem pra brasileirinho-500-anos - isso é muito sério. Foi o que gerou a patética renúncia do fundador desse Fórum, aqui.
E me quedo com a sensação de que a compra de um carro novo devia ser menos traumática - em todos os aspectos.
Engraçado - ao chegar pro TestDrive perguntei pro vendedor 'convença-me de que não é melhor eu comprar pelo mesmo preço do QQ um Honda Fit 2008' (um melhor carro do mundo) - pois ele na tampa disse ' é mais fácil e garantido'.
Eu não devia ter acreditado naquela obviedade... Eu teria preferido a compra de um usado, do que lidar com as incertezas que se seguiram.
A CHERY
No dia 18/09/2012 às 10:40 hs liguei pro 0800 da própria CHERY. Reclamei do descaso com o nº FIPE que reverberava no preço do seguro e do que estava acontecendo na entrega do meu carro pago à vista à concessionária VIVA Rio.
O Protocolo foi nº 2012 918 1043, a atendente foi uma Cibele.
A resposta da Chery Brasil foi - NENHUMA, NUNCA, até hoje dia 10.10.2012 !
EMPLACAMENTO
Nunca compre isso : é só pensar que, se na hora da entrega você não quiser receber o produto, você estará envolvido até a alma com o governo via Detran, etc.
SEGURO
Antes de pegar o carro pesquisei seguros. Estranhei o valor muito alto na BB Seguros, onde tenho outros 3 seguros. Talvez fosse por ser em nome de meu filho, 30 anos mas carteira há menos de um ano.
Acabei fechando com uma Liberty no "Economize no Seguro", onde fui muito bem atendido (R$ 1.500,00).
As atendentes das duas corretoras comentaram e ambas propostas vieram com a seguinte observação:
"Por necessidade de enquadramento,em função de não estar disponível o veículo na Tabela FIPE, utilizou-se nesta cotação um veículo diferente do original que consta na descrição complementar acima, sendo o fator de ajuste corrigido para se obter o valor correto do veículo original".
Pensei que isso poderia ser o motivo do preço alto. Afinal, quem tem uma idéia de seguros sabe que qualquer coisa que não se enquadre significa preço maior como 'segurança'.
A CONCESSIONÁRIA (VIVA Botafogo-Rio-RJ)
O vendedor Marcus, do Test Drive, levou a comissão mas não se sentia concernido por nada dos imediatos problemas da venda. Para uma idéia, uns 10 dias antes do 'fim-ou não-fim' da redução de IPI ele não tinha noção do que era IPI.
Fui 'salvo' entre aspas pelo chefe Wellington.
A primeira corretora de seguros acessava um site tchan e me falou 'Senhor, esse nº de chassi não é desse carro' - o pseudo sistema da Chery tinha o nº do chassi do 'meu carro' errado, duas letras invertidas.
Então passaram-se os dias, o prazo de entrega passou, eu no interior a uns 150 km ligando preocupado - e o pessoal da VIVA-Botafogo me atendendo como um 'estorvo'.
Eu havia feito a besteira de pagar pelo emplacamento, então, o pseudo 'despachante' deles encontrava o problema da troca de letra no chassi junto ao Detran - e não fazia nada a respeito ! O despachante deixava travado ! E eu, sabendo do que ocorria, era o único que ia à luta - lutando contra a VIVA Botafogo e seus 'profissionais' Marcus e Wellington.
A ENTREGA
No dia 26.09.2012, com 16 dias de atraso do prometido, disseram que o QQ estava lá e pronto pra entrega. Peguei um ônibus e viajei 150 km até lá, munido da 'checklist' de entrega impressa, mas sozinho junto com minhas emoções desgastadas.
Vermelhinho, lindo. No TestDrive eu havia 'esmerilhado' o bichinho um pouco, no aterro, pra afastar a impressão de 'pequeno e frágil', aprovei geral.
Examinar o produto para assinar a entrega...
1º - Me dei conta da besteira de encomendar o emplacamento – eu havia abdicado da possibilidade de não aceitar o produto que eles queriam me entregar : ou alguém quer, além de brigar com a Concessionária, também ter envolvido o poder público e o seu nome ?????
2º - Detectei umas manchas na pintura (um vendedor corria atrás de mim com uma lata de polidor e um paninho. Ainda tenho que checar mas acho que ficaram lá, eram manchas mesmo).
3º - O estado geral do carrinho era estranho, parecia um carro usado (?!): os cantos de pintura com sujeira, a cobertura da porta-malas toda viciada e dobrada, aqui e ali uns arranhões.
4º - Nos meus 63 anos me abaixei pra uma rápida embaixo. Haviam muitos galhos e matos pendurados, mas o mais estranho era que parecia tudo meio enferrujado. O gerente concordou que o depósito meio que era num lamaçal, mas afirmou que os amarelos eram só lama. Nesta altura comecei a me sentir azarado - porque os outros carros na loja eram novinhos por baixo ? O painel indicava 43 Km rodados.
5º - Os 150 km até minha garagem e a espera para apresentar a surpresa para o meu filho único (só daí a uns 50 dias) foram ótimos, mas a "Luzinha do motor", aquela que é um motorzinho e que significa ignição NUNCA APAGOU. Só notei um 3 a 4 litros por Km todo o trajeto, o que seria estranho 25 a 30 km/litro.
Sei lá - tento abstrair os detalhes, o carrinho parado ao lado do meu JAC3 é lindo, mas tenho que viajar a Niterói para ver a tal luzinha que diz que é importante.
A embreagem também me parece baixa, efeito já a uns 3 cm do piso.
Na entrega, na loja, capô aberto e a tampa de algo importante como o líquido de freio - estava só pousada, sem enroscar !
Isso só é bobagem pra brasileirinho-500-anos - isso é muito sério. Foi o que gerou a patética renúncia do fundador desse Fórum, aqui.
E me quedo com a sensação de que a compra de um carro novo devia ser menos traumática - em todos os aspectos.
Engraçado - ao chegar pro TestDrive perguntei pro vendedor 'convença-me de que não é melhor eu comprar pelo mesmo preço do QQ um Honda Fit 2008' (um melhor carro do mundo) - pois ele na tampa disse ' é mais fácil e garantido'.
Eu não devia ter acreditado naquela obviedade... Eu teria preferido a compra de um usado, do que lidar com as incertezas que se seguiram.
A CHERY
No dia 18/09/2012 às 10:40 hs liguei pro 0800 da própria CHERY. Reclamei do descaso com o nº FIPE que reverberava no preço do seguro e do que estava acontecendo na entrega do meu carro pago à vista à concessionária VIVA Rio.
O Protocolo foi nº 2012 918 1043, a atendente foi uma Cibele.
A resposta da Chery Brasil foi - NENHUMA, NUNCA, até hoje dia 10.10.2012 !
EMPLACAMENTO
Nunca compre isso : é só pensar que, se na hora da entrega você não quiser receber o produto, você estará envolvido até a alma com o governo via Detran, etc.
Última edição por Overdrive em Qui Out 11, 2012 2:20 pm, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : Regra 9 - Regras Gerais do Clube do Chery)