Eu acho que, no caso do Gol, tem uma política de Marketing MUITO forte da VW (pelo que me recordo é uma das poucas, para não falar a única, que chegou a colocar anúncios de caminhões na TV em horário nobre - eles investem forte nisso).
Para a grande maioria dos consumidores, o que vai ser levado em consideração na hora de comprar um carro é o preço e a beleza (geralmente nessa ordem). São poucos que vão comprar um carro pelo pacote de opcionais (como os da Chery), ou por uma boa política de pós venda, até pq, as grandes marcas são praticamente iguais nesse último quisito. Isso é básico para a marca se manter e a Chery tem muito que evoluir nisso ainda. Aqui no Rio temos apenas 1 OFICINA da Chery, o que dificulta o atendimento.
A JAC por exemplo seguiu o mesmo conceito das grandes em que cada css tem sua oficina (no rio são 6 css). Vamos ver se com esse crescimento da Chery no mercado Brasileiro eles aumentam a rede de oficinas.
Todo processo industrial é passível de falha.
Acho que a diferença possa estar no trato com o pós venda, porém esse tipo de problema acontece com todas as montadoras. A falta de preparo dos técnicos nas oficinas, do pessoal do atendimento e até dos vendedores aumentam ainda mais o descontentamento com a marca.
Concordo com o Mcprofessor38. Não existe taxa de falha igual a zero. Mesmo que a fábrica tenha um ótimo controle de qualidade, sempre passa alguma coisa. Outro ponto, muitas falhas acontecem com o passar do tempo, enquanto que o controle de qualidade das fábricas pegam as falhas imediatas. Eles não tem como prever uma falha que vai acontecer quando o carro chegar a 1000 Km.
Neste cenário, infelizmente alguns proprietários serão sorteados com carros que irão dar dor de cabeça.
Um abraço!