Ola, Cecilio.
Bem vindo ao clube.
1. O Tiggo possui tecnologia "by wire" onde o acelerador é eletrônico e tem sensores tanto no pedal de freio como da embreagem para estabelecer o que está acontecendo (troca de marchas, redução, frenagem, etc) e aplicar a melhor "programação" no motor possibilitando melhor eficiência e economia de combustível.
Caso esses sensores estejam mal ajustados, os solavancos acontecem.
Pode-se regular melhor os sensores de freio e embreagem para que minimize este efeito, mas em uma troca mais rápida ainda pode acontecer.
Quanto a dureza do pedal da embreagem, o Tiggo possui embreagem hidráulica (sem cabos), com "peso" equivalente a embreagem mecânica de carros 1.0. Temos então :
A- O fluido hidráulico está baixo. Verifique as condições no reservatório que fica no compartimento do motor preso a parede corta-fogo bem na direção do pedal. Como o veículo possui mais de 2 anos é recomendado a troca do fluído por perda de eficiência e contaminação.
B- Por ser hidráulico possui dois "burrinhos"; o do pedal e o da embreagem. Verifique se não há danos em nenhum deles ou na mangueira de interligação.
C- Danos nas molas do conjunto de embreagem, resolve-se só com a troca do conjunto.
2. Ar condicionado.
Primeiro verifique se a pressão do gás está correta. Em qualquer oficina de ar condicionado é possível fazer a verificação. Após alguns anos o gás se perde ou fica com sua capacidade alterada causando aquecimento no lugar de resfriamento.
O Tiggo tem um problema (tal como o C3 e outros veiculos de outras marcas) referente ao ponto de captação de entrada do ar condicionado e sua caixa de troca de calor. Ele fica posicionado bem a frente do vidro dianteiro, no lado direito.
Outro problema é a baixa eficiência do revestimento térmico da parede corta-fogo e do túnel central (possivelmente para o público chines que vive em regiões mais frias isso venha ser um ponto bom).
Quando não há fluxo de ar suficiente para eliminar o ar quente do motor (em congestionamentos ou baixa velocidade), este "transborda" pelo capô (ou aquece a caixa de ar e o túnel central) e passa a aquecer mesmo com o ar regulado "só frio", principalmente se optar por ar pelo pé e pelo desembaçador do vidro onde a entrada de ar EXTERNO fica aberta independente do re-circulador estar ativado (dizem que é um sistema de segurança para evitar a falta de oxigênio na cabine).
Descobri que o melhor ajuste para situações como essa é regulando a saída pelo painel E pelo pé; tudo regulado para frio; minimizando o desconforto do aquecimento.
Boa sorte.