Fiz o reparo hoje.
A raiz do problema estava no encaixe da peça com o cano de exaustão do motor (figura abaixo):
Ano passado eu troquei o catalisador em garantia na concessionária Ayra Motor na Vila Guilherme (uma m*rda)...
Hoje descobrimos que o funcionário não deu torque suficiente nos parafusos de fixação, permitindo que a vibração do motor se propagasse por todo o sistema de escape, causando danos no flexível.
Ajustamos o torque dos parafusos e o barulho diminuiu, porém eu queria solucionar o problema em definitivo e decidi trocar o flexível danificado. Abaixo está uma imagem dele já cortado e fora do cano do escape:
Aqui está a foto da peça nova já soldada no escape:
Após a troca, fiz testes forçando a rotação do motor, andando em pista acidentada, etc e não tive mais problemas. O barulho se foi!
O custo ficou em R$ 190,00 (peça + mão de obra).
Fica a dica para quem tiver o mesmo problema!
Abs.