Senhores,
Estou criando este post para unir o máximo de pessoas interessadas em abrir um ação coletiva contra a Chery, referente aos problemas apresentados com a marca.
Devido o meu problema com a marca e meu carro... segue o post...
Senhores,
O meu problema se estende desde a compra do veículo a 4 meses.
Quando fui comprar o Cielo Sedan na Shangai Motors da Av. Santa Catarina, fui atendido pelo vendedor Gabriel, que no início pareceu muito boa pessoa e bem verdadeiro (todos vendedores são assim).
Tinha um Fox 2008, que teve sua melhor avaliação na troca de todas as concessionária onde passei.
Acabei fechando a compra, sendo informado que o carro estaria disponível em no máximo 15 dias corridos (doce ilusão)... sendo que marquei a data para contato em um calendário na frente do vendedor.
1,5 semanas após a compra, entrei em contato com o vendedor que me informou que seriam 15 dias úteis.
Blz, papo de vendedor, esperei mais alguns dias.
No prazo que completaria os 15 dias úteis, entrei novamente em contato com o vendedor que me informou que havia um problema no DETRAN de SP que não estava emplacando os carros.
No dia seguinte, fui ate a concessionária para ver se poderia ajudar em algo. Chagando lá, fui atendido pelo gerente da loja (Renato). O vendedor Gabriel havia saído de férias no mesmo dia e todas as informações que ele havia me passado estavam incorretas.
O Renato me explicou o caso e falou que oq estava dando problema era o MEU FOX, por ser de placa de outro estado e tinha uma multa. Mesmo assim achei estranho pq o meu Cielo já estava na concessionária e sem placa... mas enfim...
Essa novela se estendeu por mais uma semana ate que enfim efetuamos a troca de chaves.
Peguei o carro, fizemos os testes básicos de apresentação do veículo e fui direto para o posto colocar gasolina e a alavanca de abertura do tanque quebrou em minhas mãos... o plástico estava ressecado.
Voltei na concessionária e me mandaram ir ate uma outra que tinha a peça, no Morumbi.
Fui ate a Morumbi e fiz a troca da alavanca... na saída da concessionária, fui dar uma ré e no painel acusou uma mensagem de erro... o sensor de ré estava com defeito.
Marquei de levar o carro outro dia para ajustes...
1 semana depois, levei o carro ate a Morumbi novamente pra alguns ajustes... freio de mão desregulado, motor extremamente fraco, direção desalinhada, uma bolha na pintura na parte de trás do carro e o sensor de ré.
2 dias depois, fui buscar o carro e ajustaram a maioria dos erros, menos o do sensor, que precisaria ser trocado por completo e só teriam a peça depois de 10 dias (e ficaram de entrar em contato).
Além de não entrarem em contato, a luz do airbag começou a ficar acesa comecei a atentar sobre o consumo (6,5-7 km/L)...
Quinta passada (13/12/2012) levei o carro para a revisão dos 2,5 mil km... coloquei todos os problemas novamente para ajuste...
Fui informado por um funcionário de lá que o carro estaria pronto no mesmo dia... no final da tarde, entrei em contato com o mesmo funcionário (Bruno da Shanguai Motors da Av. Morumbi) e o mesmo falou para ir buscar o carro as 9:00 da sexta (14/12/2012).
Peguei um taxi da minha residência e fui buscar o veículo (em torno de R$40,00)...
Chegando La, me deparo com o meu carro todo desmontado e o funcionário Bruno, com a maior cara de pau do mundo me desmentiu falando que não tinha falado nada.
O seu supervisor (Renato) veio falar comigo tentando se explicar falando que não haviam achado o erro do airbag e do sensor de ré... que estavam revisando toda a parte elétrica fio por fio... nessa, já perdi 1 dia de serviço, pois trabalho longe de minha residência e dependo de fretado que passa às 6:00 ou meu carro.
Na sexta, fiquei ligando de 2 em 2 horas para o pessoal da Shangai pedindo posicionamento dos reparos.
No final da tarde, o Renato falou que não acharam o erro e que ficaria só para segunda (17/12/2012). Questionei sobre o consumo, que na verdade era o que mais me preocupava... e como sempre, não tinham nenhuma informação a respeito...
Final de semana sem carro, sem fazer mercado... mas enfim...
Segunda entrei em contato novamente e ai veio as respostas... não sabiam o que era o problema do sensor de ré e do consumo era o cambio... o carro veio de fábrica com um cambio não adaptado, de marcha longa que consumia mais... era passível de troca, mas eles “dizem” que fizeram o pedido para a Chery e que a resposta de se teriam como trocar seria enviada em 48 horas e só depois fariam o pedido da peça que demoraria no mínimo 1 mês para chegar...
Pedi para o Renato formalizar estas informações na OS ou por e-mail... e fui informado que seria apenas um “acordo de cavalheiros”... pois ele não é bobo e sabe que se for constatado que o carro tem um problema de fabricação e levar ate 1 mês para ajuste eu poderia entrar com ação pedindo outro carro ou meu dinheiro de volta.
Mesmo sem uma formalização do caso, o PROCON aceita provas gravadas e eu sempre gravo todas as minhas ligações.
Estou indo no PROCON para registrar meu processo e pedir o reembolso do meu dinheiro investido (em torno de 21 mil).
Caso alguém queira entrar com uma ação conjunta, estou a disposição...
Vi diversos post de pessoas dando “dicas” de diminuir o consumo do veículo!!!
Consumo excessivo do carro??? Controlar os RPMs ou esperar o carro ficar com uma quilometragem alta???
Não sejam ludibriados pelos funcionários da Chery... é certo que o seu carro veio com o mesmo problema que o meu...
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Segue e-mail de resposta do PROCON/SP referente ao meu problema...
Caro Leandro,
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8078/90), quando um produto apresenta vício de qualidade (defeito) na garantia, o fornecedor tem um prazo de até trinta dias corridos, contados a partir da data da reclamação ou da primeira ordem de serviço, para tentar regularizar o problema.
Decorridos os trinta dias, se não for possível regularizar o problema, deve ser observado o parágrafo 1º do artigo 18 do já mencionado Código de Defesa do Consumidor:
"Não sendo o vício sanado no prazo máximo de trinta dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha:
I - a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;
II - a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;
III - o abatimento proporcional no preço".
Caso o problema não venha a ser solucionado nesse prazo máximo, sugerimos que apresente cópia simples dos comprovantes relativos ao caso (nota fiscal de compra, ordem de serviço, termo de garantia, etc) em um dos nossos canais de atendimento, para melhor análise e providências cabíveis. Os endereços poderão ser verificados em nosso site, no link "Formas de Atendimento".
Os postos de atendimento pessoal (Poupatempo Sé, Santo Amaro e Itaquera) trabalham com sistema de agendamento de horário e distribuição de senhas. Se optar por um desses canais, antes de dirigir-se ao local é conveniente contatar o Poupatempo, através do telefone 0800 772 3633, a fim de informar-se sobre as condições para distribuição de senhas e agendamento de horário.
Atenciosamente,
Marcelle Soares
Atendimento Eletrônico